<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Amitriptilina (antidepressivo tricíclico) - Para que serve?

O Cloridrato de Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico com funções ansiolíticas (controle da ansiedade) e calmante. Ele regul...


O Cloridrato de Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico com funções ansiolíticas (controle da ansiedade) e calmante. Ele regula as substâncias em desequilíbrio do cérebro, portanto, serve para o tratamento da depressão, enurese noturna (urinar enquanto dorme), enxaqueca, cefaléia e casos de ansiedade generalizada.

Indicações:
O principal uso de Amitriptilina é para o tratamento da depressão, mas pode ser utilizado em outros casos como enxaqueca.
- Tratamento preventivo da Enxaqueca
- Enurese noturna
- Depressão
- Ansiedade generalizada
- Tratamento antidepressivo da esquizofrenia

A Amitriptilina é um medicamento que só pode ser utilizado sob prescrição médica. A sua compra é permitida somente por meio de receita médica.



Contra-indicações:
- Pacientes que mostraram hipersensibilidade a Amitriptilina
- Quem faz uso de monoaminoxidase
- Pessoas que usam Cisaprida
- Pacientes que estão em fase de recuperação pós infarto do miocárdio

Deve ser recomendada sob observação e cautela em pacientes:
- Que tem pressão intraocular aumentada
- Que tem glaucoma
- Pacientes com função renal comprometida
- Pacientes com função hepática comprometida
- Pessoas com histórico de convulsão
- Quem tem doenças cardiovasculares
- Pessoas com doenças endócrinas
- Quem tem alergia a ácido acetilsalicílico

Não use amitriptilina se você tiver usado um inibidor da MAO, como por exemplo o isocarboxazida e rasagilina nos últimos 14 dias. É importante informar ao médico também seu histórico de saúde e dizer se já usou outro antidepressivo. Mesmo esse remédio sendo um antidepressivo algumas pessoas com idade inferior a 25 anos tomaram o remédio e tiveram pensamentos sobre suicídio.

Composição:
O princípio ativo da Azitriptilina é justamente o nome que leva o remédio. No entanto, também são acrescentados outras coisas no medicamento antes de ser comercializado.
- Cloridrato de amitriptilina
- Excipientes: amido, ácido esteárico, celulose microcristalina, copovidona, corante laca amarelo quinolina, corante laca amarelo crepúsculo, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio básico di-hidratado, lactose monoidratada, hipromelose, macrogol
- Corante amarelo tartrazina

Como tomar – POSOLOGIA
A recomendação inicial é de que os pacientes ingiram doses pequenas sempre à noite antes do jantar ou ao deitar. A medida do tempo ficará à critério do médico o aumento da substância, que geralmente, é de 75mg no início do tratamento e pode ser aumentada até no máximo 150mg diárias.

Para pacientes hospitalizados a dosagem varia de 100mg a 200mg por dia, de acordo com o necessário. São poucos os pacientes que chegam a precisar de 300mg diárias.

Adolescentes e idosos não devem ultrapassar os 50mg. Podem ser feitas em dose única ou duas vezes ao dia, de preferência durante a noite ao deitar para dormir.

Para tratar enurese noturno em crianças é recomendado 25 mg a 50mg. Os efeitos podem ser sentidos logo nas primeiras utilizações.

Amitriptilina para Crianças
Este medicamento pode ser recomendado para crianças, principalmente por conta da enurese noturna. Apesar de constar na bula uma medicação para resolver a urina na cama sempre consulte um médico para saber se não  há outras formas de solucionar o problema antes de iniciar coma medicação.

Amitriptilina ENGORDA?
Pelo contrário, este medicamento pode causar o emagrecimento. Se você está tratando a depressão é preciso ficar atendo a situação de emagrecimento, pois em muitos casos é possível desenvolver anorexia ou distúrbios alimentares. Além  de consultar um médico também deve frequentar uma nutricionista, afinal, a desnutrição também é um dos fatores que dificulta o tratamento da depressão.

Apesar do emagrecimento ser mais comum o ganho de peso está entre um dos efeitos colaterais do medicamento. Acontece que tudo vai depender da resposta que o organismo dá ao remédio, por tanto, uma das reações é o inchaço devido alterações no sistema linfático.

Se você consome ou conhece alguém que faz uso do Cloridrato de Amitriptilina tenha muita atenção na alimentação.

Cuidados de enfermagem:
- Instrua o paciente a tomar a medicação conforme recomendado e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do médico, ainda que melhore.
- Informe ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionados ao uso da medicação. 
- A medicação deve ser administrada a noite para evitar sonolência durante o dia.
- O uso da medicação não deve ser suspenso subitamente ou sem o conhecimento do médico.
- A medicação tem um forte efeito anticolinérgico. Os pacientes idosos podem não tolerar regimes de dose única.
- Recomende que o paciente mude lentamente de posição para minimizar a hipotensão postural, durante a terapia.
- Recomende ao paciente o uso de protetor solar e de roupas mais adequadas para evitar as reações de fotossensibilidade, durante a terapia.
- Recomende ao paciente a adoção de uma dieta rica em fibras e maior ingestão de líquidos para minimizar a constipação, durante a terapia.
- Pode causar boca seca. Enxágues orais freqüentes, balas ou gomas de mascar sem açúcar podem minimizar este efeito.
- Pode causar tontura e sonolência.







Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Amitriptilina (antidepressivo tricíclico) - Para que serve?
Amitriptilina (antidepressivo tricíclico) - Para que serve?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtE7fV5Pd5J9QimnR-B06IJSbg2UPWMB8ZspZRSmQL1YDmtnHfO9Ao0xlSYm_ykUb4e1OVuvcmQc7VjELf2jZ7d4I9448t62Nyn7hntE0WOOlp6y0N_P6Kw8mF3GRGHl5sC-dRiPYN9tS8/s640/cloridrato-Amitriptilina.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtE7fV5Pd5J9QimnR-B06IJSbg2UPWMB8ZspZRSmQL1YDmtnHfO9Ao0xlSYm_ykUb4e1OVuvcmQc7VjELf2jZ7d4I9448t62Nyn7hntE0WOOlp6y0N_P6Kw8mF3GRGHl5sC-dRiPYN9tS8/s72-c/cloridrato-Amitriptilina.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/amitriptilina-antidepressivo-triciclico.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/amitriptilina-antidepressivo-triciclico.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar