<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Funções da Ocitocina e da Prolactina

Após o parto, o sistema nervoso materno produz dois hormônios fundamentais para a amamentação: a prolactina e a ocitocina . É por meio ...


Após o parto, o sistema nervoso materno produz dois hormônios fundamentais para a amamentação: a prolactina e a ocitocina. É por meio do leite materno que a criança recebe todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, além da proteção contra uma série de doenças em razão dos anticorpos recebidos da mãe.

A prolactina é um hormônio estimulado pela hipófise, glândula que fica no cérebro, ela é responsável não só pela prolactina, mas também por diversos outros hormônios de nosso corpo. A prolactina, produzida no cérebro, é o hormônio que atua na glândula mamária e, após o parto, age nas células produtoras de leite, acelerando sua produção. É dependente da sucção que o bebê faz na mama e das técnicas corretas de amamentação.


A ocitocina é um hormônio produzido na hipófise, sua função mais conhecida é a de estimular a contração do útero na hora do parto. No entanto, a ocitocina não é exclusiva das mulheres, os homens também a fabricam. Além da sua função no parto, ela age como um neurotransmissor, regulando comportamento de interação social, sendo por isso também conhecida como o "hormônio do amor".




Nas mulheres, ela age na glândula mamária atuando na liberação do leite armazenado. Além da sucção e das técnicas corretas para amamentação, a síntese desse hormônio está condicionada ao estado emocional materno. Ansiedade, medo e estresse inibem a produção e a liberação da ocitocina. Por outro lado, níveis aumentados de ocitocina no cérebro resultam em leve sonolência, euforia, limiar à dor aumentado e sentimento de mais amor pelo bebê.

Como o nosso organismo sabe o momento exato de produzir estes hormônios?

Com o estimulo da sucção (ou da ordenha) nas tetas, inicia-se o reflexo neural que se propaga até o hipotálamo, estimulando a neurohipófise a liberar ocitocina. Pode-se dizer que a prolactina está relacionada à síntese e a ocitocina a ejeção do leite. A ocitocina se liga aos receptores nas células mioepiteliais localizadas nos alvéolos provocando contração destas células e consequentemente a ejeção do leite.

Benefícios da Amamentação para a saúde da Criança

A alimentação com leite humano diminui a incidência e/ou a severidade de uma ampla série de doenças infecciosas, incluindo meningite bacteriana, bacteriemia, diarreia, infecções do trato respiratório, alergias alimentares, enterocolite necrotizante, otite média, infecção do trato urinário e sepse de início tardio em crianças pré-termo.

Alguns estudos sugerem taxas diminuídas de síndrome da morte súbita do lactente no 1º ano de vida e redução na incidência de diabetes melito insulino-dependente (tipo 1) e não insulino-dependente (tipo 2), doença celíaca e de Crohn, linfoma, leucemia e doença de Hodgkin, sobrepeso e obesidade, hipercolesterolemia e asma em crianças mais velhas e adultos que foram amamentados, comparados com indivíduos que não foram amamentados. 

Proporciona melhora do vínculo mãe-filho, ausência de sobrecarga renal de solutos, melhor biodisponibilidade de nutrientes e digestibilidade, melhora da aceitação de novos alimentos no desmame (pela exposição a odores e sabores diferentes) e custo menor quando comparado com alimentação artificial.

Além disso, quanto ao desenvolvimento neurológico, a amamentação tem sido relacionada a desempenho ligeiramente melhor em testes de desenvolvimento cognitivo.

Benefícios para a Saúde Materna

  • Diminuição da hemorragia pós-parto e involução uterina mais rápida atribuíveis a concentrações aumentadas de ocitocina;
  • Perda de sangue menstrual reduzida e efeito anticoncepcional atribuível à amenorreia lactacional;
  • Retorno mais rápido ao peso pré-gravidez;
  • Risco diminuído de câncer de mama e de ovário;
  • Risco possivelmente reduzido de fraturas de quadril e osteoporose no período pós-menopausa.


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Funções da Ocitocina e da Prolactina
Funções da Ocitocina e da Prolactina
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj663WehVzswZYChuSx6h03UvIa_pmRLrOADQ5rrSyGg82O6jfGvkm4OKv-mIzmB41kf6fM_1_WHlHlqHPDE4js9QLmV682GGsTTaVnipyDinRjwXlEizRcvHD8OxsnT7Kbobm-RjCK5sD/s400/prolactina-e-ocitocina.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj663WehVzswZYChuSx6h03UvIa_pmRLrOADQ5rrSyGg82O6jfGvkm4OKv-mIzmB41kf6fM_1_WHlHlqHPDE4js9QLmV682GGsTTaVnipyDinRjwXlEizRcvHD8OxsnT7Kbobm-RjCK5sD/s72-c/prolactina-e-ocitocina.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/10/funcoes-da-ocitocina-e-da-prolactina.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/10/funcoes-da-ocitocina-e-da-prolactina.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar