<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Assistência de Enfermagem frente a doenças emergentes e crônicas

A epidemiologia é uma importante área da saúde, que tem como principal objetivo determinar as principais patologias que acometem uma p...


A epidemiologia é uma importante área da saúde, que tem como principal objetivo determinar as principais patologias que acometem uma população. Diante de tais “estatísticas”, torna-se possível traçar metas de prevenção e tratamento.

Em se falando do Brasil, notou-se no último século uma mudança do perfil de doenças que acometiam a população. Anteriormente, as patologias infectocontagiosas predominavam e estas eram as principais causas de mortalidade. Hoje, têm-se doenças crônicas ocupando tal papel – a exemplo de diabetes e hipertensão arterial.

Felizmente, grande parte destas doenças podem ser prevenidas e manejadas, com o intuito de proporcionar bem estar aos pacientes e também aumentar a expectativa de vida.

Mas, para que isso seja possível, destaca-se a importância do trabalho da equipe de saúde, e principalmente, da enfermagem. A seguir, conheça como esses profissionais podem fazer a diferença diante das doenças crônicas!

Reconhecimento do risco

Durante o processo da triagem do paciente, o enfermeiro irá perceber alterações de sinais físicos que podem levá-lo a pensar em comorbidades do paciente.
Por isso, destaca-se a importância de utilizar a técnica adequada na realização do exame, bem como realizá-lo completamente.

Deve-se lembrar da necessidade de aferir corretamente a pressão arterial, pois esta poderá indicar níveis anormais, e possivelmente, um quadro de hipertensão. O valor da glicemia também pode gerar um alerta para a diabetes.
Além, é claro, de outros sintomas que o paciente pode exibir.

Abordagem em situações de emergências

Diante de quadros agudos, sendo os eventos cardiovasculares a principal consequência de doenças crônicas, será preciso que o enfermeiro saiba agir e manejar o paciente.

Para isso, deve-se ter treinamento adequado para reconhecer os sinais vitais que indiquem gravidade, bem como manejá-lo dentro da rede de saúde em que se está atuando.

A melhor maneira de preparar-se para tais situações é conhecendo o protocolo da instituição em que se está atuando!

Estímulo à mudança de hábitos

Como já dissemos anteriormente, as doenças crônicas são passíveis de prevenção, desde que esta seja feita antes mesmo de qualquer indício.

Deve-se incentivar a mudança de hábitos de vida em toda a população, inclusive na saudável e de baixo risco. Para tanto, reforça-se a importância da alimentação saudável, hábito de vida e redução do estresse emocional.

Mas, você deve estar se perguntando o porquê de a enfermagem atuar neste sentido, não é?

Dentro da equipe de saúde, os enfermeiros, na maioria das vezes, são os profissionais que mais mantém contato com os pacientes. Com isso, é possível criar vínculo, e consequentemente, esta abordagem e conscientização acaba por se tornar um processo natural.

Prevenção de doenças infectocontagiosas

Embora as doenças infectocontagiosas que matavam a população no século passado terem “desaparecido”, é preciso ter em mente que isso só foi possível graças a um plano de prevenção.

Para tanto, é preciso reforçar a importância de se manter as medidas preventivas, para evitar o retorno de tais patologias.
Portanto, o profissional da enfermagem deve incentivar:

A vacinação;
  • O uso de preservativos, com o intuito de prevenir principalmente as infecções sexualmente transmissíveis;
  • Consumo de água filtrada e/ou devidamente fervida;
  • Lavagem adequada dos vegetais, frutas e demais alimentos;
  • Cozimento adequado de carnes;

E muito mais!


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Assistência de Enfermagem frente a doenças emergentes e crônicas
Assistência de Enfermagem frente a doenças emergentes e crônicas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXl3RzvMssMZ_kqyt4hrSXdS0VGjIHRglKVeyVfGCP-CrI3Ktuc2A-KLV5u69jiGmgaw9zJfLvulpSzHwRs52fub8wIOMnSMkbRVEgpUeQ8g-sz17Q0AAf_FsXMkJYigJMUMxQquhNBSAo/s640/doenca-cronica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXl3RzvMssMZ_kqyt4hrSXdS0VGjIHRglKVeyVfGCP-CrI3Ktuc2A-KLV5u69jiGmgaw9zJfLvulpSzHwRs52fub8wIOMnSMkbRVEgpUeQ8g-sz17Q0AAf_FsXMkJYigJMUMxQquhNBSAo/s72-c/doenca-cronica.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/assistencia-de-enfermagem-frente.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/assistencia-de-enfermagem-frente.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar