Você conhece tudo sobre o Sistema Respiratório?

Hoje vamos aprender sobre o Sistema Respiratório!

Como é formado? Qual a função? Quais são os órgãos que fazem parte?

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.

A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.


O sistema respiratório é dividido em vias aéreas, superiores e inferiores e alvéolos. 




Vias aéreas superiores: fossas nasais (narinas), cavidade nasal, faringe e laringe. 



Vias aéreas inferiores: traquéia, brônquios e bronquíolos. 


Fossas nasais = local por onde o ar atmosférico entra em nosso corpo. O ar inspirado é filtrado através das vibrissas (pêlos presentes nas narinas). 

Cavidade nasal = dividida em 3 conchas ósseas e muito vascularizada, permite que o ar inspirado seja aquecido antes de chegar aos pulmões. 

Obs.: o orifício entre cavidade nasal e faringe, chama-se COANA. 

Faringe = tubo muscular que transporta o ar inspirado para a laringe e serve para o sistema respiratório e digestório. Dividida em: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. 

Laringe = tubo cartilaginoso que permite que o sistema respiratório enfrente as diferentes pressões na absorção e liberação de ar, sem colabar. 

Traquéia = tubo cartilaginoso formado por anéis, que permite a entrada de ar nos pulmões. A bifurcação que divide a traquéia em brônquios principais (ou primários) chama-se CARINA. 

Brônquios = divididos em brônquios principais (ou primários), secundários (ou lobares) e terciários (ou segmentares). 


Bronquíolos = porção terminal dos brônquios terciários, antes de chegarem aos alvéolos. 

Obs.: traquéia, brônquios e bronquíolos, se invertidos verticalmente, formam o que chamamos de ÁRVORE BRÔNQUICA. 

Alvéolos = local onde ocorre a hematose, troca gasosa, ou respiração pulmonar. A estrutura dos alvéolos parecem com cachos de uva e apresentam o líquido surfactante para evitar seu colabamento. 

Obs.: os movimentos de inspiração e expiração gasosa, fazem parte da ventilação pulmonar. 

Os pulmões são formados de tecido conjuntivo e conseguem movimentar-se com a ajuda dos músculos: diafragma, intercostais e acessórios.

Assistam a "Trilogia" de Vídeos com Aulas do SISTEMA RESPIRATÓRIO ministradas pela Enfermeira Luana R. Molás.

Aula 01 - Clique aqui
Aula 02 - Clique aqui
Aula 03 - Clique aqui