<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Entendendo o Balanço Hídrico

Em percentual, a criança possui mais água corporal do que o adulto, cerca de 80% do peso e o recém-nascido pode ter ainda mais que isso. ...

Em percentual, a criança possui mais água corporal do que o adulto, cerca de 80% do peso e o recém-nascido pode ter ainda mais que isso.

Já uma pessoa adulta tem cerca de 70% do seu peso em água. Isso equivale a quase 50 kg de água em um adulto de 70 kg e cerca de 50 litros de água distribuídos pelo corpo.



Os idosos por sua vez, possuem menor quantidade de água do que os jovens, em média 50% do peso corporal. Isso pode explicar a importância do componente hídrico em nosso corpo e a importância dos mecanismos fisiológicos que mantêm esses volumes líquidos estáveis.

Em condições normais de saúde perdemos água de diversas maneiras: pela transpiração, pela urina, através do metabolismo celular (processo de funcionamento das células que garante a vida) e pela perspiração, que é a perda de água através da respiração e da fala.

Quando estamos nos exercitando, transpiramos muito mais e as perdas da perspiração são muito maiores. 

Também perdemos água em situações não fisiológicas como quando estamos com febre ou acometidos por doenças que causam falta de ar, como as pulmonares e aquelas que causam perda de grandes volumes urinários, como o diabetes descompensado.

As crianças, os obesos e os idosos são mais vulneráveis quando perdem água, mesmo que seja em pequena quantidade. A água proporcional ao peso corporal do obeso é muito menor do que nos magros, podendo chegar a 25-30% apenas, tornando-os vulneráveis à desidratação. Isso pode explicar o quanto é equivocada a atitude de se usarem diuréticos para emagrecer.
Pode haver realmente perda de peso, mas, às custas de desidratação e não de perda de gordura corporal. Pode-se dizer a mesma coisa dos laxantes, que causam diarreia e perda de água com a ilusória redução do peso. Tudo muito temporário, desconfortável e arriscado para os pacientes.

REGULAÇÃO HÍDRICA

O ideal seria a ingestão frequente de líquidos independente da sede, pois quando sentimos sede é porque já estamos um pouco desidratados. Nossos mecanismos de sede tornam mais fáceis à prevenção da desidratação grave.

Quando o tempo está muito seco, nossa hidratação deve ser intensificada e vale tudo: a água filtrada ou mineral, a água de côco, os líquidos isotônicos - aqueles com adição de eletrólitos como potássio e sódio - os chás gelados e os sucos naturais.
A água de côco e os sucos naturais têm a vantagem de serem também nutritivos, além de hidratantes. Além dos líquidos, nossa hidratação estará sempre sendo incrementada quando consumimos legumes, verduras e frutas, pois nesses alimentos a água é o principal componente.

BALANÇO HÍDRICO

É a mensuração da quantidade de líquidos ingeridos e eliminados pelo cliente num período de 24 horas (dia e noite).

Finalidade: avaliar condições de hidratação e eliminação corpóreas.

Líquidos ingeridos (balanço positivo): água, sangue e hemoderivados, alimentos líquidos, soro intravenoso, medicações.

Líquidos eliminados (balanço negativo): vômito, diarreia, suor, urina em excesso, líquidos drenados por drenos ou sondas, queimaduras, respiração excessiva.

Exemplo 1:

O paciente/cliente recebeu 2.500 ml entre dieta e medicações e eliminou 1.900 ml entre diurese e outras drenagens.

2.500 – 1.900 = 600 ml

Portanto o balanço das 24 horas neste caso é positivo, pois o paciente teve mais ganhos do que perdas.

Exemplo 2:

O paciente/cliente recebeu 1.900 ml entre dieta e medicações e eliminou 2.200 ml entre diurese e drenagens.

1.900-2.200 = - 300

Portanto o balanço hídrico das 24 horas é negativo, pois o cliente teve mais perdas que ganhos.

O equilíbrio entre ganho e perda líquida pode sofrer alterações, ocorrendo depleção ou retenção hídrica.

A perda excessiva de líquidos corpóreos ocasiona a desidratação; a retenção de líquidos ocasiona o edema que por sua vez, sobrecarrega o aparelho cardiovascular.

Ideal que os pacientes sejam pesados antes do início do controle. Todo o paciente em controle hídrico está em controle de diurese, ou seja, o uso de coletor de urina é indispensável.

Clientes em controle hídrico podem estar ainda em restrição hídrica, em que o médico prescreve a quantidade de líquidos que poderá ser oferecida ao paciente em 24 horas; neste caso a melhor distribuição de líquidos deverá ser estabelecida.


É atribuição do profissional de Enfermagem anotar todas as medicações infundidas, administradas, dietas oferecidas e as recusas, eliminações vesicais e intestinais e anotar suas características, débito de drenos e seu aspecto, durante seu plantão no paciente que está sob sua responsabilidade. 

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Entendendo o Balanço Hídrico
Entendendo o Balanço Hídrico
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhkCfRxM41CQPhUuW1n1ldMRyEogvRVqA4tbpUHMcXhagCSzehVwkroTbyVw3ExL48GnJqjd_ssb4rU9hbRjLVRKP8hyphenhyphenmo1yig5yNk4pmHOLTpxvn2aydK0wtmAv3q88yvbGQ1lcpB7n07/s1600/balanco-hidrico-e-os-cuidados-de-enfermagem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhkCfRxM41CQPhUuW1n1ldMRyEogvRVqA4tbpUHMcXhagCSzehVwkroTbyVw3ExL48GnJqjd_ssb4rU9hbRjLVRKP8hyphenhyphenmo1yig5yNk4pmHOLTpxvn2aydK0wtmAv3q88yvbGQ1lcpB7n07/s72-c/balanco-hidrico-e-os-cuidados-de-enfermagem.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/02/balanco-hidrico.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/02/balanco-hidrico.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar