<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Conjuntivite - Sintomas, Transmissão, Tratamento e Prevenção

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva , membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos ol...


A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos e não costuma deixar sequelas. É uma doença comum na época do verão e pode ser alérgica, bacteriana, viral e gonocócica.

Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais frequentemente são causas de epidemias.




TIPOS DE CONJUNTIVITE

Alérgica:  Não  é  transmissível e  geralmente  afeta  indivíduos  propensos à alergia como, por exemplo, os portadores de rinite e de bronquite. Esta não é transmissível e ocorre mais vezes na primavera e no
outono quando há muito pólen espalhado pelo ar.

Bacteriana: Caracterizada por uma secreção espessa, amarelada e com consistência cremosa, que deixa o indivíduo com os olhos inchados e, por vezes, pode demorar de 5 a 7 dias para desaparecer. Tem como agente etiológico Streptococcuspenumoniae, Staphylococcus aureus e Haemophilusinfluenzae.

Viral:   Caracterizada   por   uma   secreção   esbranquiçada,   em   pequena quantidade que demora aproximadamente 15 a 20 dias para desaparecer. É a conjuntivite  mais frequente,  e  o  agente  causador  mais  comum  é  o adenovírus. Mas também pode ser causada por um enterovírus tipo 70 (conjuntivite hemorrágica) e coxsackie A4 (também conjuntivite hemorrágica).

Gonocócica: Possui como agente etiológico a Neisseriagonorrhoeae, que é uma bactéria transmitida através do ato sexual. Também pode ser transmitida no momento do parto, mas esta forma de transmissão é infrequente, uma vez que costuma-se  administrar  uma  gota  de  nitrato  de  prata  1%  no  saco conjuntival do recém-nascido. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos sistêmicos e oculares.


SINTOMAS DA CONJUNTIVITE

- Pálpebras inchadas (conjuntivite bacteriana);
- Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
- Sensação de areia ou de ciscos nos olhos (conjuntivite viral);
- Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); 
- Coceira (conjuntivite alérgica);
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
- Visão borrada;
- Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

TRANSMISSÃO

O contágio da conjuntivite bacteriana pode ser feito através do contato com as secreções do indivíduo contaminado. O período de contágio dura todo o tempo em que houver sintomas.

A  transmissão da  conjuntivite viral dá-se através do contato com a secreção ou com objetos contaminados, como lenços ou toalhas que tenham entrado em contato direto com o olho afetado. Também pode ser transmitida através de artigos utilizados pelo indivíduo contaminado, como: maquiagem, dormir sobre o mesmo travesseiro, partilhar óculos ou lentes de contato, abraços e beijos etc. A doença é transmissível enquanto durar os sintomas.

Em geral a conjuntivite dissemina-se com maior facilidade em ambientes coletivos (escola, creches, fábricas etc.)

TRATAMENTO

Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. Geralmente, a conjuntivite viral não deixa sequelas, mas pode ocorrer visão embaçada (se notar alguma dificuldade na visão, deve-se voltar ao oftalmologista).

Já, o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro. 

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

PREVENÇÃO

- Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
- Lavar  com  frequência o  rosto  e  as  mãos,  uma  vez  que  estes  são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
- Não coçar os olhos;
- Usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lavar todos os dias as toalhas de tecido;
- Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente, enquanto perdurar a crise;
- Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
- Não se automedique.
- Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá- los não encoste o bico do frasco no olho.
- Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas.
- Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.
- Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos.
- Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos. 

As conjuntivites, principalmente por sua freqüência, devem ser adequadamente reconhecidas e tratadas. É importante realizar o diagnóstico diferencial com outras patologias, geralmente de maior gravidade, com o objetivo de prevenir potencias problemas visuais para o paciente.

A conjuntivite é uma afecção benigna, tem diagnóstico clínico e caráter autolimitado com resolução espontânea em aproximadamente duas semanas.
As conjuntivites viral, bacteriana e alérgica apresentam entidades clínicas diferentes, sendo o diagnóstico correto imprescindível para que a conduta a ser tomada seja a mais adequada.

A conjuntivite viral e bacteriana são altamente contagiosas, devendo-se atentar para a presença de surtos.


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Conjuntivite - Sintomas, Transmissão, Tratamento e Prevenção
Conjuntivite - Sintomas, Transmissão, Tratamento e Prevenção
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHyniUOVZU9K7ILlIh-zApcrXfunDidKcqvwMR5QQA7E2yyiKoQmI53LthAFb0oDyBZ0pOcKhjL1yQl0hylNRHoCQKSbHx0bjENKg-hdb1-80dnWS5zgWGgvo67DH90_l4C8LjFNczbI07/s640/CONJUNTIVITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHyniUOVZU9K7ILlIh-zApcrXfunDidKcqvwMR5QQA7E2yyiKoQmI53LthAFb0oDyBZ0pOcKhjL1yQl0hylNRHoCQKSbHx0bjENKg-hdb1-80dnWS5zgWGgvo67DH90_l4C8LjFNczbI07/s72-c/CONJUNTIVITE.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/conjuntivite-sintomas-transmissao.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/conjuntivite-sintomas-transmissao.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar