<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Assistência de Enfermagem em situações de Hipotermia

A Hipotermia aparece quando a temperatura do corpo baixa a valores inferiores a 35ºC . Esta situação sobrevém quando a temperatura am...


A Hipotermia aparece quando a temperatura do corpo baixa a valores inferiores a 35ºC. Esta situação sobrevém quando a temperatura ambiente é muito baixa, principalmente se o frio é seguido por chuva, umidade ou neve, ou por imersão em mares, lagos ou rios. A falta de preparação física, a fadiga, a fome e a desidratação somam o risco de hipotermia. A temperatura central do corpo humano deve manter-se entre 36,5ºC e 37,5ºC. Inferior a esse limite, começam a aparecer esses sintomas, desde o frio intenso, levando ao óbito.

Sinais e Sintomas:
  • A pele da vítima se encontra fria, pálida e seca;
  • A temperatura corporal está baixa – 35ºC ou menos; as terminações nervosas detectam a baixa temperatura, prontamente o organismo começa a realizar a vaso constrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos, principalmente da pele, com o objetivo de diminuir a perda do calor e estabilizar a temperatura interna. Devido a este fator a pele fica fria.
  • Diminuição da lucidez e alterações do comportamento;
  • O pulso e a ventilação estão abaixo do normal;

Os sintomas dos três tipos de Hipotermia:
Leve (33 a 35ºC); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo dão tonalidade cinzenta ou discretamente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental. 

Moderada (3 a 30ºC); Os tremores desaparecem, a pessoa fica muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros. 

Grave (menos de 30ºC); A pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqüência cardíaca reduz, quase imperceptível. Se o paciente não for tratado, a morte é fatal.

A hipotermia pode ser considerada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.

Aguda: é a mais perigosa, brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo, quando a pessoa cai em um lago gelado.

Subaguda: acontece em escala de horas, usualmente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo. 

Crônica é comumente causada por uma patologia.

Tratamento
Ao detectar um quadro de hipotermia são necessários alguns procedimentos para restabelecer a temperatura corporal, como:
  • Massagens vigorosas no corpo
  • Ingestão de bebidas quentes
  • Se a vítima estiver com roupas úmidas, retire-as imediatamente, pois a água da roupa retira calor do corpo
  • Deitar encostado à vítima, uma vez que a transmissão de calor vinda de outro corpo ajuda a aquecer e melhorar de forma rápida a temperatura corporal da vítima.
  • Jamais dê bebidas alcoólicas, pois elas dão uma sensação instantânea de aquecimento, porém, reduzem a temperatura do corpo.
  • Em casos mais graves, serviços médicos devem ser acionados, para adotar procedimentos mais específicos como infusão de soros aquecidos, aquecimento do tecido sanguíneo através da circulação extracorpórea entre outros procedimentos.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,20,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,101,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Assistência de Enfermagem em situações de Hipotermia
Assistência de Enfermagem em situações de Hipotermia
https://4.bp.blogspot.com/-RQ871oHisDA/VyZ4yg1QE0I/AAAAAAAADjU/frcuNAYPeFAfV61PjLl8WzIongWp1Oa5gCLcB/s1600/hipotermia-frio.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-RQ871oHisDA/VyZ4yg1QE0I/AAAAAAAADjU/frcuNAYPeFAfV61PjLl8WzIongWp1Oa5gCLcB/s72-c/hipotermia-frio.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/05/hipotermia-cuidados-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/05/hipotermia-cuidados-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar