<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Paralisia Facial é mais comum do que se imagina

A paralisia facial (paralisia de Bell) é uma reação à inflamação no nervo facial, e em 75% dos casos, as causas são desconhecidas. Já...


A paralisia facial (paralisia de Bell) é uma reação à inflamação no nervo facial, e em 75% dos casos, as causas são desconhecidas.

Já imaginou acordar de manhã e perceber que metade do seu rosto está paralisado. A maioria das pessoas poderiam pensar que se trata de sonho ou até mesmo de um AVC (acidente vascular cerebral), mas a condição é mais comum do que se pensa e pode acontecer com qualquer um.

Na maioria dos casos, a paralisia não tem causa específica para se estabelecer. A pessoa começa com dor ao redor da orelha, depois sente fraqueza na musculatura facial, não consegue mexer a boca nem fechar os olhos. Posteriormente, todo o movimento da mandíbula fica comprometido, fica difícil movimentar a sobrancelha, assoviar, beijar. Isso acontece de forma progressiva pouco antes da paralisia. O mais característico é a dificuldade de fechar o olho, deixando a córnea exposta.

A paralisia de Bell acomete apenas o nervo facial e não tem nada a ver com AVC porque é localizado abaixo do encéfalo. O nervo facial percorre os ossos da região temporal e se distribui. É um nervo inicialmente motor, mas também ajuda na produção da lágrima, no controle da saliva e das papilas gustativas. 

Em 20% dos casos, a causa é viral. O vírus herpes-zóster, que provoca catapora, por exemplo, pode afetar o nervo quando a imunidade está mais baixa.
Uso de medicamentos imunossupressores e o consumo de drogas, assim como outras condições que abaixam a imunidade também podem ser gatilho para a doença.

Mulheres na fase dos 20 aos 50 anos, que têm mais chances de desenvolver doenças neurológicas, mulheres na fase pós-gestacional, pessoas com doenças reumatológicas ou diabetes, pacientes que fazem quimioterapia etc. Ou seja, pessoas mais suscetíveis às infecções.

O tratamento é relativamente simples, mas deve ser feito o mais rápido possível para evitar possíveis sequelas aos pacientes. Em 90% dos casos, em até quatro semanas o paciente fica curado. Os médicos geralmente prescrevem corticoide para tratar a inflamação do nervo e reduzem a dose de forma progressiva. Se forem detectados vírus, deve-se fazer o tratamento contra esses microrganismos com drogas especificas.

Durante o tratamento, o paciente também pode utilizar medicamentos para aliviar sintomas consequentes da doença. Se o paciente não consegue fechar o olho ou parar de lacrimejar, por exemplo, os médicos prescrevem colírio específico para evitar úlcera de córnea ou mesmo pomada, explicou o neurologista.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Paralisia Facial é mais comum do que se imagina
Paralisia Facial é mais comum do que se imagina
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjM6tdyotViwHtBAEniXIiMFOqpZdtEA8pIWCkU10FUCSWqaOeCOLKg0WcuUa26_ehciV5qazJLQhyphenhyphenrr616gUd53pS5qvW7ObvQCha-NnJVbCloiTN0tEqEaC2XQ9hpxDmWqpOA-D5b1hwK/s400/causas-da-paralisia-facial.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjM6tdyotViwHtBAEniXIiMFOqpZdtEA8pIWCkU10FUCSWqaOeCOLKg0WcuUa26_ehciV5qazJLQhyphenhyphenrr616gUd53pS5qvW7ObvQCha-NnJVbCloiTN0tEqEaC2XQ9hpxDmWqpOA-D5b1hwK/s72-c/causas-da-paralisia-facial.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/05/paralisia-facial-e-mais-comum-do-que-se-imagina.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/05/paralisia-facial-e-mais-comum-do-que-se-imagina.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar