<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Manta térmica na prevenção da hipotermia

A hipotermia é definida como temperatura corporal central menor que 36°C e ocorre frequentemente durante procedimento anestésico, devido...

A hipotermia é definida como temperatura corporal central menor que 36°C e ocorre frequentemente durante procedimento anestésico, devido à inibição do centro termorregulador, aumento da exposição corporal ao ambiente e diminuição do metabolismo e da produção de calor.

Trata-se de um problema importante e frequente durante e após atos anestésico-cirúrgicos e em pacientes com choque em geral, e tem demonstrado produzir graves efeitos fisiológicos, tais como:
- Redução da função plaquetária e diminuição da ativação da coagulação, o que leva a um aumento de sangramento (coagulopatia), acarretando maior consumo de sangue e de derivados.
- Prolongamento da ação de drogas anestésicas e dos bloqueadores neuromusculares, retardando o período de recuperação anestésica.
- Distúrbios hidroeletrolíticos;
- Isquemia miocárdica;
- Tremores no pós-operatório causando grande desconforto e ativação adrenérgica aumentando o consumo de oxigênio e isquemia miocárdica.



O risco de hipotermia é maior em neonatos, pacientes geriátricos em cirurgias de alta complexidade e de grande porte (ortopédicas, neurológicas e cardiovascular), com tempo cirúrgico prolongado e com grande perda sanguínea, politraumatizados e grandes queimados.

Existem algumas maneiras de aquecer o paciente como cobertores de algodão, colchões térmicos de água e sistemas de aquecimento que envolvem o paciente com ar aquecido e ativamente transferem calor através da pele, usando um equipamento que aquece o ar que flui para uma manta leve que está sobre o paciente.

O fluxo ativo de moléculas aquecidas age como um meio altamente efetivo e seguro de transferência de calor. O aquecimento consta de um dispositivo para gerar e insuflar o ar aquecido pelas mantas.

O aquecimento do paciente antes da indução anestésica provoca aquecimento dos tecidos periféricos reduzindo a hipotermia por dois mecanismos
- Diminuição do gradiente de temperatura central e periférico; 
- Estimulação de vasodilatação, como se o sistema de termorregulação estivesse ativado para manter a dissipação do calor.

O método mais efetivo de manutenção da normotermia intraoperatória é a prevenção por meio de aquecimento prévio, com o objetivo de aquecer a temperatura periférica em maior escala que a temperatura central e promover, após a indução anestésica, menor gradiente entre a temperatura central e periférica, menor redistribuição de calor, resultando em menor hipotermia.

Um dos meios utilizados e eficaz como método de prevenção da hipotermia intraoperatória, é o uso da manta térmica com fluxo de ar aquecido para cirurgia de grande porte à pacientes idosos e neonatos.

Circulação de ar aquecido (manta térmica) é o método de aquecimento não invasivo mais efetivo disponível atualmente e aumenta a temperatura central 0,75 ºC/hora em média. Aquecimento ativo, além de ser o método mais efetivo, pode reverter a hipotermia já instalada. A área total a ser coberta é crucial. O aquecimento da região anterior é mais efetivo que o da parte em contato com a mesa de operação, uma vez que pouco calor é perdido aí. A infusão de soluções aquecidas é útil quando há necessidade de volume maior que 2 litros em 1 hora. Um litro de cristalóide a temperatura ambiente diminui em 0,25 ºC a temperatura central.


Algoritmo para controle de hipotermia na sala cirúrgica

Cuidados de enfermagem: Controle de temperatura da sala cirúrgica. Atenção para manutenção da temperatura ambiente da sala cirúrgica entre 23 e 26 °C antes da indução anestésica. Não exposição do paciente ao ambiente com temperaturas abaixo de 23 °C. Dispor de mantas e cobertores para os pacientes até início do procedimento anestésico cirúrgico. 
Equipe cirúrgica: lavagem de cavidade com líquidos aquecidos, colaboração na manutenção de temperatura entre 23 e 26 °C na sala cirúrgica nos casos de hipotermia instalada.
Anestesiologista: Monitorar temperatura do paciente com termômetro contínuo no intraoperatório e implementar medidas preventivas e terapêuticas para hipotermia (Manta térmica e infusão de líquidos aquecidos). 

A seguir, a sequencia para as ações: 

- Monitorar temperatura em procedimentos acima de 120 minutos (recomendação);
- Manter paciente protegido com mantas e cobertores e infundir líquidos aquecidos;
- Se temperatura <36 Cº, iniciar instalação de manta térmica;
- Monitorar a temperatura na RPA e manter medidas terapêuticas em caso de hipotermia;
- Ofertar oxigênio suplementar em caso de tremor;

A instalação de manta térmica já no início do procedimento e mesmo sem hipotermia instalada justifica-se nos seguintes casos: 

- Neonatos e crianças abaixo de 06 anos ou idosos (acima de 60 anos)
- Procedimentos com duração maior que 120 minutos
- Tratamento do tremor intraoperatório ou hipotermia instalada (temp. menor ou igual a 36C°);
- Demais casos com justificativa médica, monitorização e registro da temperatura corpórea.


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Manta térmica na prevenção da hipotermia
Manta térmica na prevenção da hipotermia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8mtP8F-t0UBAV1kt5r6wu8O50VRXu719srlkUU4bSeCzKdKw5Wvg608fwFXndQBRkbZ8qShl3hrN98MOGIfJl53T2BZ2Yxo1LYvBRZzUqzV1t9V5rQBU3BJflJwyXpEDAjip3I9qcBiRu/s1600/manta-termica-hipotermia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8mtP8F-t0UBAV1kt5r6wu8O50VRXu719srlkUU4bSeCzKdKw5Wvg608fwFXndQBRkbZ8qShl3hrN98MOGIfJl53T2BZ2Yxo1LYvBRZzUqzV1t9V5rQBU3BJflJwyXpEDAjip3I9qcBiRu/s72-c/manta-termica-hipotermia.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/01/manta-termica-prevencao-hipotermia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/01/manta-termica-prevencao-hipotermia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar