<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Conheça os 9 Certos da Administração de Medicamentos

A etapa de administração é a última barreira para evitar um erro relacionado a medicação, a fim de garantir a segurança do paciente, ...



A etapa de administração é a última barreira para evitar um erro relacionado a medicação, a fim de garantir a segurança do paciente, é necessário que os profissionais de enfermagem saibam e utilizem os “9 certos”.

A administração de medicamentos além de ser uma das atividades mais sérias e de grande responsabilidade para a equipe de enfermagem é uma das etapas da terapia medicamentosa mais importante.

Os nove certos não garantem que os erros de administração não ocorrerão, mas segui-los pode prevenir significativa parte desses eventos, melhorando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente durante o processo de administração de medicamentos.

1) Paciente certo
Deve-se perguntar ao paciente seu nome completo antes de  administrar o medicamento e utilizar no mínimo dois identificadores para  confirmar o paciente correto.

Nessa etapa, é importante que o profissional faça perguntas abertas e que necessitam de mais interação paciente-profissional, tal como:

“Por favor, diga-me o seu nome completo?”

Além disso, é importante verificar se esse paciente  corresponde ao:

Nome identificado na pulseira;

Nome identificado no leito;

Nome identificado no prontuário.

Importante: caso o paciente apresente baixo nível de  consciência, impossibilitando-o de confirmar o nome completo, a equipe  assistencial deverá conferir o nome do paciente descrito na prescrição com a  pulseira de identificação, devendo, ainda, associar pelo menos mais dois  identificadores diferentes.

Outra estratégia que auxilia a evitar a administração de  medicamentos ao paciente errado, é existir norma interna do estabelecimento de  saúde que evite, dentro do possível, que dois pacientes com o mesmo nome  fiquem internados simultaneamente no mesmo quarto ou enfermaria.

2) Medicamento certo
Conferir se o nome do medicamento que tem em mãos é o que  está prescrito.
O nome do medicamento deve ser confirmado com a prescrição  antes de ser administrado.

Conhecer o paciente e suas alergias. Conferir se ele não é  alérgico ao medicamento prescrito.

Identificar os pacientes alérgicos de forma diferenciada,  com pulseira e aviso em prontuário, alertando toda a equipe. 

Todos os fatos descritos pelo paciente/cuidador ou observado  pela equipe, sejam eles reações adversas, efeitos colaterais ou erros de  medicação, devem ser registrados em prontuário e, notificados.

Importante: alguns medicamentos são associações. Nesses  casos, é necessário conhecer a composição dos medicamentos para identificar se  o paciente não é alérgico a algum dos componentes do medicamento.

3) Via certa

Identificar a via de administração prescrita.
Verificar se a via de administração prescrita é a via  tecnicamente recomendada para administrar determinado medicamento.

Lavar as mãos antes do preparo e administração do  medicamento.

Verificar se o diluente (tipo e volume) foi prescrito e se a  velocidade de infusão foi estabelecida, analisando sua compatibilidade com a via de administração e com o medicamento em caso de administração de por via endovenosa.

Avaliar a compatibilidade do medicamento com os produtos para a saúde utilizados para sua administração (seringas, cateteres, sondas, equipos, e outros).

Identificar no paciente qual a conexão correta para a via de administração prescrita em caso de administração por sonda nasogástrica, nasoentérica ou via parenteral.

Realizar a antissepsia do local da aplicação para administração de medicamentos por via parenteral.

Esclarecer todas as dúvidas com a supervisão de enfermagem,  prescritor ou farmacêutico previamente à administração do medicamento.

Esclarecer as dúvidas de legibilidade da prescrição diretamente com o prescritor.

Importante: Informações sobre compatibilidade de medicamentos e produtos para a saúde utilizados na administração de medicamentos, deverão estar disponíveis em manual ou em base de dados para consulta no local do preparo ou pode-se consultar o farmacêutico.

4) Hora certa
Preparar o medicamento de modo a garantir que a sua  administração seja feita sempre no horário correto, para garantir adequada resposta terapêutica.
Preparar o medicamento no horário oportuno e de acordo com  as recomendações do fabricante, assegurando-lhe estabilidade.

A antecipação ou o atraso da administração em relação ao horário predefinido somente poderá ser feito com o consentimento do enfermeiro e do prescritor.

5) Dose certa
Conferir atentamente a dose prescrita para o medicamento.
Doses escritas com “zero”, “vírgula” e “ponto” devem receber  atenção redobrada, conferindo as dúvidas com o prescritor sobre a dose  desejada, pois podem redundar em doses 10 ou 100 vezes superiores à desejada.

Certificar-se de que a infusão programada é a prescrita para  aquele paciente.

Verificar a unidade de medida utilizada na prescrição, em  caso de dúvida ou medidas imprecisas (colher de chá, colher de sopa, ampola),  consultar o prescritor e solicitar a prescrição de uma unidade de medida do  sistema métrico.

Conferir a velocidade de gotejamento, a programação e o  funcionamento das bombas de infusão contínua em caso de medicamentos de infusão  contínua.

Realizar dupla checagem dos cálculos para o preparo e  programação de bomba para administração de medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância.

Medicações de uso “se necessário” deverão, quando prescritas, ser acompanhadas da dose, posologia e condição de uso.

Solicitar complementação do prescritor em caso de orientações vagas, tais como “fazer se necessário”, “conforme ordem médica” ou  “a critério médico”, para possibilitar a administração.

Importante: Não deverão ser administrados medicamentos em casos de prescrições vagas como: “fazer se necessário”, “conforme ordem médica” ou “a critério médico”.

6) Registro certo da administração
Registrar na prescrição o horário da administração do medicamento.
Checar o horário da administração do medicamento a cada  dose.

Registrar todas as ocorrências relacionadas aos medicamentos, tais como adiamentos, cancelamentos, desabastecimento, recusa do  paciente e eventos adversos.

7) Orientação correta
Esclarecer dúvidas sobre a razão da indicação do medicamento, sua posologia ou outra informação antes de administrá-lo ao paciente junto ao prescritor.

Orientar e instruir o paciente sobre qual medicamento está sendo administrado (nome), justificativa da indicação, efeitos esperados e aqueles que necessitam de acompanhamento e monitorização.

Garantir ao paciente o direito de conhecer o aspecto (cor e formato) dos medicamentos que está recebendo, a frequência com que será administrado, bem como sua indicação, sendo esse conhecimento útil na prevenção de erro de medicação.

8) Forma certa
Checar se o medicamento a ser administrado possui a forma farmacêutica e via administração prescrita.

Checar se forma farmacêutica e a via de administração  prescritas estão apropriadas à condição clínica do paciente.

Sanar as dúvidas relativas à forma farmacêutica e a via de  administração prescrita junto ao enfermeiro, farmacêutico ou prescritor.

A farmácia deve disponibilizar o medicamento em dose  unitária ou manual de diluição, preparo e administração de medicamentos, caso  seja necessário realizar a trituração e suspensão do medicamento para administração por sonda nasogástrica ou nasoentérica.

9) Resposta certa
Observar cuidadosamente o paciente, para identificar, quando  possível, se o medicamento teve o efeito desejado.

Registrar em prontuário e informar ao prescritor, todos os  efeitos diferentes (em intensidade e forma) do esperado para o medicamento.

Deve-se manter clara a comunicação com o paciente e/ou  cuidador.

Considerar a observação e relato do paciente e/ou cuidador  sobre os efeitos dos medicamentos administrado, incluindo respostas diferentes do padrão usual,

Registrar todos os parâmetros de monitorização adequados  (sinais vitais, glicemia capilar.).

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Conheça os 9 Certos da Administração de Medicamentos
Conheça os 9 Certos da Administração de Medicamentos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC1ENGgzltu-W9GV3GCEhEcknPv-EEYgosMktxnuX62bR5LjcRJ4KBJ_LIzrYY3S8sHsG3SXEgrrIVFK9cL-zN2Aa8jCVOOdX6rsnLIPka30NPpvN3lQsKsxAlPinVWvvml5hmy9tkFKQS/s400/9-certos-da-medicacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC1ENGgzltu-W9GV3GCEhEcknPv-EEYgosMktxnuX62bR5LjcRJ4KBJ_LIzrYY3S8sHsG3SXEgrrIVFK9cL-zN2Aa8jCVOOdX6rsnLIPka30NPpvN3lQsKsxAlPinVWvvml5hmy9tkFKQS/s72-c/9-certos-da-medicacao.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/06/9-certos-administracao-medicacao.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/06/9-certos-administracao-medicacao.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar