<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

O que é Hemofilia?

Hemofilia abrange diversas doenças hereditárias, genéticas ou de distúrbios raros autoimunes que possuem em comum a incapacidade de co...


Hemofilia abrange diversas doenças hereditárias, genéticas ou de distúrbios raros autoimunes que possuem em comum a incapacidade de controlar os sangramentos decorrentes nos defeitos de coagulação do sangue.

Há dois tipos de sangramento, o externo que ocorre se a pele for danificada por um corte, abrasão ou ferimento, e o interno nos tecidos musculares ou cavidades dos órgãos. As hemorragias internas são as mais graves pois são difíceis de serem diagnosticadas e controladas.



Principais tipos de Homofilia

A homofilia mais comum que representa cerca de 90% dos casos é a hemofilia A, neste tipo de hemofilia falta o fator VIII da coagulação; na Hemofilia B falta o fator IX e na Hemofilia C falta o fator XI.

Quais são as causas da hemofilia?

A hemofilia é uma doença genética e hereditária, transmitida de pais para filhos, no momento da concepção. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Comumente as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito e são capazes de transmiti-lo. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. Mas embora seja raríssimo, existem também mulheres hemofílicas.





Quais são os sinais e sintomas da hemofilia?

As manifestações da hemofilia em seus diferentes tipos são praticamente as mesmas e são caracterizadas pela facilidade com que os sangramentos ocorrem, e muitos deles ocorrem espontaneamente, principalmente quando há traumas.
Na maioria das vezes ocorrem hemorragias intramusculares ou intra-articulares reincidentes, as quais desgastam as cartilagens e provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor, elevação da temperatura e restrição do movimento. As articulações mais comprometidas são joelho, tornozelo e cotovelos.  Desde os primeiros anos de via, o sangramento pode aparecer com facilidade sob forma de manchas roxas, quando crianças caem, ou sofrem algum pequeno trauma.

Como é o tratamento da hemofilia?

Não há cura para a hemofilia, mas a doença pode ser controlada com a reposição intravenosa regular dos fatores de coagulação que estão deficientes. Alguns hemofílicos, no entanto, desenvolvem anticorpos contra tais fatores. Nas hemofilias severas, o paciente hemofílico pode receber uma terapia de reposição regularmente para evitar sangramentos, é a chamada terapia preventiva ou profilática. Nas hemofilias leves, usa-se fazer a terapêutica de reposição, a qual é usada apenas quando um sangramento ocorre, é a chamada terapia por demanda. Esta é menos invasiva e mais barata que a primeira. Os concentrados de fator de coagulação podem ser feitos a partir do sangue humano tratado para prevenir a transmissão de doenças virais, por exemplo. Para reduzir ainda mais este risco, pode-se usar concentrados que não utilizam sangue humano, são os fatores de coagulação recombinantes. Eles podem ser fornecidos como uma dose terapêutica domiciliar para uso imediato em caso de hemorragias inesperadas, a qual deve ser aplicada pelo próprio paciente ou por uma pessoa próxima previamente treinada.

Quais são os cuidados que o paciente portador de hemofilia deve ter?

- Evitar e proteger-se de traumatismos que produzam sangramentos.
- Imobilizar as articulações em casos de hemorragias articulares.
- Observar e anotar episódios hemorrágicos para serem informados ao médico.
- Ter cuidados especiais na realização de cortes de cabelo, barba ou unhas, lavagens intestinais, aplicação de calor, etc.
- Ao escovar os dentes, ter cuidados para não machucar as gengivas ou a mucosa oral.
- Em caso de necessidade de realização de alguma cirurgia, o hemofílico deve receber previamente uma medicação adequada para melhorar temporariamente a coagulação. Um médico hematologista deve ser consultado regularmente.

Pacientes hemofílicos não devem usar medicamentos como aspirina, heparina, warfarina e determinados analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais, pois podem agravar os sangramentos.

Levar sempre consigo um cartão identificando-se como hemofílico e contendo:
- Grupo sanguíneo e fator Rh.
- Nome da pessoa a ser avisada em caso de urgência.
- Nome e telefone do médico assistente e do hospital para onde deseja ser levado.

Como evolui a hemofilia?

O acompanhamento e tratamento corretos costumam ajudar muito a evitar as complicações desta condição. Alguns hemofílicos produzem anticorpos contra os fatores VIII e IX transfundidos e por isso as transfusões tornam-se ineficazes, no entanto, a dosagem de concentrados de plasma pode ser aumentada ou podem ser utilizados diferentes tipos de fatores de coagulação ou drogas para reduzir os níveis dos anticorpos, visando contornar o problema.


Fonte: ABC.med



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: O que é Hemofilia?
O que é Hemofilia?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmTrfXlWOBRM3lwePSfjZcSONvDr3yaSlYWHntVAveEziCqbqbMbqrhUGMHOwzfVixctmJtaswr1SHJBVZTuBisT7vuIzjxhflUpEZxgZEpOGssfY4V7406N7z9UFQgbFBAmvREl4hoT1h/s400/hemofilia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmTrfXlWOBRM3lwePSfjZcSONvDr3yaSlYWHntVAveEziCqbqbMbqrhUGMHOwzfVixctmJtaswr1SHJBVZTuBisT7vuIzjxhflUpEZxgZEpOGssfY4V7406N7z9UFQgbFBAmvREl4hoT1h/s72-c/hemofilia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/06/o-que-e-hemofilia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/06/o-que-e-hemofilia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar