<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Gestação e Trombofilia - uso de Enoxaparina

Infelizmente, para muitas mulheres o período de gestação pode se tornar um momento bastante conturbado . Isso porque algumas mulheres te...


Infelizmente, para muitas mulheres o período de gestação pode se tornar um momento bastante conturbado. Isso porque algumas mulheres tem propensão a desenvolver algumas complicações de saúde, como por exemplo, a trombofilia.

Trombofilia refere-se a um grupo de condições onde o sangue coagula mais facilmente do que o normal. Isso pode levar à formação de coágulos sanguíneos (chamados tromboses) formado dentro dos vasos sanguíneos. Estes coágulos podem causar problemas como a trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar.

A trombose é uma doença que atinge mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil, causando uma série de problemas de saúde, como o inchaço e dores nas partes do corpo atingidas. 

No período de gravidez, os riscos causados pela trombofilia são grandes: a doença atinge os vasos sanguíneos que levam sangue e nutrientes até a placenta, prejudicando a alimentação e o desenvolvimento do feto, podendo ocasionar pré-eclâmpsia, eclampsia, deslocamento precoce da placenta, parto prematuro, aborto e colocar em risco a saúde da gestante. 

Porém, a boa notícia é que trombofilia é tratável e, muitas das gestantes que sofrem com este problema recorrem ao medicamento (Enoxaparina – heparina de baixo peso molecular) para minimizar os efeitos da doença sobre o desenvolvimento do bebê.

Com a gravidez, há aumento na pressão exercida sobre as veias da pélvis e das pernas, e isso só se torna um problema quando a mulher possui suscetibilidade genética para a coagulação sanguínea. 

Na consulta ao médico, apenas sob determinadas circunstancias é que o profissional irá indicar exames para o rastreio da trombofilia. Algumas das indicações são:

- Episódios anteriores de trombose;
- Morte do feto depois da 10ª semana de gravidez;
- 2 ou mais abortos espontâneos ("sem explicação") consecutivos, de fetos normais, como menos de 10 semanas de gestação;
- 1 ou mais nascimentos prematuros (menos de 34 semanas) de fetos normais;
- Pré-eclampsia grave;
- Restrição grave do crescimento do feto;
- Casos de tromboembolismo em familiar de 1º grau;
- Familiar de 1º grau com trombofilia.



Enoxaparina (popularmente conhecido como Clexane) para que serve e como funciona?

Além da trombofilia na gravidez, serve também para tratar trombose venosa profunda, infarto do miocárdio, angina instável (dor no peito causada pelo fluxo reduzido de sangue até o coração), profilaxia do tromboembolismo venoso (obstrução de um vaso sanguíneo por um coágulo de sangue, devido a cirurgias ou doenças agudas) e prevenção de formação de trombo durante hemodiálise. Após o uso, o medicamento diminui o risco de desenvolvimento e progressão das doenças acima citadas, evitando, também, suas complicações para enfermidades mais sérias.

A enoxaparina é um medicamento injetável, e sua aplicação deve seguir todos os cuidados de enfermagem para que conte com o máximo de limpeza e higiene possível. A injeção tem aplicação subcutânea e normalmente é feita na gordura abaixo do abdômen (com pelo menos cinco centímetros de distância do umbigo) em um ângulo de 45° a 90°. É importante fazer a limpeza do local e das mãos com álcool 70%, além de preparar a seringa corretamente antes do uso.

A posologia é definida de acordo com a predisposição de ocorrência de tromboembolismo venoso no paciente e, por isso, cada um possui uma dose recomendada por um médico especialista na área.

Mas atenção: o risco de o sangue coagular continua alto mesmo seis semanas após o parto.

Sempre consulte um médico!


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Gestação e Trombofilia - uso de Enoxaparina
Gestação e Trombofilia - uso de Enoxaparina
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOas2FnF80Z91smEvcW8eKYIPdcSx58-LEb3PigIDYi2p3TJcSAVcT4NxPaMM90HrP1OX6T5vH-5JmGT-4eyVgbaQcPJ6oMWyb7BktFdT4mrVRs6lYb2kYSKW19g25LDVJbGJGKz99Z3p9/s1600/enoxaparina.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOas2FnF80Z91smEvcW8eKYIPdcSx58-LEb3PigIDYi2p3TJcSAVcT4NxPaMM90HrP1OX6T5vH-5JmGT-4eyVgbaQcPJ6oMWyb7BktFdT4mrVRs6lYb2kYSKW19g25LDVJbGJGKz99Z3p9/s72-c/enoxaparina.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/12/gestacao-e-trombofilia-uso-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/12/gestacao-e-trombofilia-uso-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar