<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Segurança do paciente em 10 ações

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, centenas de milhares de pacientes sofrem danos ou morrem devido à falta d...



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, centenas de milhares de pacientes sofrem danos ou morrem devido à falta de segurança em procedimentos médicos ou hospitalares. Como resultado, esses pacientes ficam com sequelas temporárias ou definitivas. A OMS aponta ainda que a segurança dos pacientes é um princípio fundamental dos cuidados de saúde, pois cada etapa do processo de prestação de cuidados possui certo grau de insegurança inerente. A partir disso, surgem diversos questionamentos sobre medidas que devem ser tomadas a fim de reduzir ao máximo possível os riscos enfrentados por quem precisa de cuidados médicos e hospitalares.
A edição 14 da Revista do COREN-SP trouxe uma matéria muito importante a todos profissionais da Enfermagem, e por isso estamos reproduzindo para que profissionais de todos os estados possam se atentar nestas 10 ações para manter a segurança dos pacientes.
Pequenas ações podem ser inseridas na rotina do trabalho da enfermagem dentro das unidades hospitalares e no atendimento domiciliar com o claro propósito de levar mais segurança ao paciente.
Identificação do paciente
Erros de identificação podem causar sérias consequências, como equívocos de medicação e procedimentos. Essas situações têm sido evitadas por meio de pulseiras e etiquetas.
Higienização das mãos
Fundamental para prevenir infecções. Deve ser realizada antes e após o contato com o paciente, procedimentos assépticos e após contato com material biológico.
Conexões corretas
A infusão de soluções em vias erradas pode causar até a morte do paciente. Para evitar esse risco, é fundamental ter domínio sobre a função de cada instrumento e higienização dos mesmos.
Cirurgia Segura
As listas de verificação (check-lists) asseguram a identificação do paciente, local e tipo de cirurgia, conferencia dos materiais e de todos aspectos que envolvem o procedimento.
Administração segura de sangue e hemoderivados
É importante confirmar a identificação do receptor, aquecer os componentes em equipamentos e temperatura apropriados, avaliar os sinais vitais, entre outras normas dos protocolos da instituição.
Envolvimento
O paciente deve ser estimulado a contribuir para a qualidade dos cuidados, fornecendo informações a respeito de si e interagindo com os profissionais, tornando-se um agente na busca de sua segurança.
Comunicação efetiva
A comunicação é um processo essencial para o entendimento das pessoas, por isso, transmita informações em ambiente tranquilo e esclareça dúvidas dos outros profissionais.
Prevenção de queda
A avaliação dos riscos de queda permita a sua prevenção. Para isso, identifique com pulseira de alerta os pacientes que apresentam risco e oriente-os sobre suas condutas e formas de evitar acidentes.
Prevenção de úlcera por pressão
A avaliação dos riscos que cada paciente apresenta pode orientar estratégias de prevenção, como proteger da umidade e ressecamento e utilizar dispositivos de elevação e rolamento para transporte.
Segurança na utilização da tecnologia

Para utilizar a tecnologia de maneira apropriada, é fundamental consultar o manual do fabricante do equipamento, simular o seu funcionamento e verificar as condições de manutenção. 
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Segurança do paciente em 10 ações
Segurança do paciente em 10 ações
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdhIf1bnBmZAc4rAmIl3swvljp2R3HWSlMg_HY4m-Krjr_oERlq9s0zDKaEdxXvgJmSVqfGq7bJwW63phcDDEmQ7mYcfcelsmPhLpzd92gAOu0XIYZDH3rwQJruCsttnoJVtX8do2XOjKs/s400/pulseira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdhIf1bnBmZAc4rAmIl3swvljp2R3HWSlMg_HY4m-Krjr_oERlq9s0zDKaEdxXvgJmSVqfGq7bJwW63phcDDEmQ7mYcfcelsmPhLpzd92gAOu0XIYZDH3rwQJruCsttnoJVtX8do2XOjKs/s72-c/pulseira.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/05/seguranca-do-paciente.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/05/seguranca-do-paciente.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar