Um Mosquito: Três doenças


No mundo, o Aedes aegypti é chamado de mosquito da febre amarela. No Brasil, é conhecido como o transmissor da dengue – e, mais recentemente, também do zika vírus e da chikungunya. As três doenças têm sintomas parecidos e a forma mais eficaz de combate-las é evitando a proliferação do mosquito.

DENGUE

Sintomas: Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Tratamento: Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir a doença, já que as vacinas estão em fase de estudos. Recomenda-se uso de antifebris e ingestão de líquidos.

FEBRE CHIKUNGUNYA

Sintomas: Febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema. Costumam durar de 3 a 10 dias.

Tratamento: Até o momento não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios).

ZIKA VÍRUS

Sintomas: Exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

Tratamento: Não existe tratamento específico ou vacina. Para os casos sintomáticos é recomedado o uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e menejo da dor, repouso e ingestão de líquidos com abundância.


Fonte: Revista CorenSP – Ministério da Saúde.


VISITE NOSSA LOJINHA