<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Limpeza hospitalar

A disseminação de vírus, de microbactérias e de diversos fungos se dá através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limp...





A disseminação de vírus, de microbactérias e de diversos fungos se dá através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção com um desinfetante são eficazes e reduz a infecção cruzada, veiculada pelo ambiente. A limpeza hospitalar é uma das medidas eficazes de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. 

Para melhorar a eficiência da água na remoção da sujeira adicionam-se a ela substâncias, como o sabão ou detergente, de tal modo que ela se espalhe, promovendo o contato mais íntimo com a superfície a ser limpa.


As paredes, janelas, portas e tetos têm pouca relação com a transmissão de infecção hospitalar. A limpeza de rotina é necessária, mas não exige uma freqüência tão grande como o piso, o mobiliário e os equipamentos. Deve ser estabelecida uma rotina de limpeza periódica, de acordo com a área hospitalar em que se encontram e sempre que houver sujidade visível.

A principal finalidade do Serviço de Higienização e Limpeza é preparar o ambiente, manter a ordem, proporcionando maior segurança favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços, além de proporcionar um ambiente limpo e agradável.


Tipos de Limpeza Hospitalar:


Limpeza Concorrente: é realizada diariamente, ou quando necessário, em todas as unidades, inclusive na presença de pacientes.

Limpeza Terminal: é realizada após alta, óbito ou transferência do paciente. Tem por finalidade a redução da contaminação do ambiente, bem como a preparação segura e adequada para receber um novo paciente.

Desinfecção Concorrente: é realizada após contaminação com material orgânico (fezes, urina, vomito, sangue, secreções).

Desinfecção Terminal: é realizada após limpeza terminal quando da alta, óbito ou transferência do paciente.

Vamos abordar aqui, a Limpeza Concorrente!


Material:

- Compressas.
- Sabão líquido.
- Luvas de procedimento.
- Bacia com água.

Descrição da Técnica:

  • Iniciar a limpeza após a arrumação da cama.
  • Orientar o cliente e/ou o acompanhante o que será realizado.
  • Colocar água limpa na bacia, acrescentando o sabão líquido em pouca quantidade.
  • Calçar as luvas de procedimento.
  • Umedecer a compressa, iniciando a limpeza dos mobiliários (mesa de cabeceira, mesa de refeição e cabeceira, grades e pés do leito).
  • Iniciar sempre da área mais limpa para a mais suja.
  • Utilizar movimento único e amplo, em um só sentido, para a limpeza de todas as superfícies.
  • Do mais distante para o mais próximo.
  • Do fundo para a porta.
  • Se ficar resíduos do sabão, remover com outra compressa úmida.
  • Evitar molhar o chão.
Em algumas situações, pode-se substituir a água e o sabão pelo álcool a 70%, facilitando e agilizando a higiene.
A limpeza concorrente deve ser feita também no posto de enfermagem e expurgo para manter o ambiente de trabalho limpo e agradável, evitando a proliferação dos germes e bactérias.



 
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Limpeza hospitalar
Limpeza hospitalar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihVDTKG34_2_-D6yndx_UNN4tehX-7MzsGHEj02cmRv84clX0_VS1IVlt8D86eQey2Qt2i52lZB7uTqALoLw_yAAihvbCccgfjtWLFNryI8F8TgW_CEudV09PrqTYibmfmPzg7q-0ABq6M/s1600/limpeza-hospitalar.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihVDTKG34_2_-D6yndx_UNN4tehX-7MzsGHEj02cmRv84clX0_VS1IVlt8D86eQey2Qt2i52lZB7uTqALoLw_yAAihvbCccgfjtWLFNryI8F8TgW_CEudV09PrqTYibmfmPzg7q-0ABq6M/s72-c/limpeza-hospitalar.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/09/limpeza-hospitalar.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/09/limpeza-hospitalar.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar