<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Escala de Manchester

Escala de Manchester


As emergências, sejam elas clínicas ou traumáticas, quando não atendidas da maneira e técnica adequada representam um alto risco de vida e comprometimento do quadro clínico do paciente, contribuindo para a piora do mesmo.

A triagem é empregada com o fim de selecionar as vítimas que requerem de atendimento, de acordo com nível de gravidade, atendimento este que pode ser imediato ou mediato, ofertando uma assistência médica imediata com o objetivo de prolongar a vida do paciente e prevenir consequências sérias à saúde.
Os pacientes que acessam a rede de Serviços de Urgência e Emergência são classificados de acordo com a necessidade de cada caso. É a classificação das vítimas em categorias, e avaliação de forma integral e individualizada, aperfeiçoando a ação de socorro, garantindo uma abordagem de alta qualidade.
É um instrumento que tem fundamentação científica e pode ser realizado pelo enfermeiro e médico, requerendo competência técnica.

O Ministério da Saúde propõe a implementação da da triagem classificatória de risco nos serviços de urgência e emergência: “deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-existentes e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento atendimento.” (Portaria 2048). 

Objetivos da classificação de risco:
-identificar a demanda.
-Organização do fluxo dos pacientes.
-atendimento resolutivo.
-atendimento humanizado.
-atendimento rápido efetivo.
-acesso com equidade.
-reduzir tempo de espera para atendimento diminuindo agravos à saúde e grau de sofrimento.

O sistema de triagem de Manchester é um sistema composto por cinco níveis de urgências que determinarão o grau de necessidade de atendimento, caracterizado por cores e tempo de atendimento.

São avaliados as condições de saúde do paciente: 
-Queixa (início, duração, evolução)
-Avaliação da responsividade.
-Avaliação respiratória: padrão respiratório, frequência respiratória.
-Avaliação circulatória: pulsos perfiféricos e centrais: frequência, amplitude, ritmo, simetria, tempo de enchimento capilar e temperatura.
-Avaliação neurológica: Escala de coma de Glasgow.
-Dor
-Febre

FATORES QUE DETERMINAM A PRIORIDADE:

VERMELHO: comprometimento das vias aéreas, respiração inadequada, hemorragia exanguinante, choque/convulsão, irresponsividade.

LARANJA: dor intensa, hemorragia incontrolável (maior), alteração de consciência, criança febril, dor moderada.

AMARELO: hemorragia incontrolável (menor), inconsciência, adulto febril.

VERDE: dor recente, febre (queda), problema recente.

AZUL: não se aplica a situação de urgência, podendo se enquadrar vômito e problema recente.

Com o protocolo clínico de classificação de risco, os serviços de urgência atenderão os pacientes de acordo com o grau de prioridade clínica e tempo de espera determinado. Incumbe privativamente ao enfermeiro a consulta de enfermagem e realização de técnicas de maior complexidade, conhecimentos científicos, capacidade de tomar decisões rápidas, de acordo com a lei nº 7.498/86 do Exercício Profissional de Enfermagem.

REFERÊNCIAS
Junior WC et al. Diretrizes para implementação do sistema Manchester de classificação de risco nos pontos de atenção às urgências e emergências. Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. Brasil, 2015. Disponível em: http://gbcr.or.br/public/uploads/filemanager/source/54c127352e3b2.pdf
Conselho Federal de Enfermagem- COFEN. Classificação de risco por cores: uma ferramenta para avaliação de emergência. 2011. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br
Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. Política Municipal de Humanização-PMH. Prefeitura de São Luís. Disponível em: http://bvms.saude.gov/bvs/publicacoes/protocolo_acolhimento_classificacao_rsico.pdf

Contribuiu com este Artigo:





Mateus Henrique Dias Guimarães
INSTAGRAM: instagram.com/eumateushenrique 
TWITTER: twitter.com/mateus_henry_
Bacharel em Enfermagem. Pós-graduando em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família.
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,105,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Escala de Manchester
Escala de Manchester
Escala de Manchester
https://2.bp.blogspot.com/-hMDsGv9z494/WqcHE8X6ecI/AAAAAAAAFuA/qPUS3-yF-lwnxVo1myLnM-HkqPXeHlpOgCLcBGAs/s400/escala.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-hMDsGv9z494/WqcHE8X6ecI/AAAAAAAAFuA/qPUS3-yF-lwnxVo1myLnM-HkqPXeHlpOgCLcBGAs/s72-c/escala.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/escala-de-manchester.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/escala-de-manchester.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar