<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Lesão por pressão e os cuidados de Enfermagem

O termo correto a ser utilizado pelos profissionais de saúde agora é “ lesão por pressão ”. O NationalPressure Ulcer Advisory Panel (NPUA...

O termo correto a ser utilizado pelos profissionais de saúde agora é “lesão por pressão”. O NationalPressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou mudança na terminologia de úlcera de pressão. Agora, o termo “lesão por pressão” deve ser utilizado por todo profissionais de saúde, pois descreve com mais precisão as lesões em peles intactas e ulceradas. Porém muitos ainda utilizam os termos escara, úlcera de decúbito e úlcera por pressão para referir-se ao mesmo tipo de lesão.

Devido à maior expectativa de vida da população, decorrente de avanços na assistência à saúde que tornou possível a sobrevida de pacientes com doenças graves e anteriormente letais, transformando-as em doenças crônicas e lentamente debilitantes, tem aumentado a prevalência de lesões por pressão.

A lesão por pressão ocorre devido a interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado, ocasionando  falta de suprimento de oxigênio e nutrientes nos tecidos. Ela se dá devido a pressão que os tecidos moles sofrem junto à uma proeminência óssea por longos períodos. Isso leva a isquemia local, edema, ativação dos mediadores de inflamação e por fim, morte celular.


Causas e fatores de risco

Imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.

A lesão por pressão é indicador de qualidade da assistência

A manutenção da integridade da pele e dos tecidos subjacentes é responsabilidade multiprofissional, porém a enfermagem é a grande responsável, pois presta assistência 24h ao paciente internado.

A presença das lesões por pressão tem sido apontada como um indicador de má qualidade da assistência dos serviços de saúde, já que a maior parte delas pode ser prevenida com adoção de medidas adequadas e educação para prevenção dirigida aos profissionais de enfermagem.

A prevenção de lesão por pressão deve ser baseada, principalmente, em quatro diretrizes: Avaliação do risco, Avaliação da pele e tratamento precoce, Sobrecarga mecânica (mudança de decúbito), e uso de Superfícies de suporte e educação para os profissionais, família e paciente.

Estágios da Lesão Por Pressão:

Estágio I: Pele intacta com hiperemia de uma área localizada que não embranquece, geralmente sobre uma proeminência óssea.

Estágio II: Perda parcial da espessura dérmica. Apresenta-se como úlcera superficial com o leito de coloração vermelho pálida. Pode se apresentar ainda como uma bolha intacta ou aberta/ rompida.

Estágio III: Perda de tecido em sua espessura total. A gordura subcutânea pode estar visível, sem exposição de osso, tendão ou músculo.

Estágio IV: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular. Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso.

Lesão por pressão não classificável: perda da pele em sua espessura total, com perda tissular não visível. Ocorre perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada devido a escara e esfacelo. Apresenta escara estável de aspecto seco, aderente, sem eritema ou flutuação.

Lesão por pressão tissular profunda: A pele pode estar intacta ou não. Ocorre descoloração vermelho escura, marrom ou púrpura, persistente e que não embranquece. Normalmente a dor e mudança de temperatura precedem as alterações de descoloração da pele. Resulta da pressão intensa, prolongada e do cisalhamento na interface osso-músculo.

Definições adicionais:

Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico: está relacionada ao uso de dispositivos médicos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Normalmente apresenta o formato do dispositivo; e deve ser categorizada utilizando a classificação de lesão por pressão.

Lesão por pressão em membranas mucosas: ocorre quando há histórico de uso de dispositivo médico, mas não pode ser categorizada devido à anatomia do tecido.

Principais cuidados de Enfermagem para Prevenção da Lesão Por Pressão:
  • Manter colchão piramidal (caixa de ovo) sobre o colchão da cama do paciente.
  • Mudar sempre o paciente acamado de posição.
  • Colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares.
  • Colocar o paciente sentado em poltrona macia, ou revestida com colchão piramidal, várias vezes ao dia.
  • Quando sentado mudar as pernas de posição, alternando as áreas de apoio.
  • Manter alimentação rica em vitaminas e proteína.
  • Manter hidratação.
  • Manter o paciente limpo e seco.
  • Hidratar a pele com óleos e/ou cremes a base de vegetais
  • Utilizar sabonetes com pH neutro para realizar a limpeza da região genital.
  • Estar atento para o aparecimento de candidíase e outras infecções por fungos. Nesses casos, notificar o médico.
  • Aplicação de filme transparente e/ou cremes ou loções a base de AGE nas áreas de risco aumentado para lesões
  • Realizar massagem suave na pele sadia, em áreas potenciais de pressão, com loção umectante e suave.
  • Manter a limpeza das roupas de cama, bem como mantê-las seca e bem esticadas.





Principais Fontes Consultadas

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Lesão por pressão e os cuidados de Enfermagem
Lesão por pressão e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNL-BSdrZUg2aadPEkL80HrMs5saA8Iwri19FYnN5HSFnhCDcjMBv4Nz-TwUeSulQxG8lE-JfeH8CnW4ueFMvGLTf0aCHaVfbhfyI1yL700ky8odR5V1UiCBDIwxCoi-0Fykapa9yuA_eG/s400/lesao-por-pressao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNL-BSdrZUg2aadPEkL80HrMs5saA8Iwri19FYnN5HSFnhCDcjMBv4Nz-TwUeSulQxG8lE-JfeH8CnW4ueFMvGLTf0aCHaVfbhfyI1yL700ky8odR5V1UiCBDIwxCoi-0Fykapa9yuA_eG/s72-c/lesao-por-pressao.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/11/lesao-por-pressao-e-os-cuidados-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/11/lesao-por-pressao-e-os-cuidados-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar