<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

O uso de Anticoncepcional pode causar trombose?

O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usar e até busque...


O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usar e até busquem outros métodos contraceptivos. No entanto, o assunto ainda é envolto em detalhes e dúvidas que devem ser esclarecidas para prevenir o problema. 

O uso prolongado de anticoncepcional aumenta as chances de trombose, entretanto, pessoas propensas a riscos de doenças relacionadas à obesidade, doenças do coração e pulmão tem maior ameaça de desenvolvimento desta patologia.

A trombose se caracteriza pela formação de um coagulo sanguíneo impossibilitando a circulação nas veias.  Ainda por cima ela ocorre geralmente nas pernas causando inchaço e a impossibilidade de movimento.
No caso da trombose venosa, a obstrução costuma ser nos membros inferiores e, se o coágulo se desprender, pode causar complicações graves como a embolia pulmonar.

Já a trombose arterial pode parar o fluxo de importantes vias do cérebro, coração e outros órgãos, gerando Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto agudo do miocárdio.

Há estudos apontam a teoria de que esse contraceptivo causa resistência às proteínas C-reativas, que são anticoagulantes naturais do organismo. Com isso, o sistema circulatório fica desequilibrado e mais propício a criar coágulos e, consequentemente, eventos relacionados à trombose.

Vale lembrar que nem todas as fórmulas são perigosas, sendo que as pílulas combinadas com estrogênio são as que estão mais relacionadas ao aumento de acometimentos vasculares e ainda que há outros fatores que podem aumentar ainda mais essa incidência.

O uso de alguns tipos de pílula pode aumentar de 1,2 a 1,8 vezes a chance de desenvolver trombose arterial, quadro que causa AVC ou infarto agudo do miocárdio. Já o risco de ter trombose venosa fica de três a seis vezes maior ao tomar contraceptivo oral. Contudo, o especialista afirma que o risco absoluto é baixo mesmo com esses quadros.


FATORES DE RISCO
Existem alguns fatores de risco que podem corroborar para a aparição dessa doença enquanto algumas mulheres estiverem tomando a pílula anticoncepcional, veja:

Fatores Genéticos
Antes de começar a fazer o uso frequente desse medicamento, pesquise se já teve algum caso de trombose na sua família. Caso exista, opte por outro método contraceptivo ou tome a pílula com a assistência de um médico.

Habito de Fumar
Esse é dos casos com o maior fator de risco, pois o cigarro já possui uma grande taxa de possível desenvolvimento da trombose. Então, juntando esses dois fatores o índice de manifestação é maior.

Obesidade
Mulheres que possuem um peso maior tendem a já ter problema de circulação e sedentarismo, em virtude disso, essa enfermidade tem grande chance de piorar quando uma doença que também afeta a circulação, aparece.

Sedentarismo
O sedentarismo é causado pela falta de exercício físico e atinge mais de 46% da população brasileira. Essas pessoas que ficam muito tempo sentadas sem circular o sangue tendem a ter esse problema.

SINTOMAS DA TROMBOSE
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Dificuldade de se movimentar.


COMO SE PROTEGER?
Pequenas coisas podem fazer diferença à fim de evitar a trombose. Confira abaixo uma lista de dicas para se proteger.
  • Pratique atividade física
  • Se você fazer algum esporte ou se movimentar frequentemente, as chances de perder a circulação nas pernas são quase nulas.
  • Não fumar
  • Como já foi falado, o cigarro é um dos principais fatores de risco dessa doença, por isso evite ele ao máximo.
  • Consulte um médico antes de tomar pílulas anticoncepcionais
  • O acompanhamento de um especialista é essencial para cada tipo de caso, afinal, é ele que vai conhecer seu corpo e indicar o melhor para você.
  • Não fique acima do peso
  • Uma das principais causas da aparição da trombose é pela obesidade, portanto fique atento com seu peso e tente ter uma alimentação saudável e praticar atividade física frequentemente.


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: O uso de Anticoncepcional pode causar trombose?
O uso de Anticoncepcional pode causar trombose?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr7PJ_viczUzKkW4r8aqpbQ6dd8RQLXE8fP5ZYhsEYyz6GHyirdWBJMHm-F060QfoIgLNTqrojfuceQ_JaSjySJ0Z2fSL3v0k8V7gkWoKB0q0ADts3r9xYoQgs0fGxWKxtWipPrM27VqLe/s640/trombose-anticoncepcional.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr7PJ_viczUzKkW4r8aqpbQ6dd8RQLXE8fP5ZYhsEYyz6GHyirdWBJMHm-F060QfoIgLNTqrojfuceQ_JaSjySJ0Z2fSL3v0k8V7gkWoKB0q0ADts3r9xYoQgs0fGxWKxtWipPrM27VqLe/s72-c/trombose-anticoncepcional.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/o-uso-de-anticoncepcional-pode-causar.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/05/o-uso-de-anticoncepcional-pode-causar.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar