<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Situações que cortam o efeito do Anticoncepcional

A baixa dosagem hormonal dos anticoncepcionais mais modernos não influencia na eficácia deles. Em geral, de cada cem mulheres que tomam a ...


A baixa dosagem hormonal dos anticoncepcionais mais modernos não influencia na eficácia deles. Em geral, de cada cem mulheres que tomam a pílula corretamente durante um ano, três engravidam. Isso ocorre porque nenhum método garante 100% de proteção, nem a laqueadura. Além de ser um contraceptivo, a pílula protege as mulheres contra a endometriose.


O que pode influenciar o efeito do anticoncepcional oral?


Esquecimento: O esquecimento de tomar a pílula por um período superior a 12 horas do horário habitual de ingestão do medicamento pode ocasionar uma redução da eficácia do método e, por isso, é importante utilizar um contraceptivo adicional, como a camisinha.

Alguns remédios tais como antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos podem cortar ou diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional e por isso sempre que é necessário tomar algum destes medicamentos, deve-se usar camisinha até 7 dias depois da última dose do remédio. E o contrário também pode acontecer: o contraceptivo cortar o efeito de um anticoagulante ou corticoides, por exemplo. 

Ter um episódio de vômito ou diarreia até 4 horas depois de ter tomado o anticoncepcional pode fazer com que ele não tenha tido tempo de ser absorvido pelo corpo, perdendo totalmente ou diminuindo sua eficácia.

Quem tem alguma doença inflamatória intestinal como a doença de Crohn, fez uma ileostomia ou tenha realizado um bypass jejunoileal tem mais risco de engravidar mesmo usando a pílula porque estas situações podem impedir o intestino delgado de absorver corretamente os hormônios, diminuindo assim sua eficácia na proteção contra a gravidez. 

Bebida alcoólica: Consumir bebidas como cerveja, caipirinha, vinho, vodka ou cachaça não diminui a eficácia da pílula. Mas é bom evitar o excesso de bebidas alcoólicas, porque tanto elas quanto a pílula são metabolizados no fígado, o que pode sobrecarregá-lo. Vale lembrar que as mulheres que consomem exageradamente este tipo de bebidas tem mais chances de esquecer de tomar a pílula na hora certa, aumentando o risco de uma gravidez indesejada.

Não existe nenhum chá que corta o efeito do anticoncepcional. Portanto, não há contraindicações quanto ao uso de qualquer tipo de chá por mulheres que tomam anticoncepcional, seja ele pílula, adesivo ou injetável. Porém, não se recomenda consumir mais de 5 xícaras de chás diuréticos, como os de cavalinha ou hibisco, momentos antes ou depois de tomar a pílula, por acreditar-se que poderá diminuir a eficácia por não ter tempo para absorver o medicamento que pode ser expelido do corpo pelo xixi.

O consumo de drogas ilícitas como maconha, cocaína, crack ou ecstasy, entre outras, não diminui diretamente a eficácia da pílula quimicamente porque os compostos não interagem entre si, mas como as mulheres que consomem drogas tem mais risco de esquecer de tomar a pílula na hora exata, é recomendado que quem as utilize, tenha outra forma de evitar a gravidez, porque elas são muito prejudiciais e colocam a vida do bebê em risco.



COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Situações que cortam o efeito do Anticoncepcional
Situações que cortam o efeito do Anticoncepcional
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtJd4lPk0f-TNySAM-s9ewWSm4bAKvwAjDJAenUxpAzxGYqyWpl6gd20nvrZ_ygi4iAGcDCr-_Q2BcXk6BnOIDR8wUMsoI9gQPWulh9e-Hw6MZi3W09-HB8-kx7PJtFcrh74Fxt80k75do/s640/anticoncepcional-cortar-efeito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtJd4lPk0f-TNySAM-s9ewWSm4bAKvwAjDJAenUxpAzxGYqyWpl6gd20nvrZ_ygi4iAGcDCr-_Q2BcXk6BnOIDR8wUMsoI9gQPWulh9e-Hw6MZi3W09-HB8-kx7PJtFcrh74Fxt80k75do/s72-c/anticoncepcional-cortar-efeito.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/11/situacoes-que-cortam-o-efeito-do.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/11/situacoes-que-cortam-o-efeito-do.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar