Faça como Milhares de Outras Pessoas, Cadastre-se e Receba Atualizações Diretamente em seu e-mail!

Assistência de Enfermagem em situações de Hipotermia



A Hipotermia aparece quando a temperatura do corpo baixa a valores inferiores a 35ºC. Esta situação sobrevém quando a temperatura ambiente é muito baixa, principalmente se o frio é seguido por chuva, umidade ou neve, ou por imersão em mares, lagos ou rios. A falta de preparação física, a fadiga, a fome e a desidratação somam o risco de hipotermia. A temperatura central do corpo humano deve manter-se entre 36,5ºC e 37,5ºC. Inferior a esse limite, começam a aparecer esses sintomas, desde o frio intenso, levando ao óbito.

Sinais e Sintomas:
  • A pele da vítima se encontra fria, pálida e seca;
  • A temperatura corporal está baixa – 35ºC ou menos; as terminações nervosas detectam a baixa temperatura, prontamente o organismo começa a realizar a vaso constrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos, principalmente da pele, com o objetivo de diminuir a perda do calor e estabilizar a temperatura interna. Devido a este fator a pele fica fria.
  • Diminuição da lucidez e alterações do comportamento;
  • O pulso e a ventilação estão abaixo do normal;

Os sintomas dos três tipos de Hipotermia:
Leve (33 a 35ºC); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo dão tonalidade cinzenta ou discretamente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental. 

Moderada (3 a 30ºC); Os tremores desaparecem, a pessoa fica muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros. 

Grave (menos de 30ºC); A pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqüência cardíaca reduz, quase imperceptível. Se o paciente não for tratado, a morte é fatal.

A hipotermia pode ser considerada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.

Aguda: é a mais perigosa, brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo, quando a pessoa cai em um lago gelado.

Subaguda: acontece em escala de horas, usualmente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo. 

Crônica é comumente causada por uma patologia.

Tratamento
Ao detectar um quadro de hipotermia são necessários alguns procedimentos para restabelecer a temperatura corporal, como:
  • Massagens vigorosas no corpo
  • Ingestão de bebidas quentes
  • Se a vítima estiver com roupas úmidas, retire-as imediatamente, pois a água da roupa retira calor do corpo
  • Deitar encostado à vítima, uma vez que a transmissão de calor vinda de outro corpo ajuda a aquecer e melhorar de forma rápida a temperatura corporal da vítima.
  • Jamais dê bebidas alcoólicas, pois elas dão uma sensação instantânea de aquecimento, porém, reduzem a temperatura do corpo.
  • Em casos mais graves, serviços médicos devem ser acionados, para adotar procedimentos mais específicos como infusão de soros aquecidos, aquecimento do tecido sanguíneo através da circulação extracorpórea entre outros procedimentos.


 
Enfermagem a profissão do cuidar