<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Marcapasso e os cuidados de enfermagem

Um marcapasso é um dispositivo projetado para tratar um ritmo cardíaco lento. Quando as pessoas se referem a um marca-passo, elas n...



Um marcapasso é um dispositivo projetado para tratar um ritmo cardíaco lento.

Quando as pessoas se referem a um marca-passo, elas na verdade estão discutindo um sistema de estimulação: um marca-passo, um ou dois cabos-eletrodos e um programador.

Duas partes são colocadas dentro do corpo: o marca-passo e o cabo-eletrodo. O marca-passo é uma pequena caixa metálica que contém circuitos eletrônicos e uma bateria. O marca-passo nada mais é que pequenos dispositivos implantáveis capazes de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, impedindo que a freqüência cardíaca se reduza abaixo de determinados limites. 

O cabo-eletrodo é um fio isolado que transporta o minúsculo pulso elétrico do marca-passo ao coração para regular o ritmo cardíaco. A terceira parte, o programador, é mantido em um hospital ou clínica.



Um enfermeiro ou médico usa o computador especializado para ver como o marca-passo está trabalhando e, se necessário, ajustar a configuração do marcapasso.As três partes de um sistema de estimulação trabalham juntas para tratar a bradicardia (um ritmo cardíaco muito lento).Um sistema de estimulação aumenta o ritmo cardíaco para satisfazer as necessidades de oxigênio do corpo.

O equipamento de marcapasso cardíaco é um dispositivo eletrônico utilizado para iniciar o batimento, quando o sistema intrínseco do coração é incapaz de gerar uma freqüência cardíaca adequada à manutenção do débito cardíaco. Ele emite um estímulo elétrico ao coração determinando sua despolarização e a conseqüente contração do miocárdio. 


Existem vários tipos de marcapasso, dentre eles os mais utilizados em terapia intensiva são:

1. Marcapasso Transvenoso


2. Marcapasso Transcutâneo


3. Marcapasso Definitivo


Marcapasso Transvenoso

Composto por uma bateria externa, o coração é estimulado por meio de impulsos elétricos gerados por um cabo- eletrodo, colocado geralmente dentro do ventrículo direito, onde é inserido por um acesso venoso central (subclávia ou jugular).

Cuidados de Enfermagem com Marcapasso Transvenoso
O implante do marcapasso transvenoso é realizado também em situações de emergência, em casos de bradiarrtimias e bloqueios atrioventriculares, com a introdução de um eletrodo em contato físico com o endocárdio através de um acesso vascular central. Sua passagem é semelhante a passagem de um acesso venoso central.
  • Antes de se iniciar a passagem, cheque se a bateria do equipamento está funcionando adequadamente e certifique-se de que hajam pilhas reservas
  • Oriente o paciente sobre o o procedimento
  • Mantenha o paciente em monitorização constante
  • Auxilie o médico no ato da passagem do marcapasso transvenoso
  • Durante o implante, fique atento a possíveis arritmias
  • Adapte o cabo do marcapasso aos terminais do eletrodo no gerador de pulso, respeitando os pólos positivo e negativo (geralmente por cores Vermelho é positivo e Preto é negativo)
  • Realize o curativo da inserção conforme protocolo do CCIH
  • Registre em prontuário os parâmetros selecionados pelo médico ( frequência cardíaca, amplitude de pulso)
  • Caso necessite desfibrilação, o gerador deve ser desligado
  • Fixe o gerador de preferência no tórax do paciente para evitar que o eletrodo se desloque.

Marcapasso Transcutâneo
Também chamados de marcapasso transtorácico, compõe-se de duas pás de eletrodos descartáveis e adesivas que são fixadas no tórax e dorso do paciente e conectadas a um aparelho de desfibrilador ajustado no modo de marcapasso. Muito utilizado nas emergências que envolvem as bradiarritmias e bloqueios atrioventriculares com repercussão hemodinâmica que não respondem adequadamente as drogas.

Cuidados de Enfermagem com Marcapasso Transcutâneo
Tem a aplicação simples e fácil, devendo ser utilizado até que um marcapasso transvenoso ou definitivo sejam providenciados.
  • Devemos sempre orientar o paciente sobre o procedimento a ser realizado.
  • Conecte os eletrodos (pás adesivas) do marcapasso ao cabo e ao aparelho (desfibrilador)
  • Realize se necessário a tricotomia do tórax para que as pás fiquem bem aderidas
  • Limpe a região da pele com álcool ou água e sabão para retirar a camada de gordura da pele
  • Se necessário, utilize gel condutor
  • Coloque uma pá posicionadas no tórax do paciente (lado superior direito) e a outra pá no tórax inferior esquerdo
  • Ligue o desfibrilador, selecionando a freqüência de demanda e a corrente indicadas pelo médico
  • Utilize analgésicos ou sedação se necessário, pois é um procedimento incômodo para o paciente por produzir estímulos elétricos e sensação de choque
  • Mantenha o paciente constantemente monitorado ( FC, FR, Oximetria)
  • Fique atento para sinais de baixo débito cardíaco, queda na perfusão periférica, palidez cutânea
  • Mantenha o paciente com o marcapasso transcutâneo até sua estabilização e o implante de um marcapasso transvenoso ou definitivo.

Marcapasso Definitivo

É um equipamento totalmente implantado, onde a bateria se localiza no subcutâneo e os fios bicamerais são posicionados no átrio e no ventrículo. Necessita ser colocado através de procedimento cirúrgico.

Cuidados de Enfermagem com Marcapasso Definitivo
O implante do MPD é realizado no centro cirúrgico ou na sala de hemodinâmica, com o paciente sob anestesia local ou geral.
 Na UTI, quando temos um paciente que irá ser submetido ao implante de um MPD, devemos nos nos certificar que este paciente encontra-se em jejum, realizar a tricotomia local (geralmente na região do tórax superior) e encaminhá-lo ao setor para a realização do implante.
O pós-operatório é simples, os curativos diários deverão ser realizados conforme protocolo já estabelecido e o cartão de identificação do paciente, relatando que ele é portador de um MPD deve ser entregue à alguém da família orientando-os da importância de ter o cartão sempre junto consigo.
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Marcapasso e os cuidados de enfermagem
Marcapasso e os cuidados de enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJbC_vXQI9-J4ebYhFnZ7TS25cmd2qbnhmTB2Md4_64t9-9X6G51PyD53X7N9wzNc969V7Wis9BLnq1NM54hAo8XIlOYbvvdUCCESsTbxiujOFod5nFWEAZ6g9lsGiiVPEODHns58ffEYO/s400/marcapasso.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJbC_vXQI9-J4ebYhFnZ7TS25cmd2qbnhmTB2Md4_64t9-9X6G51PyD53X7N9wzNc969V7Wis9BLnq1NM54hAo8XIlOYbvvdUCCESsTbxiujOFod5nFWEAZ6g9lsGiiVPEODHns58ffEYO/s72-c/marcapasso.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/07/marcapasso-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/07/marcapasso-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar