<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Ressonância Magnética: Para que serve?

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos atravé...


A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de campo magnético.

A agitação das moléculas gerada pelo campo é captada pelo aparelho e transferido para um computador que foi preparado com uma série de fórmulas matemáticas e com isso, o resultado dos cálculos é decodificado em imagem, sem prejuízo ao paciente.

A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para não utilizar elementos metálicos durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e placas utilizadas por ortopedistas para fixação dos ossos ou até mesmo marcapassos mais antigos.

Trata-se de um exame de imagem, não invasivo (isto é, não precisa de intervenção cirúrgica, inserção de cateteres, agulhas, etc), e que em determinados casos precisa ser feito com contraste.

O contraste geralmente é aplicado por uma veia, e serve para destacar determinadas regiões, de modo que elas apareçam melhor no exame, para facilitar o diagnóstico.




O exame é realizado com o paciente deitado, dentro de uma espécie de “tubo” que emitirá as ondas necessárias para captar as informações essenciais do exame.

Estas “ondas” consistem em um campo eletromagnético, que é capaz de produzir imagens de alta definição sobre o órgão (ou estruturas em conjunto) desejado.

O tempo de exame varia muito conforme a estrutura que se quer atingir, durando em média entre 15 e 45 minutos. Pacientes muito agitados, ou claustrofóbicos, deverão avisar o médico antes da realização do exame, para que este possa tomar condutas adequadas.


QUANDO É RECOMENDADO?

Ortopedia: o exame é muito utilizado na ortopedia por fornecer dados precisos sobre ossos, cartilagens e articulações.
Imagem cerebral: a ressonância consegue fornecer dados fantásticos sobre as estruturas do cérebro, podendo ser utilizada em traumas, AVE, e tumores.

Nódulos e tumores em geral: pela característica do tecido tumoral, o exame capta e informa a presença deste em diversos órgãos. Tanto é que a ressonância (juntamente com a biópsia), pode ser utilizada para diagnóstico de tumores e neoplasias.
Avaliação do pescoço: em doenças da tireóide, suspeita de tumores, e até mesmo na apnéia do sono, o exame pode ser solicitado.
Avaliação do tórax: em doenças do pulmão e suas estruturas, a ressonância também poderá ser pedida.

Investigações no abdomen: além dos tumores já comentados anteriormente, uma ressonância magnética do abdômen pode indicar a presença de infecções, lesões, e até mesmo a quantificação de ferro do fígado.
Estas são apenas algumas das situações em que se é recomendada uma ressonância magnética. 

RECOMENDAÇÕES PRÉ E PÓS PROCEDIMENTO

Diferente de outros exames, não existem preocupações antes do exame!
Não é preciso suspender medicações;
Não é preciso jejum;
Não existem restrições alimentares.



Precauções antes do exame: 

Retirada de objetos metálicos: estes, poderão interferir no funcionamento do exame.
Presença de marca-passo: funciona da mesma forma dos objetos metálicos.
Implantes auditivos: também poderão interferir no exame.
Presença de pinos, próteses e órteses, e também tatuagens feitas com tinta metálica.
Depois do exame, o paciente não precisa se preocupar pois não existem efeitos colaterais, e este poderá voltar para casa após a realização e continuar a realizar suas atividades diárias normalmente!

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Ressonância Magnética: Para que serve?
Ressonância Magnética: Para que serve?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOP_m7HJNzNhMweb_pD6J9toZoAddQIYtciemTv5xe6s9bV-I0BhBgFtAdQgd9MaNtO2fUi1Be_wjJxVil3jN4Kc-Ki830JVajK93AwDHwipVNfLzJ5d5Qt0Hzk930XPmb58iuuZyjVkZD/s640/ressonancia-magnetica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOP_m7HJNzNhMweb_pD6J9toZoAddQIYtciemTv5xe6s9bV-I0BhBgFtAdQgd9MaNtO2fUi1Be_wjJxVil3jN4Kc-Ki830JVajK93AwDHwipVNfLzJ5d5Qt0Hzk930XPmb58iuuZyjVkZD/s72-c/ressonancia-magnetica.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/10/ressonancia-magnetica-para-que-serve.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/10/ressonancia-magnetica-para-que-serve.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar