<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

HPV: Transmissão, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O HPV é o agente causador de uma infecção sexualmente transmissível (IST), vulgarmente conhecida como “crista de galo” que se exterior...


O HPV é o agente causador de uma infecção sexualmente transmissível (IST), vulgarmente conhecida como “crista de galo” que se exterioriza pelo aparecimento das verrugas nos genitais masculinos e femininos.

A infecção por HPV está entre as principais doenças sexualmente transmissíveis, além disso, ele está frequentemente relacionado ao desenvolvimento do câncer cervical e verruga condilomatosa. Recentemente foram elaborados dois tipos de vacinas contra o HPV, a vacina profilática e a terapêutica e atualmente a quadrivalente. Os adolescentes e jovens, em função das modificações biológicas, tornam-se vulneráveis a infecção pelo HPV.


É de extrema importância que o adolescente tenha um acompanhamento durante a etapa de iniciação sexual tanto de seus familiares como de toda a equipe multidisciplinar de saúde, em especial o enfermeiro, um profissional qualificado para a elaboração de atividades de revenção e orientação sexual, pois através de uma relação aberta, é que se torna possível, levar as informações necessárias para os adolescentes, evitando-se assim problemas indesejáveis.


Papilomavírus humano é o nome de um grupo de vírus que inclui mais de 100 tipos diferentes. 

As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. De fundamental importância é a constatação de que o desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo, que não genital, é bastante raro.

Transmissão

A transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual. Tendo penetrado no organismo do homem ou da mulher, o vírus pode: permanecer silencioso por semanas ou décadas sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte sobre sua presença; ser eliminado pelo sistema imunológico de defesa (anticorpos) ou provocar tumores benignos ou malignos.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres seja portadora do vírus HPV. Essa proporção, entretanto, tende a aumentar nos próximos anos, já que os sintomas não aparecem, em muitos casos, e tanto homens quanto mulheres podem se contaminar através de relações sexuais sem camisinha.

Sintomas

O vírus se aloja na pele e nas mucosas e normalmente não apresentam sintomas. Outras pessoas apresentam verrugas na genitália.

O HPV pode provocar o aparecimento de verrugas genitais semelhantes às verrugas de outras partes do corpo. Como qualquer verruga elas não doem e podem ser múltiplas ou únicas, pequenas ou grandes, rosadas ou acastanhadas. Quando não são tratadas, as verrugas do HPV podem crescer em tamanho e número, adquirindo o aspecto semelhante ao da “couve-flor”. Popularmente, as verrugas genitais são conhecidas como “crista de galo”. Os médicos costumam chamá-las de condiloma acuminado.

Diagnóstico

O Exame de Papanicolau (preventivo anual) e a Colposcopia (observação da vulva, mucosa da vagina e colo do útero) são fundamentais para a detecção precoce do HPV. Postos de Coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados da Federação e os exames são gratuitos. Procure a Secretaria de Saúde de seu município para obter informações sobre o Posto de Coleta mais próximo de sua residência.



Tratamento

O tratamento varia no tamanho das verrugas, número e se a paciente está grávida ou não. A aplicação local de substâncias cáusticas, a cauterização, a cirurgia  de alta frequência e o raio laser compõem os tratamentos terapêuticos mais comuns atualmente nos consultórios.

A ocorrência de HPV durante a concepção não implica obrigatoriamente numa má formação do feto nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverá ser determinada pelo médico após a análise individual de cada caso.

Pessoas com imunidade baixa, soropositivas para o HIV, transplantadas ou em quimioterapia, podem adquirir e permanecerem com o vírus. 

O HPV está presente em 95% dos casos de câncer de colo uterino, sendo um dos principais causadores desta doença. Ele também está presente em quase metade dos casos de câncer de pênis e pode ser responsável por casos de câncer anal. O homem, mesmo sendo portador do vírus, não apresenta lesão visível em cerca de 80% dos casos. 

O HPV pode permanecer no corpo humano sem apresentar sintoma, por muito tempo. As primeiras manifestações podem surgir, em geral, de dois a oito meses, mas podem demorar até vinte anos. É praticamente impossível determinar em que época uma pessoa foi infectada.

Se o resultado der positivo para o HPV, seu parceiro ou parceira também deverá fazer o exame médico e, no caso de resultado positivo para ele ou ela, seguir o tratamento indicado pelo seu médico.

Mulheres grávidas raramente transmitem HPV para seus bebês durante o parto. O recém-nascido que é exposto ao HPV durante o parto pode desenvolver verrugas na laringe.

Prevenção:
Vacina contra o HPV e camisinha! 


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,20,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,101,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: HPV: Transmissão, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
HPV: Transmissão, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
https://4.bp.blogspot.com/-yfKiCT6cfk0/XEoxGruH9JI/AAAAAAAAGyE/SJvRWi_BcW86rEv1wbH2LL6NhRjIQaVngCLcBGAs/s400/HPV.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-yfKiCT6cfk0/XEoxGruH9JI/AAAAAAAAGyE/SJvRWi_BcW86rEv1wbH2LL6NhRjIQaVngCLcBGAs/s72-c/HPV.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/01/hpv-transmissao-sintomas-diagnostico-e-tratamento.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/01/hpv-transmissao-sintomas-diagnostico-e-tratamento.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar