<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Um Mosquito: Três doenças

No mundo, o Aedes aegypti é chamado de mosquito da febre amarela. No Brasil, é conhecido como o transmissor da dengue – e, mais recen...


No mundo, o Aedes aegypti é chamado de mosquito da febre amarela. No Brasil, é conhecido como o transmissor da dengue – e, mais recentemente, também do zika vírus e da chikungunya. As três doenças têm sintomas parecidos e a forma mais eficaz de combate-las é evitando a proliferação do mosquito.

DENGUE

Sintomas: Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Tratamento: Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir a doença, já que as vacinas estão em fase de estudos. Recomenda-se uso de antifebris e ingestão de líquidos.

FEBRE CHIKUNGUNYA

Sintomas: Febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema. Costumam durar de 3 a 10 dias.

Tratamento: Até o momento não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios).

ZIKA VÍRUS

Sintomas: Exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

Tratamento: Não existe tratamento específico ou vacina. Para os casos sintomáticos é recomedado o uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e menejo da dor, repouso e ingestão de líquidos com abundância.


Fonte: Revista CorenSP – Ministério da Saúde.


VISITE NOSSA LOJINHA

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,105,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Um Mosquito: Três doenças
Um Mosquito: Três doenças
https://4.bp.blogspot.com/-EHUZRyB8Nfc/VtDPkLpiISI/AAAAAAAACyw/c_jxZqGng24/s1600/aedes-aegypti.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-EHUZRyB8Nfc/VtDPkLpiISI/AAAAAAAACyw/c_jxZqGng24/s72-c/aedes-aegypti.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/02/um-mosquito-tres-doencas.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/02/um-mosquito-tres-doencas.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar