Últimas Postagens

Como acontece a Fecundação?

A fecundação humana acontece quando o espermatozoide se funde ao óvulo, que normalmente fica na primeira porção da tuba uterina e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das tubas, onde o óvulo fecundado caminha, em seguida, em direção ao útero.




Lembrando que, apenas um único espermatozoide atravessa sua a membrana do óvulo, carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Imediatamente, esses cromossomos isolados combinam-se com os outros 23 cromossomos que existem no óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos, dispostos em 23 pares. Isso dá início ao processo de multiplicação celular.



Fecundação do espermatozoide com o óvulo

Terceira semana: o óvulo é dividido em centenas de células que, juntas, formam o blastocisto.

Quarta semana: embrião com três planos distintos, interno, médio e externo.

Quinta semana: embrião mede 4mm com tubo neural que irá formar a medula espinhal e o cérebro.

Sexta semana: embrião mede 6mm e já tem o crânio quase formado.

Quando o zigoto atinge o útero, é produzido um hormônio chamado Hormônio Coriônico Gonadotrófico (HCG). É esse hormônio que induz o ovário ao produzir estrogênio e a progesterona.

O estrogênio e a progesterona chegam a hipófise “avisando” que a mulher está grávida. Assim, a hipófise para de produzir os hormônios (FSH e LH) que iriam estimular o ovário a parar a ovulação, suspendendo o ciclo menstrual. Quando uma mulher está grávida, é o exame do hormônio FSH que indica a gravidez. No primeiro dia de falha da menstruação, os exames já costumam dar positivo.

Devido à alteração hormonal no organismo feminino durante a gravidez, podem ser percebidas transformações em muitas partes do corpo. Tais como inchaço nos pés, mamas e manchas (cloasma). 

Leia também sobre Ovário Policístico