<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Insuficiência Venosa Periférica

A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) é uma das mais frequentes doenças que acometem a população, resultante de uma alteração estrutural ...


A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) é uma das mais frequentes doenças que acometem a população, resultante de uma alteração estrutural do sistema venoso dos membros inferiores, onde as veias perdem a função de transportar o sangue venoso para o coração, acumulando assim, sangue não oxigenado nos membros inferiores, o que pode levar ao aparecimento das tão conhecidas varizes.

Causas
Ainda não se pode afirmar a causa exata do aparecimento das varizes, porém, comprovadamente há muitos fatores de risco que podem ser citados para o risco de desenvolvimento e agravamento da doença, entre os mais comuns podemos citar:

Histórico familiar: um histórico de parentes próximos como avós, pais e irmãos com varizes, indica um risco maior de apresentar o problema.

Sobrepeso: sobrecarrega o sistema venoso, particularmente das pernas, facilitando o aparecimento da dilatação venosa.

Sedentarismo: A falta de exercícios piora essa circulação e aumenta a chance de problemas venosos.

Múltiplas gestações: cada gestação leva a alterações hormonais e do retorno do sangue das pernas, seja pelo aumento de peso inerente a gestação, seja pelo aumento uterino, levando a maior ocorrência de varizes.

Uso de anticoncepcionais: Em mulheres mais suscetíveis, os hormônios presentes nos anticoncepcionais, tem como efeito colateral um certo enfraquecimento da parede venosa permitindo assim sua dilatação.

Longos períodos de pé: Longas jornadas de pé estão relacionadas com uma incidência maior de varizes.

Gênero: mulheres tem uma chance maior de desenvolver varizes, mesmo porque apresentam maior exposição aos outros fatores de risco.

Idade: apesar de eventualmente identificarmos alterações venosas muito precoces em determinados pacientes que já tenham uma predisposição genética, à medida que outros fatores de risco venham a se somar, particularmente com o passar dos anos, é nas idades mais avançadas que presenciamos a maior incidência de IVC.

Trombose venosa: a trombose de grandes veias nos membros inferiores dificulta o retorno de sangue de forma temporária ou permanente. Além disso, tais veias podem sofrer um processo de degeneração das válvulas contidas em seu interior. A alteração destas válvulas sobrecarrega as veias mais abaixo, o que aumenta a chance de desenvolver varizes no curto prazo e IVC no longo prazo.

Compressão venosa: a compressão externa, por outras estruturas, sobre algum ponto do sistema venoso causa uma sobrecarga nas veias abaixo deste local, aumentando a chance de varizes e IVC.

/span>

Diagnostico 
Geralmente identificadas por simples exame visual, cabe ao médico confirmar este diagnóstico, graduar a doença (algo que influenciará na decisão sobre o tratamento) e indicar os exames complementares pertinentes que ajudarão a desvendar a origem do problema que guiarão as decisões sobre o tipo de tratamento. 

Entre os exames o mais utilizado é o ultrassom com Doppler do sistema venoso dos membros inferiores. Indolor, simples, não utiliza contraste ou radiação e fornece bons resultados. Através dele, pode-se obter o calibre das veias, fluxo ou refluxo, pontos de compressão e presença de trombose (recente ou antiga).
Caso seja necessário, o medico pode ainda solicitar exames de maior complexidade, como: tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear, ultrassom endovascular e flebografia. 

Sintomas
Os sintomas da insuficiência venosa são muito variados, os principais e mais comuns são: veias dilatadas, inchaço, dor na perna e alterações na pele. 
Em estágios mais avançados ocorrem alterações irreversíveis na área afetada, tais como: escurecimento, descamação e ressecamento da pele, geralmente acompanhadas de piora dos sintomas como dor, queimação e inchaço, podendo ocorrer a abertura de feridas nas pernas que podem demorar anos para cicatrizar.

Tratamento
Confirmada a presença de varizes, a escolha do tratamento deve levar em consideração vários fatores como: o tipo de veia, a condição clínica do paciente, a localização e extensão do problema na veia, bem como da expectativa a respeito deste. 
Sabe-se que a única maneira de eliminá-las é através de intervenções como cirurgia e escleroterapia (ablação química ou secagem das veias). Métodos de tratamentos conservadores, sem cirurgia ou escleroterapia, não curam ou previnem os problemas existentes nas veias. Entretanto, costumam ajudar a aliviar os sintomas como dor, inchaço, coceira e peso nas pernas enquanto se aguarda o momento de um tratamento definitivo, mesmo após ou na impossibilidade do mesmo. Podemos citar como tais, o uso de meias elásticas e/ou o uso de medicamentos flebotônicos, porém sempre com orientação médica.
Na visão mais atual sobre o manejo da doença venosa, as várias modalidades de tratamento são combinadas para a obtenção dos melhores resultados, tanto estéticos como para alívio dos sintomas.

Quanto aos tratamentos podemos citar como principais técnicas:
Cirurgia convencional: método mais antigo e mais praticado no Brasil. Consiste na retirada das veias doentes (que já não cumprem a sua função normal) através de pequenas incisões na pele. O procedimento é feito em centro cirúrgico, geralmente sob bloqueio com raquianestesia. A recuperação total leva de dias a semanas dependendo do caso. Existe também a microcirurgia de varizes, que utiliza anestesia local e pode ser feita ambulatorialmente ou em consultório, que disponha infraestrutura para o procedimento. É importante salientar que os vasos retirados não fazem falta alguma, e existem outras veias e vasos normais que estão suprindo a circulação no local.

Termoablação ou Tratamento Endovascular Venoso: mais recente no Brasil, e amplamente utilizado em países como EUA, Canadá e na Europa de forma geral. Neste método uma fibra de Endolaser (ou um cateterde radiofrequência) é introduzida na veia doente através de acompanhamento ultrassonográfico, e é disparada uma quantidade controlada de energia que oclui a veia em questão. Eventualmente permite a realização com anestesia apenas local, mas pode ser feita com raquianestesia, e o tempo de recuperação costuma ser um pouco menor.

Ablação química ou Escleroterapia: também conhecida como secagem, é a injeção de uma substancia líquida ou em forma de espuma dentro do vaso ou veia doente. Esta substancia faz com que o vaso oclua e não promova mais sintomas ou dilatações em outras veias. Atualmente é possível o tratamento de vasos de praticamente qualquer tamanho ou calibre com esse método. É o método mais simples, dispensando internação e geralmente também anestesia, porem também é o que apresenta maiores taxas de recidiva com o tempo.

Cada método de tratamento tem suas vantagens e suas limitações. Existem praticamente infinitas apresentações da doença venosa, de forma que existe uma modalidade de tratamento que pode ser mais ou menos adequada a cada caso. O único especialista que domina todas estas técnicas, e assim sendo pode indicar o melhor tratamento, é o cirurgião vascular. A Doença venosa é progressiva. Se nada for feito, muito provavelmente há a tendência ao agravamento do quadro. 

Eficiência do tratamento
É comum aparecerem novas varizes no decorrer do tempo, mesmo após um tratamento bem sucedido, por isso o tratamento das varizes deve ser contínuo e deve-se tentar evitar os fatores de risco modificáveis.
Quanto aos resultados, geralmente são bastante satisfatórios, porém fatores como tempo de evolução da doença, extensão das varizes, expectativa do paciente, habilidade e experiência da equipe médica e cicatrização do doente podem influenciar para um melhor ou pior resultado, tanto estético quanto funcional. Complicações e surpresas podem e vão acontecer, estatisticamente, com qualquer procedimento médico, por melhor que tenha sido executado. A melhor forma de alcançar bons resultados e evitar problemas é encontrar um profissional habilitado e treinado no diagnóstico e tratamento da doença que pretende-se tratar, no caso a doença venosa.

Prevenção
Não existe uma fórmula mágica para evitar as varizes, mas que comportamentos preventivos como atividade física regular, manutenção do peso e não fumar, ajudam a evitar o surgimento do problema.






Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Insuficiência Venosa Periférica
Insuficiência Venosa Periférica
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3SrOa5WQtekxn9-TExQtgh1rN6h9kGbOfHr7oyvn44ETz7BoPr015mU8VF7mzfn9uxS15Uqlopb7ehMavjbonOr-XCgJx5N9SldESLLjD_oVJjjwn_nuiZm9wA50rBPguCJ2q1ogtBtdB/s1600/veias.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3SrOa5WQtekxn9-TExQtgh1rN6h9kGbOfHr7oyvn44ETz7BoPr015mU8VF7mzfn9uxS15Uqlopb7ehMavjbonOr-XCgJx5N9SldESLLjD_oVJjjwn_nuiZm9wA50rBPguCJ2q1ogtBtdB/s72-c/veias.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/06/insuficiencia-venosa-periferica.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/06/insuficiencia-venosa-periferica.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar