<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

OPME: Pacote, Conta Aberta, Protocolo, Projeto, Faturamento Direto ou Faturamento Hospitalar? Que confusão!!

Vamos deixar a sacanagem um pouco de lado e falar algo prático sobre OPME. Principalmente para quem trabalha com auditoria cirúrg...



Vamos deixar a sacanagem um pouco de lado e falar algo prático sobre OPME.

Principalmente para quem trabalha com auditoria cirúrgica prévia de OPME (Órtese, Prótese e Materiais Especiais), existem muitas dificuldades para o entendimento e definições sobre pacote, conta aberta, protocolo, projeto, faturamento direto e faturamento do hospital.

É de extrema importância termos clareza nesses conceitos, porque dependendo da modalidade que foi negociado com a operadora os trâmites internos e tratativas com os players são bem diferentes.

O ideal é que estas questões sejam resolvidas logo no início do processo de um agendamento cirúrgico. Se isso não ocorrer de maneira clara e objetiva muito provavelmente os setores pós-cirúrgicos como auditoria de contas, faturamento e recurso de glosas vão sofrer sérios problemas com os fornecedores e operadoras. - Os Fornecedores que não irão receber pelo material utilizado estremecendo a relação sadia com o Hospital e a Operadora que não irá pagar o hospital gerando glosas imensas, prejuízos e atrasos no pagamento.


Vamos às definições e observações:

1. PACOTE

Essa modalidade é bastante utilizada "nos tempos de guerra" que estamos vivendo. Ocorre a negociação entre o prestador e as operadoras de um valor fechado para um procedimento e a gestão de utilização de todos os materiais e serviços fica por conta do prestador, salvo materiais utilizados em situações de emergência, claro!

Vamos a um exemplo: Foi negociado por 5 mil reais o procedimento de Colecistectomia sem colangiografia laparoscópica TUSS 31005497, ou seja, o hospital irá receber este valor do convênio.

Está incluso: Até 01 diária, até 120 minutos de procedimento, até 01 peça de anátomo patológico, até 01 Agulha para pneumoperitônio descartável e até 01 Trocarte descartável, taxas de sala e equipamentos.

Se a solicitação cirúrgica estiver com algum item que não esteja no contrato do pacote, e não adequarmos logo no agendamento cirúrgico, o que ocorrerá?

O material será disponibilizado, utilizado e aparecerão os problemas no pós-cirúrgico e possivelmente glosa dos itens excedentes.

2. CONTA ABERTA

Fee for Service que todos estão acostumados (ou desacostumados...). Ocorre a cobrança e pagamento de todos os itens utilizados, item a item. Sem dó nem piedade! Apenas respeitando regras individuais das operadoras.

3. PROTOCOLO INSTITUCIONAL / CLÍNICO / CIRÚRGICO

São diretrizes estabelecidas pelo prestador para controlar e guiar as áreas internas sobre a utilização dos itens, geralmente dos Pacotes e principalmente de OPME's.

Em alguns contratos não estão discriminados item a item do OPME contemplado. Simplesmente está descrito: "Todos os OPME's estão inclusos no Pacote, independentemente do OPME utilizado na cirurgia".

Ou seja, o hospital irá absorver os gastos de todos os OPME's utilizados no procedimento. Por isso a importância dos Protocolos - para não permitirmos a utilização de materiais não pertinentes à cirurgia e garantirmos o Ebitda planejado pelos estrategistas financeiros.



4. FATURAMENTO HOSPITALAR

Nessa modalidade o prestador de serviços será o responsável de faturar os OPME's junto ao fornecedor.

**Nos casos que não são Pacotes: O convênio autoriza a utilização do OPME após análise técnica realizada pela Central de Regulação, o hospital compra os materiais do fornecedor, aplica a taxa de comercialização e fatura junto à operadora de saúde.

**Nos casos que são Pacotes: Como a gestão dos gastos é do hospital, não há necessidade de liberação dos OPME's pelas operadoras. Então não há repasse das taxas aplicadas pelo hospital para a operadora.

5. FATURAMENTO DIRETO

Quer dizer que o fornecedor do OPME irá negociar diretamente com a operadora de saúde, sem intermediação do prestador de serviços.

Vemos essa modalidade cada vez mais frequente pois as taxas de comercialização e/ou manuseio aplicadas pelos prestadores vão de 10% a 40% do valor de custo do material (até mais do que isso nas regiões extremas do país, podendo chegar a números absurdos).

Sem contar que o custo de alguns OPME's sofrem alterações de valores dependendo da região do Brasil que será comercializado.


O aumento dos custos é exponencial nesses casos: imaginem um hospital no Nordeste que já pagará mais caro para comprar um material e ainda aplica a taxa de comercialização de 40% para repassar à operadora. A conta não fecha e esse aumento é repassado aos usuários no final da história.

Apenas para citar a complexidade dos custos, vejam o exemplo a cima e tirem suas conclusões.

6. PROJETO

A operadora de saúde terceiriza a negociação e tratativas do OPME para uma empresa. No meu exemplo a empresa chama-se Ximbinha. (rs!)

A empresa Ximbinha realiza a gestão dos preços (custo + lucro) praticados no Brasil e negocia melhores valores com os fornecedores/fabricantes parceiros desse Projeto. Esses fornecedores/fabricantes são pré-estabelecidos e não é permitido a utilização de empresas que não sejam do projeto, salvo itens exclusivos que esses fornecedores não disponibilizam.

Vale citar que o Projeto além de pré-estabelecer fornecedores/fabricantes, também trabalha com especialidades. 

Por exemplo:
Especialidade Endovascular: está autorizado a solicitação dos fornecedores W, X, Y e Z. Não sendo permitido a solicitação do fornecedor "K", que está fora da parceria, salvo se for distribuidor único para um certo tipo de material.


Contribuiu com este Artigo:


Alexandre Almidoro
** Enfermeiro Auditor Especialista em OPME na BP de São Paulo;
** Responsável pela auditoria pré cirúrgica das Unidades BP e BP Mirante; 
** MBA em Auditoria em Saúde pela UNINTER
** Pós graduação em Cardiologia pela UNIFESP
** Pós graduação em Docência pela FNC - Estácio
** Linkedin



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: OPME: Pacote, Conta Aberta, Protocolo, Projeto, Faturamento Direto ou Faturamento Hospitalar? Que confusão!!
OPME: Pacote, Conta Aberta, Protocolo, Projeto, Faturamento Direto ou Faturamento Hospitalar? Que confusão!!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRWhWLAqgpcDz32Uz7BmEsHQUTWUHYh2zJOAGQV9fFNPxwQqcdsW0S7SzBWAJQf0yZQLw3C5DgL7l5n1BYJvDP1fwnDyLBAxYlJrbV0sIb64q7R-7oSTp9xh0PqeIKzu5yANXHFYx4Jhnw/s1600/opme.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRWhWLAqgpcDz32Uz7BmEsHQUTWUHYh2zJOAGQV9fFNPxwQqcdsW0S7SzBWAJQf0yZQLw3C5DgL7l5n1BYJvDP1fwnDyLBAxYlJrbV0sIb64q7R-7oSTp9xh0PqeIKzu5yANXHFYx4Jhnw/s72-c/opme.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/02/opme-pacote-conta-aberta-protocolo.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/02/opme-pacote-conta-aberta-protocolo.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar