<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Depressão: A importância do autocuidado ao profissional de Enfermagem

Ao profissional de enfermagem é de extrema importância o autocuidado , aprender separar sua vida profissional da vida pessoal, evitan...



Ao profissional de enfermagem é de extrema importância o autocuidado, aprender separar sua vida profissional da vida pessoal, evitando assim, adquirir transtornos como a depressão. O autocuidado é um conceito abrangente relacionado com as ações que as pessoas realizam individualmente com o objetivo de preservar a saúde e/ou prevenir a doença. 

DEPRESSÃO

É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. É um distúrbio neurológico que abrange o organismo como um todo: Estado físico, humor, pensamento, até a forma como a pessoa vê e sente o mundo ao seu redor etc.

Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.
Em crianças e idosos, a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequentes.

Principal característica

É o sentimento de desencanto pela vida que ela ( depressão ) provoca à pessoa. Como se a vida ficasse preto e branco, sem cor!

Desenvolvimento da depressão
  • Nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida do trabalhador de enfermagem o levaram a ficar deprimido.
  • Perda do interesse e do prazer pelos assuntos do dia-a-dia. 
  • Tudo indica não se tratar apenas de um estado de tristeza momentâneo, mas sim de um quadro depressivo.
Causas

Muitos são os fatores que podem desencadear a depressão, dentre eles:
  • Perda de um ente querido;
  • O fim de uma relação amorosa;
  • Problemas financeiros e dificuldades profissionais ( falta de incentivo, de apoio, de ajuda, etc. );
  • Por conta das longas jornadas de trabalho, pressões por resultados, competitividade e estresse, causas estas que devemos discernir afim de não misturá-las ao ambiente de trabalho.

IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO

É importante para a profilaxia. Através do autocuidado podemos detectar precocemente doenças que podem nos afetar. O autocuidado é essencial, pois através dele o profissional de saúde se torna cada vez mais responsável. Apesar de ser profissional de saúde ele está sujeito a contrair várias doenças.

Sinais e Sintomas

Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se como ela continua organizando sua vida.
  • alterações de humor;
  • dificuldade de concentração;
  • alterações do apetite e do sono;
  • pessimismo;
  • dificuldade de tomar decisões;
  • irritabilidade ou impaciência;
  • inquietação e ansiedade;
  • choros com freqüência;
  • dificuldade de terminar as coisas que começou;
  • persistência de pensamentos negativos;
Tratamento

O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado à intensidade dos problemas que a doença traz. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente, ou pode haver depressões bem mais graves, prejudicando de forma importante a vida do indivíduo. 

De qualquer forma, depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com medicações antidepressivas), ou psicoterápico, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos. 




COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. Tem muitos assim. São oprimidos pelos gestores e donos de hospitais. .....eu mesmo já sofri dois episódios.....graças a Deus usei o profissionalismo e me livrei mesmo sofrendo penas desnecessário.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,105,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Depressão: A importância do autocuidado ao profissional de Enfermagem
Depressão: A importância do autocuidado ao profissional de Enfermagem
https://2.bp.blogspot.com/-vWLBC3_m9oo/XJ6gPHKKYHI/AAAAAAAAG8g/spaIFATTVbkBb9AcdewvUxiYFH1AUUWfwCLcBGAs/s640/depressao-enfermagem.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-vWLBC3_m9oo/XJ6gPHKKYHI/AAAAAAAAG8g/spaIFATTVbkBb9AcdewvUxiYFH1AUUWfwCLcBGAs/s72-c/depressao-enfermagem.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/03/depressao-importancia-do-autocuidado-ao-enfermeiro.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/03/depressao-importancia-do-autocuidado-ao-enfermeiro.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar