<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Dipirona

A dipirona ou metamizol é um medicamento analgésico , antitérmico e antipirético muito popular em boa parte do mundo. No Brasil, o med...


A dipirona ou metamizol é um medicamento analgésico, antitérmico e antipirético muito popular em boa parte do mundo. No Brasil, o medicamento esta entre as drogas mais populares e consumidas. 
 
É importante salientar que a dipirona, possui muitos nomes comerciais, como por exemplo, Novalgina, Anador, Baralgin, Magnopyrol, Nofebrin etc, ou seja, em todos esses casos a dipirona é o principio ativo, sendo apenas comercializada sob outras nomenclaturas, já em medicamentos genéricos, utiliza-se o próprio nome (dipirona). O medicamento pode ser encontrado sob a forma de gotas, xarope, comprimidos, supositório ou como solução injetável.


Solução Injetável 

O dipirona gotas, comprimido ou supositório é facilmente encontrado e comercializado nas mais diversas farmácias. Porém quando falamos de solução injetável há outras considerações a fazer. Isso porque é preciso considerar que a administração do medicamento de forma injetável só deve ser feita por orientação medica e por pessoa habilitada para tal função.

Quando for necessário um efeito analgésico de início rápido ou quando a administração por via oral ou retal é contraindicada, recomenda-se a administração por via intravenosa ou intramuscular. Neste caso deve-se considerar que a via parenteral está associada com maior risco de reações anafiláticas/anafilactoides.

Visto que reações de hipotensão após administração da forma injetável podem ser dose-dependentes, a indicação de doses únicas maiores do que 1g de dipirona sódica por via parenteral deve ser cuidadosamente considerada. Para garantir que a administração parenteral de dipirona sódica possa ser interrompida ao primeiro sinal de reação anafilática/anafilactoide e para minimizar o risco de reações hipotensivas isoladas, é necessário que os pacientes estejam deitados e sob supervisão médica. Além disto, como uma medida adicional na prevenção de reações hipotensivas, a administração intravenosa deve ser muito lenta, ou seja, a velocidade de infusão não deve exceder 1mL(500mg de dipirona sódica)/minuto.

Caso a administração parenteral de dipirona sódica seja considerada em crianças entre 3 e 11 meses de idade, deve-se utilizar apenas a via intramuscular.

Para que serve a dipirona?

Com ação analgésica, antitérmica e antipirética, o dipirona alivia a dor, febre e cólicas. Em geral eles agem bloqueando os estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou interferindo na forma como o cérebro interpreta esses estímulos.

A dipirona é amplamente utilizada em quadros de gripe ou resfriado, seja isoladamente ou em conjunto com outros fármacos, servindo tanto para o controle da febre quanto para as dores no corpo, além disso, estudos mostram que a dipirona tem bons resultados no controle da dor de origem traumática, odontológica, oncológica e pós-operatória, assim como tem boa opção para analgesia nos quadros de enxaqueca e nas cólicas de origem renal, intestinal ou uterina.


Posologia da dipirona

A Dipirona não deve ser administrada em altas doses, ou períodos prolongados, sem orientação médica. A princípio, a dose e a via de administração escolhidas dependem do efeito analgésico desejado e das condições do paciente. Em muitos casos, a administração oral ou retal é suficiente para obter analgesia satisfatória. Quando for necessário um efeito analgésico de início rápido ou quando a administração por via oral ou retal é contraindicada, recomenda-se a administração por via intravenosa ou intramuscular. Para todas as formas farmacêuticas, os efeitos analgésico e antipirético são alcançados 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas. O tratamento pode ser interrompido a qualquer instante sem provocar danos, inerentes à medicação, ao paciente.

GOTAS (500 mg/ml)

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas 4 vezes ao dia. 
As crianças devem receber dipirona gotas de acordo com seu peso e conforme tabela abaixo:



XAROPE (50 mg/ml)

Adultos e adolescentes acima de 15 anos:  Dose individual de 10 a 20 ml, sendo a dose máxima diária 80 ml (20 ml 4x por dia).

As crianças devem receber dipirona de acordo com seu peso e conforme tabela abaixo:



COMPRIMIDO de dipirona (500 ou 1000 mg):

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: Dose individual de 500 a 1000 mg, sendo a dose máxima diária de 4000 mg (1000 mg 4x por dia).

SUPOSITÓRIO de dipirona (300 ou 1000 mg):

Crianças com mais de 4 anos (16 kg): Dose individual de 300 mg, sendo a dose máxima diária de 1200 mg (1 supositório de 300 mg 4x por dia).
Adultos e adolescentes acima de 15 anos: Dose individual de 1000 mg, sendo a dose máxima diária de 4000 mg (1 supositório de 1000 mg 4x por dia).

DIPIRONA injetável (intravenosa ou intramuscular)

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 a 5mL (IV ou IM); dose máxima diária de 10mL. 
Crianças e lactentes: em crianças com idade inferior a 1 ano, dipirona injetável deve ser administrada somente pela via intramuscular. 
As crianças devem receber dipirona injetável conforme seu peso segundo tabela:


Outras considerações 

- Para pacientes diabéticos, recomenda-se a administração de comprimidos ou solução oral (gotas) ao invés de xarope, isso porque os carboidratos contidos em 5 ml de solução oral correspondem a 3,75 g de glicose.
- Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: baseando-se nos sintomas, reintroduzir a medicação respeitando sempre os horários e intervalos recomendados. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. 

Reações Adversas

A dipirona é um medicamento que costuma provocar poucos efeitos colaterais. Além da possibilidade de reação alérgica, que é comum a todos os outros analgésicos e anti-inflamatórios do mercado, o efeito colateral mais relatado costuma ser a queda da pressão arterial, principalmente nos pacientes desidratados ou com problemas cardíacos descompensados.

Há também relatos de problemas cardíacos, choque anafilático ou reações anafiláticas/anafilactoides, como sintomas cutâneos ou nas mucosas (coceira, ardor, vermelhidão, urticária, inchaço), falta de ar e queixas gastrintestinais, distúrbios no sangue, como anemia aplástica (doença onde a medula produz glóbulos vermelhos em quantidade insuficiente), agranulocitose, pancitopenia e leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos) e trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas) e insuficiência renal aguda.

Além disso, existe a agranulocitose, situação na qual há uma queda abrupta no número dos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que são algumas formas de glóbulos brancos, células do nosso sistema imunológico responsáveis pelo combate a germes invasores. A agranulocitose induzida pela dipirona, apesar de temporária e reversível, é um quadro potencialmente fatal, pois pode deixar o paciente completamente indefeso contra infecções.

Contraindicações da dipirona

- Alergia / intolerância a dipirona ou às pirazolonas ou pirazolidinas (ex. fenazona, propifenazona, fenilbutazona e oxifembutazona);
- Grávidas ou lactantes;
- Função da medula óssea prejudicada;
- Pessoas que já apresentaram broncoespasmo (contração dos brônquios levando ao chiado no peito), urticária, angiodema e outras reações alérgicas a outros analgésicos, como AAS, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, entre outros;
- Deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD);
- Porfiria hepática (doença metabólica);

- Crianças menores de 3 meses ou que pesam menos de 5 Kg.




Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Dipirona
Dipirona
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghT5_1RVytWV6Jvgj2Q6JxUZNWv1l7u2WiCYEUsmiULx01h0FybgC69Yl0X2Dcw3mfEby-A-Q6CRNGEeKIoD_HKBxivA0tJKBGAyBF3qDR8sgJ7eJa_a1y0eYO6qC-gscs3TF0u-GDF9-M/s640/dipirona.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghT5_1RVytWV6Jvgj2Q6JxUZNWv1l7u2WiCYEUsmiULx01h0FybgC69Yl0X2Dcw3mfEby-A-Q6CRNGEeKIoD_HKBxivA0tJKBGAyBF3qDR8sgJ7eJa_a1y0eYO6qC-gscs3TF0u-GDF9-M/s72-c/dipirona.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/dipirona-para-que-serve.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/dipirona-para-que-serve.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar