<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cateter totalmente implantado ou Port-a-cath®

O cateter tipo “ PORT-A-CATH ” é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos, hidratação e eventualmente coleta de san...


O cateter tipo “PORT-A-CATH” é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos, hidratação e eventualmente coleta de sangue. Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos. A sua indicação varia de acordo com as condições de acesso venoso do paciente, o regime e duração de quimioterapia.

Muitas das medicações utilizadas em oncologia são administradas através das veias. Estes tratamentos podem ser longos, e os medicamentos contra o câncer podem causar, por vezes, inflamações nas veias superficiais dos braços, que são mais sensíveis. Por isso foi desenvolvido um tipo de dispositivo para administração de medicamentos e coleta de exames, colocado diretamente nas grandes veias do corpo, o cateter totalmente implantado.

A escolha de um acesso vascular adequado é um componente fundamental no tratamento de pacientes com câncer, permitindo aos profissionais oferecer um acesso seguro e eficaz.


O port-a-cath é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e consiste em um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone

Vantagens
- Durabilidade (até 2000 punções). 
- Menor taxa de infecção. 
- Evita punções frequentes. 
- Conforto e mobilidade. 
- Dispensa uso de curativos. 
- Maior eficácia do tratamento, uma vez que não ocorrem episódios frequentes de flebites , trombose venosa e necrose por extravasamento da droga. 

Implantação
A colocação do port compete ao médico especialista e deve ser realizada no centro cirúrgico, através de um procedimento simples, instalado após anestesia local e um sedativo ou anestesia geral. O procedimento é relativamente rápido,  varia de 30 minutos a 1 hora. O paciente pode ter alta no mesmo dia e até receber a infusão do medicamento logo após. É implantado no tecido subcutâneo e introduzido numa veia calibrosa, em geral na veia cava superior, próximo à entrada do coração. A cicatrização da inserção do cateter varia de 7 a 10 dias e após isso, não há necessidade de curativo.


Punção e Manuseio
O acesso ao dispositivo é feito por meio de punção na pele sobre o port com agulha específica que penetra o septo sem cortá-lo, esse procedimento deve ser realizado por um enfermeiro treinado e capacitado, com domínio da técnica e obedecendo aos rigores absolutos de assepsia, avaliação do sítio de punção, bem como as condições clínicas do paciente. 

Ele apresenta algumas vantagens em relação aos outros tipos de cateter como diminuição de risco de infecções, minimização do risco de trombose, fácil punção, permite tratamento ambulatorial, não interfere nas atividades diárias do paciente, tem melhor aspecto estético e preserva a rede venosa periférica.

Apesar de seguro, em raros casos podem acontecer algumas complicações, como vermelhidão local, sangramento, presença de secreção no local de inserção do cateter e ou febre. Caso isto ocorra é recomendado entrar em contato com seu médico ou enfermeiro imediatamente para a resolução do problema.

Os cateteres totalmente implantáveis para quimioterapia são meios seguros e confortáveis para a administração de medicamentos e coleta de exames, sendo um importante aliado no tratamento do câncer.


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Cateter totalmente implantado ou Port-a-cath®
Cateter totalmente implantado ou Port-a-cath®
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjotYAtUqaaRC0SZYKHn7lO6BNKyUTjIXvlIkkIQbe7PTj5fMN3EqjRoW1dHCqoBze0HpAL5GdmjPWWZ5-ETYbrlJDX8YKpYfnnxPfW8WZKtYdJ5Uhq9gjyq-KZ4pUO880xfwPTt5nMX5Hr/s640/o-que-e-port-cath.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjotYAtUqaaRC0SZYKHn7lO6BNKyUTjIXvlIkkIQbe7PTj5fMN3EqjRoW1dHCqoBze0HpAL5GdmjPWWZ5-ETYbrlJDX8YKpYfnnxPfW8WZKtYdJ5Uhq9gjyq-KZ4pUO880xfwPTt5nMX5Hr/s72-c/o-que-e-port-cath.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/cateter-totalmente-implantado-ou-port.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/cateter-totalmente-implantado-ou-port.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar