<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Sistema Digestório - órgãos e funções

O sistema digestório é formado pelo trato digestório , o qual é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além...


O sistema digestório é formado pelo trato digestório, o qual é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além das glândulas anexas, como o fígado.

Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.
O tubo digestório (antes conhecido por tubo digestivo) divide-se em: alto, médio e baixo:
  • Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago.
  • Tubo digestório médioestômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
  • Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).
  • Órgãos anexosglândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.


Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.

Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, é nela que os alimentos são mastigados antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), que são responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nessa fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.

Faringe – Esôfago

A faringe é um tubo muscular membranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Os movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite, além desta função, misturá-lo aos sucos digestivos.

Estômago

O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdômen, delimitado pelo esfíncter da cárdia, entre ele e o esôfago; e pelo esfíncter pilórico, entre o intestino, permite que o bolo fique retido ali, sem que ocorram refluxos. No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina – fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro, e mata bactérias. Durante, aproximadamente, três horas, água e sais minerais são absorvidos nesta cavidade. O restante, agora denominado “quimo”, segue para o intestino delgado.

Intestino delgado

A maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido ocorre no intestino delgado. Este órgão é compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção. Lá, com auxílio do suco intestinal, proteínas se transformam em aminoácidos, e a maltose e alguns outros dissacarídeos são digeridos, graças a enzimas como a enteroquinase, peptidase e carboidrase.

No duodeno há, também, o suco pancreático, que é lançado do pâncreas através do canal de Wirsung. Este possui bicarbonato de sódio, tripsina, quimiotripsina, lipase pancreática e amilopsina em sua constituição, que permitem com que seja neutralizada a acidez do quimo, proteínas sejam transformadas em oligopeptídios, lipídios resultem em ácidos graxos e glicerol, carboidratos sejam reduzidos a maltose e DNA e RNA sejam digeridos. A bile, produzida no fígado, quebra gorduras para que as lipases pancreáticas executem seu papel de forma mais eficiente.

A digestão se encerra na segunda e terceira porção do intestino delgado, pela ação do suco intestinal. Suas enzimas: maltase, sacarase, lactase, aminopeptidases, dipeptidases, tripeptidases, nucleosidades e nucleotidases; permitem que moléculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lançados no sangue, com auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado, e é chamado, agora, de quilo.

Intestino grosso

O quilo se encaminha para o intestino grosso. Esse, dividido em apêndice, cólon e reto, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como as K e B12.


FONTE: 

ARAGUAIA, Mariana.    "Sistema digestório"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm>. Acesso em 01 de janeiro de 2018.


Sistema Digestivo, Sistema Digestório. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo-sistema-digestorio/>. Acesso em: 01 de janeiro de 2018.



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Sistema Digestório - órgãos e funções
Sistema Digestório - órgãos e funções
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjquK3AHBwwzvMuVTjxOFpHAi9CKX6G-42Et62RcZkd9NzYy2mZ-W-fXoiTY1ED7fkiljOkGxaV_IzrhixeB74UAf3kGF7wH02b6W3xWOatKW-SgThXzrgmIcHdNBjZ2gpdT91Q8nc8PbXr/s1600/sistema-digestorio-enfermagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjquK3AHBwwzvMuVTjxOFpHAi9CKX6G-42Et62RcZkd9NzYy2mZ-W-fXoiTY1ED7fkiljOkGxaV_IzrhixeB74UAf3kGF7wH02b6W3xWOatKW-SgThXzrgmIcHdNBjZ2gpdT91Q8nc8PbXr/s72-c/sistema-digestorio-enfermagem.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/01/sistema-digestorio-orgaos-e-funcoes.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/01/sistema-digestorio-orgaos-e-funcoes.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar