<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Código de Ética da Enfermagem

O código de ética do Profissional de Enfermagem é um conjunto de normas éticas, que é formado por artigos, e visa aprimorar o compo...




Enfermagem

O código de ética do Profissional de Enfermagem é um conjunto de normas éticas, que é formado por artigos, e visa aprimorar o comportamento ético do profissional, ele esta organizado por assuntos e inclui alguns princípios tais como: direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética. O código de ética surgiu pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948 e em 1949 foi adotado pela convenção de Genebra da Cruz Vermelha e passou por muitas outras conferencias sofreu uma reformulação em Tóquio em 1975 e no Brasil uma resolução em 1976 do CNS. Em 1996 o código foi reformulado pelo Ministério da saúde. E atualmente vigora o código reformulado que entrou a partir de 2007. Essa trajetória de reformulação foi coordenada pelo Conselho Federal de Enfermagem o (COFEN), com a participação dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN). O código de ética leva em consideração tanto as necessidades quanto os direitos de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização...

O Código de Ética do enfermeiro foi desenvolvido como um guia para a realização das responsabilidades de enfermagem de uma forma consistente com a qualidade da assistência de enfermagem e os deveres ontológicos da profissão. Não é negociável, em qualquer configuração nem é objeto de revisão ou alteração exceto por processo formal do COFEN. Os profissionais de enfermagem em todo o mundo devem seguir rigorosamente o código de ética da enfermagem. O código de ética, ajuda os enfermeiros nas práticas de enfermagem e também a lidar com todos os desafios éticos que surgem no decorrer do exercer da sua profissão nas comunidades, famílias, indivíduos e outros sistemas de saúde pública.
Qualquer profissional na área de enfermagem que desobedecer ao código de ética pode levantar desconfianças para com ele e com toda a sua equipe. O profissional de enfermagem deve estar apto a realizar o seu trabalho de maneira clara e eficiente, para que mesmo o paciente com problemas mais graves ele possa ter tranqüilidade para o procedimento ser realizado, não agravando ainda mais o quadro de saúde do mesmo.
Um profissional da área de enfermagem despreparado pode por sua vez, provocar angústia e argumentação entre os membros do respectivo centro de saúde e tem efeitos negativos sobre o seu funcionamento. Mesmo uma única desobediência de qualquer membro pode deixar uma mancha em todos os seus colegas de trabalho.
Conclusão O código de ética em enfermagem significa não só um empenho mais também um compromisso com a dedicação das pessoas envolvidas nesta missão de misericórdia. As pessoas com deficiência, os idosos, os jovens e os fracos ficam à mercê de profissionais envolvidos nas artes de cura e os enfermeiros são fundamentais para recuperação e reabilitação dessas pessoas mais necessitadas.
Esta é realmente uma grande honra, e os enfermeiros devem respeitar a confiança e a crença impostas sobre eles pelo público e não medir esforços fazendo o seu melhor para os pacientes.

Objetivo do Código de Ética

O código de ética da enfermagem fornece orientação para a responsabilidade do profissional em: relacionamentos, comportamentos e o mais importante, a tomada de decisões. O Código de Ética deve ser utilizado em combinação com as normas existentes, regulamentos e leis.
O código de ética na enfermagem são normas a serem cumpridas pelos os profissionais de enfermagem, tendo a essência e a preocupação com o cuidar, da enfermagem e tendo o empenho em melhorar a qualidade em prestar assistência.
O código de ética da enfermagem serve para indicar os comportamentos mais adequados e os que devem ser evitados, para que a categoria profissional não seja socialmente comprometida com negligencias.

Há um propósito por trás do Código de Ética

  • Todos os profissionais de enfermagem devem manter o sigilo profissional.
  • Todos os profissionais de enfermagem devem respeitar o código de ética.
  • O bem-estar e segurança devem ser sempre prioridade. Os enfermeiros devem se empenhar para fazer sempre o melhor, estabelecendo uma relação de confiança e segurança.
O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação, e reabilitação da saúde. Participa de ações que visem as necessidades de saúde da população e dos princípios políticos que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde.
Enfermagem é um reflexo da ética herança orgulhosa, um guia para os enfermeiros, agora e no futuro. Reúne normas e princípios, direitos e deveres, pertinentes a consulta, e deve ser assumido por todos. Leva em consideração a necessidade e o direito de assistência de enfermagem a população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na clientela e pressupõe que os agentes de trabalho da enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência de qualidade sem riscos e acessível a toda a população.

Obs: conteúdo retirado no site Ebah  



 
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Código de Ética da Enfermagem
Código de Ética da Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEqxXhxmny1JgRBu4tIx5sIIwBiT7BVEaLjxxE16QRAWs_JGWQPHkfki0l4JVSUqrjmvcnE-tZ1dpopEb72l5o0e7lr1vkOXDiCsIOKJFJt1RETpogmz45mCzLq5h33wkbX6Qmn0yKnnal/s1600/codigo-etica-enfermagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEqxXhxmny1JgRBu4tIx5sIIwBiT7BVEaLjxxE16QRAWs_JGWQPHkfki0l4JVSUqrjmvcnE-tZ1dpopEb72l5o0e7lr1vkOXDiCsIOKJFJt1RETpogmz45mCzLq5h33wkbX6Qmn0yKnnal/s72-c/codigo-etica-enfermagem.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/codigo-de-etica-da-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/codigo-de-etica-da-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar