<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Histerectomia e os cuidados de Enfermagem

A histerectomia consiste na retirada cirúrgica do útero , podendo ser realizada em nível vaginal ou abdominal ( subtotal , total e t...

Histerectomia vaginal

A histerectomia consiste na retirada cirúrgica do útero, podendo ser realizada em nível vaginal ou abdominal (subtotal, total e total com salpingooforectomia bilateral). Quando se trata de uma histerectomia subtotal o corpo do útero é removido, porém o coto cervical permanece. Esse procedimento é indicado em vários casos de patologias uterinas, dentre elas citam-se os miomas do útero, ou seja, tumores comuns, benignos (não cancerígenos) que crescem no músculo do mesmo.

A maioria dos miomas não cria problemas, diminuindo depois da menopausa, porém, outros podem levar a grandes perdas de sangue e dor, devido os mesmos originarem uma pressão sobre os órgãos adjacentes, sendo estas as manifestações clínicas que levam ao diagnóstico. Tal tumor desenvolve-se em mulheres na faixa etária dos 25 aos 50 anos de idade, tendo como método principal de detecção a ultrasonografia dentre outros exames, pois esta identifica o tamanho e a localização do mesmo, o que cursa geralmente para o tratamento cirúrgico, quando a terapêutica medicamentosa não é efetiva. Várias complicações podem ocorrer neste tipo de cirurgia dentre elas a infecção incisional/pélvica, hemorragia, lesão do trato urinário, obstrução intestinal, e tromboflebite. Tendo as clientes a necessidade de se submeterem a tal procedimento percebe-se uma mudança no modo de agir destas, no qual perdem o controle sobre o seu estado de saúde perpetuando ao máximo as recomendações médicas, por acharem que sua vida está sendo ameaçada, ou seja, o medo de morrer.

O bem-estar do paciente deve constituir o principal objetivo dos profissionais que assistem o paciente cirúrgico, pois, no período pré-operatório, estes podem apresentar um alto nível de estresse, bem como desenvolver sentimentos que podem atuar negativamente em seu estado emocional, tornando-os vulneráveis e dependentes. Observa-se que, muitas vezes, o estado de estresse independe do grau de complexidade da cirurgia, assim como tem relação com a desinformação no que diz respeito aos procedimentos da cirurgia, à anestesia e aos cuidados a serem realizados.

Na atenção ao paciente pré-cirúrgico, a equipe de enfermagem é responsável pelo seu preparo, estabelecendo e desenvolvendo diversas ações de cuidados de enfermagem, de acordo com a especificidade da cirurgia. Esses cuidados, por sua vez, são executados de acordo com conhecimentos especializados, para atender às necessidades advindas do tratamento cirúrgico. Estes cuidados incluem, ainda, orientação, preparo físico e emocional, avaliação e encaminhamento ao centro cirúrgico com a finalidade de diminuir o risco cirúrgico, promover a recuperação e evitar complicações no pós-operatório, uma vez que estas geralmente estão associadas a um preparo pré-operatório inadequado.
O preparo realizado na fase pré-operatória, para a maioria dos pacientes submetidos a cirurgias eletivas, inicia-se na ocasião da admissão, pois a internação acontece no período pré-operatório imediato, ou seja, poucas horas antes do procedimento. Como este período é curto, existe a necessidade de rever a efetividade dos cuidados realizados no período pré-operatório e avaliar sua forma de execução, de modo a verificar se estes cuidados são realizados de maneira adequada ou de forma mecânica e rotineira, distanciada do cuidado direto e integral que deve ser prestado.

Assistência de enfermagem no Pré-operatório Mediato

1.    Realizar o processo de Enfermagem
2.    (avaliar estado nutricional, hídrico, estado respiratório, cardiovascular, funções hepáticas e renal, endócrinas, função imune, uso prévio de medicações, fatores psicossociais, crenças espirituais e culturais)
- Apoio psicológico
1.    Controle dos sinais vitais
2.    Observar anormalidades; febre, dispnéia, hipertensão, hipotensão e etc.
3.    Preparação e auxilio para exames radiológicos e/ou laboratoriais.
4.    Controle de peso e eliminação urinárias,
5.    Orientação sobre higiene,
6.    Orientação sobre a alimentação,
7.    Orientações sobre exercícios respiratórios

Assistência de Enfermagem no Pré-operatório Imediato

  • Preparo da Pele
  • Preparo intestinal
  • Cuidados com a higiene corporal
  • Orientações sobre o jejum
  • Medicações pré-anestésicas

Assistência de Enfermagem momentos antes da cirurgia

  • Higiene corporal
  • Tricotomia
  • Cortar unhas e retirar esmaltes
  • Vestir roupas limpas
  • Retirada de prótese dentaria
  • Pentear os cabelos protegendo com touca
  • Retirar jóias e adornos e entregar a família protocolado
  • Esvaziamento vesical
  • Verificar se o prontuário esta completo
  • Verificar se todos os cuidados foram prestados e registrados
  • Transportar o paciente ao CC
  • Checar se todos os cuidados prescritos foram prestados

Assistência de Enfermagem Pós-operatório

O período se estende-se desde do momento em que o paciente deixa a sala de cirurgia até a ultima visita de acompanhamento com o cirurgião. Tendo após as fases do cuidados pós-anestésicos sendo a:

1.    A fase I da RPA: usada durante a fase de recuperação imediata.

2.   A fase II: é reservada para os pacientes que precisam de observação menos freqüentes e menos cuidados de enfermagem

Tratamento de enfermagem na RPA

1.    Avaliando o Paciente,
2.    Mantendo Via Aérea Permeável,
3.    Mantendo a Estabilidade Cardiovascular
4.    Aliviando a Dor e Ansiedade
5.    Controlando Náuseas e Vômito
6.    Determinado a Aptidão para alta da RPA

Recebendo o paciente na unidade clinica

  .    Reavaliar o processo de enfermagem,
2.    Traçar novos diagnósticos de enfermagem
3.    Planejamentos e Metas e Prescrições de Enfermagem
Prevenindo as complicações respiratórias, Aliviando a Dor, Analgésicos opiacios e analgésica controlada pelo paciente (de acordo com a prescrição), Promovendo o debito cardíaco, Encorajar a atividade, Promover a cura da ferida, Trocando o curativo, mantendo a temperatura corporal normal, tratamento a função gastrintestinal e retomando a nutrição, promovendo a função intestinal, controlando a micção, mantendo um ambiente seguro e fornecendo apoio emocional ao paciente e a família.

Complicações no Pós-operatório

1.    Pós- operatório Imediato (POI), 24 h posterior à cirurgia,
2.    Pós-operatório Mediato (PO), após 24 h e até 07 dias,
3.    Pós-operatório Tardio, após 07 dias de recebimento da alta.
Atenção: O enfermeiro (a) realizar :

Leitura do Prontuário
1.    Anestesia
2.    Sinais vitais
3.    Curativos
4.    Drenos
5.    Registros de Enfermagem

PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

- Transportar o paciente e mantê-lo em decúbito dorsal;
- Verificar os sinais vitais de duas em duas horas;
- Obervação constante;
- Antenção a hemorragias;
- Apoio emocional ao paciente;
- Observar nível de consciência;
- Aquecer o paciente, de acordo com suas necessidades;
- Instalar balanço hídrico;

PÓS-OPERATÓRIO TARDIO

- Controlar e anotar parâmetros vitais de acordo com a evolução clínica do apciente e/ou prescrição médica;
- Controle da hidratação venosa;
- Mudança de decúbito;
- Prestar higiene;
- Trocar o curativo de 12 em 12 horas (de acordo com a prescrição do enfermeiro);
- Ficar atento ao aparecimento de alterações como: 
Dor; Alterações da temperatura; Náuseas e vômitos, Sede; Soluções; Choque, Alterações urinárias;

Aconselha o paciente a retornar ao hospital em caso de:

Febre persístente; Vômitos incessantes; Dor forte no abdome que não passe com a medicação prescrita pelo médico; Secreção fétida na ferida da operação ou vermelhidão, calor ou sangramento.



 



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Histerectomia e os cuidados de Enfermagem
Histerectomia e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip_JeepDV5BCj_6W6Yzgj-L4hGh94YKoSEbty2CjPX6UlauSVYAlR6N8mfnsh-3guFn4qSp-eYqLw-P9kz_BgO04tjwxieYUL2S-rDM5PSa3_LvQ7d93NImBYWs_yIp4WHVs5Gf9ywgb3Y/s1600/histerectomia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip_JeepDV5BCj_6W6Yzgj-L4hGh94YKoSEbty2CjPX6UlauSVYAlR6N8mfnsh-3guFn4qSp-eYqLw-P9kz_BgO04tjwxieYUL2S-rDM5PSa3_LvQ7d93NImBYWs_yIp4WHVs5Gf9ywgb3Y/s72-c/histerectomia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/11/histerectomia-e-os-cuidados-de_8.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/11/histerectomia-e-os-cuidados-de_8.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar