<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cirurgia de obesidade e os cuidados de Enfermagem

A obesidade é uma doença complexa, que é caracterizada pelo acúmulo de gordura no organismo. Está diretamente relacionada ao surgiment...


A obesidade é uma doença complexa, que é caracterizada pelo acúmulo de gordura no organismo. Está diretamente relacionada ao surgimento de doenças crônicas, tais como:

- Diabetes tipo II;
- Hipertensão arterial;
- Dislipidemias;
- Coronariopatias;
- Doenças articulares;
- Cálculos biliares;
- Apneia do sono;
- Tipos de câncer.


A obesidade tem afetado todas as faixas etárias e os grupos socioeconômicos, nos países desenvolvidos e nos que estão em desenvolvimento. Traz consequências sociais, psicológicas e de proporções epidêmicas. Atualmente, a cirurgia bariátrica tem sido o principal tratamento para a redução de peso e a melhora das comorbidades relacionadas a obesidade.


Existem três formas básicas de tratamento cirúrgico:
1 - Técnica restritiva
2 - Técnicas disabsortiva
3 - Técnicas mista

1) Técnicas restritivas: limitam o volume de alimento sólido que o paciente ingere nas refeições. O resultado depende da colaboração do paciente, pois alimentos líquidos podem ser ingeridos quase no mesmo volume que eram antes da operação e se forem muito calóricos irão atrapalhar ou até impedir a perda de peso.

As principais técnicas restritivas são:


Balão intragástrico: Feito de silicone, preenchido por uma solução liquida, após ser colocado através de endoscopia no interior do estômago, pode permanecer lá por um período de 4 a 6 meses, causando sensação de saciedade mais precoce, devendo ser retirado após esse período.



Banda gástrica ajustável por laparoscopia:  é uma prótese de silicone que tem um balão insuflável, por dentro, parecido com um manguito do aparelho de medir pressão arterial.

2) Técnicas disabsortivas: Permitem ao paciente comer, no entanto atrapalham a absorção dos nutrientes e com isto levam o obeso ao emagrecimento. São em geral muito bem sucedidas quanto ao emagrecimento que pode chegar a 40% do peso original, no entanto tem necessidade de controle mais rígido quanto a distúrbios nutricionais, de elementos minerais e vitaminas.

Dentre as várias técnicas propostas, três são as mais conhecidas e, o mais importante, reconhecidas:

Cirurgia de Payne que é um desvio intestinal grande sem se mexer no estômago (Esta é uma cirurgia de exceção, pois pode levar a distúrbios nutricionais muito acentuados e é somente utilizada através de critérios rigorosos).

Outra cirurgia disabsortiva chama-se derivação biliopancreática ou cirurgia de Scopinaro.
Esta cirurgia consiste em retirar a metade do estômago, desta forma fazendo com que o paciente possa comer um volume menor, porém satisfatório. É uma cirurgia que apresenta bons resultados e uma perda de 40% do peso total.


 
 A terceira técnica chama-se Derivação Bilipancreática com Duodenal Switch ou cirurga de Hess na qual é realizada uma ressecção longitudinal do estômago (preservada a anatomia básica do estômago e sua fisiologia no esvaziamento do alimento do estômago).

O componente disabsortivo (desvio intestinal) do duodenal switch faz com que o alimento venha por um caminho enquanto os sucos digestivos (bile e suco pancreático) venham por outro. Eles se encontram apenas a 100 cm de acabar o intestino delgado. Isto inibe a absorção de calorias e nutrientes levando a um emagrecimento importante.

Principais vantagens:

- Estômago diminuído sem a presença de bandas ou anéis;
- Cirurgia pode ser totalmente revertida (com exceção da faixa de estômago que foi retirada);
- Não é retirada nada do seu intestino como é proposto em outras técnicas;
- Nutrientes são absorvidos na pequena faixa de duodeno preservada;
- O volume de alimento que vai poder ingerir em alguns meses de pós-operatório vai ser praticamente normal e finalmente;
- A perda de peso é consistente e duradoura.

 
 
Técnicas mistas: Associam um pouco de restrição a ingesta do bolo alimentar com um pouco de disabsorção, ou seja, um desvio intestinal menor. Atualmente a técnica mais utilizada chama-se by-pass gástrico com anel ou cirurgia de Fobi-Capella (consiste em uma redução do estômago através de grampeamento).

O estômago é dividido em duas partes: uma menor (30ml) que será por onde o alimento irá transitar e outra maior que ficará isolada.

Este pequeno estômago é então ligado ao intestino para que o alimento possa seguir seu curso natural.

Todas as secreções do estômago separado serão levadas a uma nova costura do intestino feita adiante do intestino que é costurado no estômago.



Outra técnica mista é o bypass gástrico sem banda ou cirurgia de Wittgrove, é muito semelhante à técnica de Fobi-Capella. A diferença básica é que ao invés de colocar um anel ao redor do "pequeno estômago”, o cirurgião faz uma costura apertada entre este último e o intestino.


CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA:

- Reforçar as orientações nutricionais;
- Estimular a adesão e a obediência às recomendações dietéticas;
- Orientar a ingerir lentamente os alimentos, mastigá-los por completo e não ingerir líquido com as refeições.

Pós-operatório imediato e tardio
- Avaliar débito urinário no sistema de drenagem fechada ou o desejo do paciente e a distensão vesical;
- Auscultar o abdome para determinar a presença e a localização dos ruídos hidroaéreos;
- Monitorizar presença de íleo paralítico (os ruídos hidroaéreos deverão retornar em média de 6 a 12 h após a cirurgia), flatulência, distensão abdominal;
- Orientar o paciente a comunicar desconforto em região supra púbica;
- Registrar a coloração, o odor, a consistência, a quantidade e a frequência das evacuações;
- Verificar presença, aspecto, características e frequência de eliminações intestinais;
- Observar e anotar eliminações e outras perdas como: diurese, vômitos, débitos de drenos, ingestão hídrica;
- Medir diariamente o débito do dreno de sucção;
- Comunicar à equipe médica para tomar as condutas necessárias, como a necessidade de sondagem vesical de alívio.

Pós-operatório imediato
- Estimular a deambulação logo que possível;
- Estimular a movimentação passiva dos pés, para aumentar o retorno venoso e prevenir a formação de coágulos nos membros inferiores ou pelve que podem suceder à cirurgia da obesidade;
- Orientar o paciente que, durante o período pós-operatório, a deambulação precoce e o posicionamento correto do paciente no leito são muito importantes na prevenção de complicações pulmonares e de trombose venosa profunda;
- Atentar para sinais de hipotensão ortostática (diminuição da pressão arterial, fraqueza, tontura e desmaio) quando o paciente levantar.

Pós-operatório tardio
- Reforçar que a atividade física é muito importante para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pois a perda de peso será mais rápida;
- Orientar o paciente que evite esforços físicos excessivos nos primeiros 90 dias.
Caminhadas leves, de curta distância (pela manhã, próximo ao almoço e à tarde), poderão ser feitas conforme a resistência, progredindo lentamente, aumentando 01 minuto por dia.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Cirurgia de obesidade e os cuidados de Enfermagem
Cirurgia de obesidade e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOqZItQY9EY2IIFSJ_qK3GY2pojRJUKKYpEItuAOrJpTdbnmXAR6FXbZrA9Od4l8fifU_z5T2DJ6fXzSbqJZiBCrLhLXVa7_NiAhGPnMY_QjYReTK7zpCn4Lu_LFfRkpfhXH7GrJKdcG4b/s1600/Obesidade-morbida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOqZItQY9EY2IIFSJ_qK3GY2pojRJUKKYpEItuAOrJpTdbnmXAR6FXbZrA9Od4l8fifU_z5T2DJ6fXzSbqJZiBCrLhLXVa7_NiAhGPnMY_QjYReTK7zpCn4Lu_LFfRkpfhXH7GrJKdcG4b/s72-c/Obesidade-morbida.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/08/cirurgia-de-obesidade-e-os-cuidados-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/08/cirurgia-de-obesidade-e-os-cuidados-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar