Faça como Milhares de Outras Pessoas, Cadastre-se e Receba Atualizações Diretamente em seu e-mail!

Cateter agulhado x Cateter sobre agulha


Cateteres venosos periféricos: São indicados para terapias intravenosas de média duração, que consiste na punção de uma veia periférica, introdução da cânula do cateter e infusão de medicamentos. Devem ser substituídos conforme protocolo de cada instituição.

Cateter Flexível (Jelco ou Abocath)
O Cateter Intravenoso com Sistema de Segurança é um dispositivo pelo qual podem ser introduzidos ou retirados fluídos do sistema circulatório humano, indicado para infusão de soluções intravenosas, administração intermitente de drogas endovenosas e manutenção da hidratação correta se o paciente for incapaz de manter volume de líquido suficiente por via oral.


Descrição:
São constituídos de agulha siliconizada de bisel biangulado e trifacetado, cânula de poliuretano (teflon ou vialon), silicone, politetrafluoretileno (PTFE), protetor do conjunto agulha/ cateter; conector luer; câmara de refluxo transparente para visualização do retorno sanguíneo; filtro hidrófobo. São descartáveis, radiopacos e estéreis, embalados individualmente em blisteres que permitem abertura em pétala, de forma asséptica.

São numerados em números pares, dos 14 (maior e mais calibrosa) até o 24 (menor e mais fino). As recomendações abaixo não são regras, são sugestões!
Jelco 14: Adolescentes e Adultos, cirurgias importantes, sempre que se deve infundir grandes quantidades de líquidos. Inserção mais dolorosa exige veia calibrosa.
Jelco 16: Crianças mais velhas, adolescentes e adultos. Administrar sangue, hemoderivados e outroas infusões viscosas. Inserção mais dolorosa exige veia calibrosa.
Jelco 18: Crianças, adolescentes e adultos. Adequado para a maioria das infusões venosas de sangue e outras infusões venosas (hemoderivados).
Jelco 20: Bebês, crianças, adolescentes e adultos (em especial, idosos). Adequado para a a maioria das infusões. É mais fácil de inserir em veias pequenas e frágeis, deve ser mantida uma velocidade de infusão menor. Inserção difícil, no caso de pele resistente.
Jelcos 22 e Jelco 24: RN's, bebês, crianças, adolescentes e adultos (em especial, idosos). Adequado para a maioria das infusões, mas a velocidade de infusão deve ser menor. É ideal para veias muito estreitas, por exemplo, pequenas veias digitais ou veias internas do antebraço em idosos.

Scalps ou Cateteres Agulhados (butterfly)

São feitos de aço inoxidável biocompatível, não flexíveis ou dobram-­se sob resistência. A ponta de aço pode facilmente perfurar a veia depois da instalação – risco para infiltração. São classificados com números ímpares: número 19 (que é de maior calibre), 21, 23, 25 e o 27, medindo 1,25 cm a 3,0 cm de comprimento. As asas são presas à haste, feitas de borracha ou plástico e o tubo flexível estendesse por trás delas, variando de 7,5 a 30 cm de comprimento. Todo o dispositivo precisa ser preenchido com a solução que será utilizada no paciente.

Esses cateteres são utilizados, geralmente, para terapia de curta duração (menor que 24 horas), como terapia de dose única, administração de medicamento IV em bolus ou para coleta de sangue.

Veja os tipos de terapia infusional:
Bolus: tempo menor ou igual a 1 minuto.
Infusão rápida: realizada entre 1 e 30 minutos.
Infusão lenta: realizada entre 30 e 60 minutos.
Infusão contínua: tempo superior a 60 minutos, ininterruptamente.
Administração Intermitente: não contínua, de 6 em 6 horas.




 
Enfermagem a profissão do cuidar