<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Casos de demência vão triplicar e OMS faz novas recomendações

A demência é um problema de saúde pública em rápido crescimento devido ao envelhecimento da população, afectando aproximadamente 50 mi...


A demência é um problema de saúde pública em rápido crescimento devido ao envelhecimento da população, afectando aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o número de pessoas que sofrem de demência, causada em grande parte pela doença de Alzheimer, triplique até 2050. A OMS estima que, no conjunto da população, entre 5 e 8% das pessoas com 60 anos ou mais desenvolvam demência em algum momento das suas vidas.

Ter vida saudável e reduzir os comportamentos de risco diminui as chances de demência.

Fazer exercício físico com regularidade, optar pela dieta mediterrânea, não fumar, reduzir o consumo de álcool, controlar a diabetes e o colesterol podem significar ter mais anos de vida saudável e com menor risco de demências, frisa a Organização Mundial de Saúde (OMS) num novo alerta esta semana.


A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e acredita-se que cause 60 a 70% dos casos, de acordo com a agência das Nações Unidas.

Vários estudos recentes constataram uma ligação entre o desenvolvimento de déficit cognitivo e a demência e os fatores de risco ligados ao estilo de vida, como inatividade física, tabagismo, dietas alimentares pouco saudáveis e o consumo nocivo de álcool, segundo a agência especializada da ONU.

Alguns distúrbios, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e depressão, estão associados a um risco aumentado de demência. Outros fatores de risco que podem ser mudados são o “isolamento social e a inatividade cognitiva”, aponta a OMS.

A OMS pede a implementação de uma estratégia pública para prevenir a doença. Cerca de 60% das pessoas com demência vivem em países de baixa e média renda, mas “esses países são os menos preparados para lidar com essa carga crescente”.

A demência gera custos adicionais para as famílias, mas também para os governos, bem como uma perda de produtividade para as economias, de acordo com a OMS.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,109,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Casos de demência vão triplicar e OMS faz novas recomendações
Casos de demência vão triplicar e OMS faz novas recomendações
https://4.bp.blogspot.com/-_ajag7WNKNc/XN_kAWKeIWI/AAAAAAAAHAM/WwRB63oPmV4HuqS8DhLhIHlWilcwbtlMQCLcBGAs/s640/demencia.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-_ajag7WNKNc/XN_kAWKeIWI/AAAAAAAAHAM/WwRB63oPmV4HuqS8DhLhIHlWilcwbtlMQCLcBGAs/s72-c/demencia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/casos-de-demencia-vao-triplicar-e-oms.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/casos-de-demencia-vao-triplicar-e-oms.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar