<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Assistência ao Idoso com demência: Protocolo de Atendimento

Primeiramente, deve ser feita uma avaliação multidimensional global , ser caracterizado o quadro da pessoa idosa e traçado o plano...




Primeiramente, deve ser feita uma avaliação multidimensional global, ser caracterizado o quadro da pessoa idosa e traçado o plano de cuidados.
  • Orientar a família e cuidadores sobre o quadro atual e cuidados necessários.
  • Implementar programa de reabilitação, conforme a realidade, para recuperar as habilidades, desbloquear as funções cognitivas comprometidas, estimular a socialização; e do grupo de apoio familiar é de conscientizar quanto aos sintomas da demência fornecendo esclarecimento e discussão de soluções práticas, resgatar a relação paciente/familiar, prevenir doenças dos cuidadores/familiar (grupo de apoio), redução da interdependência, despertar interesses variados, afetividade, orientação para a realidade, estimular a segurança, preparar para complicações e até óbito entre muitos outros objetivo que por fim auxiliam na melhora da qualidade de vida tanto do paciente como do cuidador/ familiares.
  • Estabelecer as prioridades do tratamento. Conhecer o incômodo que a doença representa para o idoso. Considere-o ao prescrever.

Sobre prescrições
  • Evite sempre que possível tratar sinais e sintomas sem procurar esclarecer a causa, como nos casos de anemia, agitação e confusão mental.
  • Um efeito colateral não deve ser tratado com outro medicamento. Isso estabelece o efeito “cascata”: usa-se um remédio para tratar o mal que outro causou, sem resolver o problema que motivou a prescrição.
  • O medicamento é realmente necessário? Já foram tentadas medidas não farmacológicas?
  • Simplifique a sua receita. Conheça as razões que te levaram a prescrever. Elas ainda são necessárias? Se não for mais, esclareça e retire.
  • Antes de iniciar a medicação certifique-se de que é realmente indispensável ou pode ser substituída por tratamento tópico ou medidas para reabilitação física.
  • Comece a usar as drogas sempre em doses mais baixas, habitualmente os idosos respondem muito bem a doses consideradas subterapêuticas para o adulto.
  • Aumente a dose da medicação gradativamente, de acordo com a resposta e a sensibilidade do paciente.
  • Evite o uso de drogas que necessitem de várias tomadas por dia, geralmente não têm boa aceitação e favorecem erros.
  • Estabeleça os objetivos do tratamento e o tempo; analise periodicamente a prescrição, revendo a necessidade de modificá-la.
  • Informe e esclareça o idoso e familiares sobre os remédios e os possíveis efeitos colaterais.
  • Nunca diga ao idoso que deverá tomar um remédio para sempre, podem considerar esta recomendação para todos os medicamentos prescritos, dificultando muitas vezes a retirada de medicação desnecessária bem como o ajuste posológico.
  • Estabeleça contato com outros profissionais que estejam cuidando do idoso, evitando o uso de drogas semelhantes e interações medicamentosas.
  • Acompanhe sempre o tratamento e peça aos familiares para que te informe acerca do aparecimento de sintomas.
  • Peça ao idoso para trazer os medicamentos que está usando – prescritos e não prescritos.
  • Pergunte sempre pela medicação para dormir. Medicamentos usados por muito tempo nem sempre são lembrados...
  • Altere uma droga de cada vez. Isso facilitará o entendimento de efeitos colaterais e ou benefícios de cada uma.
  • Prescreva o medicamento que você conheça bem, de menor custo, de fácil manuseio e posologia mais cômoda.
  • Prescrever para uma pessoa jovem é bem diferente de prescrever para um idoso. Um idoso de 60 anos é bem diferente de um idoso de 95... Um idoso de 95 anos sadio, independente é bem diferente de um idoso de 60 anos diabético, coronariopata e sequelado de AVC... Pense nisso antes de lançar mão de medicamentos.

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NÃO FARMACOLÓGICA
  • Manter ambiente em adequadas condições de vida, livre de obstáculos, boa ventilação e familiar.
  • Manter hábito de diálogo e convívio familiar.
  • Prover alimentação, hidratação e nutrição equilibradas.
  • Acompanhar terapia (psicossocial, física, ocupacional, reabilitação).


Contribuiu com este Artigo:

Guilherme de Andrade Ruela
Graduação em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (Universidade Federal Fluminense - UFF); Gestão Microrregional de Saúde (SENAC-MG); Enfermagem do Trabalho (Faculdade Integradas de Jacarepaguá - FIJ); Gestão e Logística Hospitalar e Gestão de Programas Saúde da Família (Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM). Aperfeiçoamento em Qualificação de Gestores do SUS; Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa e Impactos da Violência na Saúde (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz).
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Assistência ao Idoso com demência: Protocolo de Atendimento
Assistência ao Idoso com demência: Protocolo de Atendimento
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgifW2DvrL0vV2DgWXRqOwSPxW9OHFN3whjqlkURsvfy8XFesfIeYIjOi7L30QfCGf6-ZCPy7wYcf2mWx-GYT2kQGbO1aqZf0w9Nfq2EWllf3vf3xewsVoI48iv15pPYyGlhYowHm3q5zNl/s640/demencia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgifW2DvrL0vV2DgWXRqOwSPxW9OHFN3whjqlkURsvfy8XFesfIeYIjOi7L30QfCGf6-ZCPy7wYcf2mWx-GYT2kQGbO1aqZf0w9Nfq2EWllf3vf3xewsVoI48iv15pPYyGlhYowHm3q5zNl/s72-c/demencia.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/03/assistencia-ao-idoso-com-demencia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/03/assistencia-ao-idoso-com-demencia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar