Faça como Milhares de Outras Pessoas, Cadastre-se e Receba Atualizações Diretamente em seu e-mail!

Vacina da Gripe



Em 2019, comemoram-se os 20 anos do início das campanhas de vacinação contra o vírus da gripe (influenza), realizadas pelo Ministério da Saúde.
Ao longo das duas décadas, muita coisa mudou: a quantidade de pessoas que integram o público-alvo da vacina só cresceu, bem como o número de doses oferecidas e as cepas de vírus utilizadas na fabricação do produto.

No Brasil, a escolha do público prioritário obedece recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Neste ano, qual a composição da vacina da Gripe? 

A vacina trivalente da gripe desta temporada disponível na rede pública tem em sua composição os vírus inativados do H1N1 (A/Michigan/45/2015), H3N2 (A/Switzerland/8060/2017) e o vírus do tipo B da linhagem B/Victoria/2/87 (B/Colorado/06/2017). Nas vacinas quadrivalentes, ofertadas somente na rede privada, há a inclusão do vírus B da linhagem B/Yamagata/16/88 (B/Phuket/3073/2013).


Quais são os grupos prioritários? 

Grávidas, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores e pessoas com comorbidades, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Quem não se encaixa nos grupos prioritários só poderá tomar a vacina contra a gripe na rede privada

Quem não pode tomar a vacina da gripe? 
Bebês abaixo dos 6 meses de idade e pessoas que tenham tomado a vacina anteriormente e tenham sofrido ataque anafilático não devem tomar a vacina da gripe. 

Posso ficar gripado depois de tomar a vacina? 

Não. Como os vírus da vacina são inativados, ou seja, estão mortos, a pessoa não ficará gripada após tomar a vacina. Entretanto, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e, desta forma, caso a pessoa tenha gripe, pode ter sido ou pelo imunizante ainda não ter tido efeito ou porque a pessoa foi infectada antes de tomar a vacina

Tomei a vacina no ano passado. Tenho que tomar a vacina esse ano novamente? 

Sim. A vacina da gripe protege durante um ano e sua composição está sempre mudando, pois a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um estudo com amostras do vírus circulante em cada região, orientado a formulação da nova vacina.

 
Enfermagem a profissão do cuidar