<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Em que consiste o Programa Nacional da Segurança do Paciente?

São tantos leitos, tantos pacientes, tantos prontuários. Em meio a esta situação, a fragilidade dos profissionais e do sistema de saúde...


São tantos leitos, tantos pacientes, tantos prontuários. Em meio a esta situação, a fragilidade dos profissionais e do sistema de saúde predispõe a erros – os quais podem envolver a troca de medicamentos, realização de procedimentos inversos, e muito mais.
Neste cenário “confuso”, a vida de muitos pacientes estava em jogo. Inclusive, existem relatos de amputações de membros sadios, intervenções desnecessárias, dentre outras falhas.

Na tentativa de controlar este problema, criou-se o Programa Nacional da Segurança do Paciente (PNSP). A seguir, conheça todos os detalhes sobre ele, e também a sua aplicabilidade no dia a dia do enfermeiro.

Sobre o Programa

O PNSP foi criado pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA, no ano de 2013. As principais preocupações destes órgãos tangiam principalmente a questão da segurança do paciente admitido em instituições hospitalares.

Para que a realização segura de procedimentos e atendimentos pudesse entrar em vigor, estipulou-se que cada instituição – pública e privada, instituísse um protocolo interno.

Mas, em que consistiria esse protocolo? 

Basicamente, seria um plano de estratégias e mudanças contendo medidas que envolvessem a garantia de segurança de paciente – como a garantia de medidas de higiene, administração correta de medicamentos e segurança na execução de procedimentos.

Sendo assim, as regras podem variar conforme o local que o enfermeiro irá trabalhar, devendo este conhecer o protocolo de cada instituição. 

Quais as estratégias adotadas?

Embora os protocolos sejam necessários para estipular as regras dentro das instituições, é preciso pensar, principalmente, em qual seria a sua aplicabilidade.
Quando se fala em Programa Nacional da Segurança do Paciente, deve-se ter em mente os seguintes tópicos:

1) Controle e prevenção de infecções

Os pacientes hospitalares apresentam grande suscetibilidade às infecções, principalmente pela debilidade de seus sistemas imunológicos.

Unindo tal fato à predisposição do ambiente hospitalar a proliferação de patógenos, é preciso estabelecer medidas para combater esta complicação. Dentre elas, pode-se falar em:

• Medidas básicas de higienização das mãos;
• Individualização do material de cada paciente;
• Áreas de isolamento, quando necessário;
• Programa de limpeza e desinfecção.

2) Segurança do paciente

Além da segurança do ambiente, é preciso garantir que todas as intervenções realizadas sejam adequadas. Para isso, são adotados sistemas de identificação do paciente.
Com isso, reduz-se a chance de administrar um medicamento ou realizar procedimento no paciente errado.

3) Trabalho multidisciplinar

A segurança e o bem-estar do paciente só podem ser garantidos se houver a sistematização e coordenação do cuidado.

Pensando neste tópico, deve-se incentivar a realização do trabalho multidisciplinar, a partir da integração da equipe, que geralmente é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros.

4) Gerenciamento dos riscos

Embora alguns riscos sejam conhecidos, é preciso elaborar medidas e estratégias de combatê-las. Quando se pensa na aplicabilidade do PNSP, o princípio não é diferente.
Com isso, criam-se métodos de evitar eventos que poderiam interferir na segurança do paciente, do profissional e/ou do ambiente. 

Como exemplo, pode-se falar na lavagem de mãos: já se sabe que ela previne o risco de infecções, e embora seja apenas uma das profilaxias possíveis, por si só, já é capaz de diminuir os índices de microorganismos hospitalares. 

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,22,Dicas de Saúde,12,Doenças,36,Medicamentos,27,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,120,Relacionados à Saúde,124,Técnicas de Enfermagem,38,
ltr
item
Enfermagem: Em que consiste o Programa Nacional da Segurança do Paciente?
Em que consiste o Programa Nacional da Segurança do Paciente?
https://1.bp.blogspot.com/-GOaWDRJ3frw/XhZYT0edJ2I/AAAAAAAAIKM/S_Ttd5ubLK4ri31JQNd4E4pPIQsAE2OPQCLcBGAsYHQ/s640/programa-nacional-de-seguran%25C3%25A7a-do-paciente.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-GOaWDRJ3frw/XhZYT0edJ2I/AAAAAAAAIKM/S_Ttd5ubLK4ri31JQNd4E4pPIQsAE2OPQCLcBGAsYHQ/s72-c/programa-nacional-de-seguran%25C3%25A7a-do-paciente.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/01/em-que-consiste-o-programa-nacional-da.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/01/em-que-consiste-o-programa-nacional-da.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar