<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Programa Nacional de Imunizações: tudo que o enfermeiro precisa saber!

Atuante desde 1973, o Programa Nacional de Imunizações tem como principal objetivo a prevenção de determinadas doenças, que até a alg...


Atuante desde 1973, o Programa Nacional de Imunizações tem como principal objetivo a prevenção de determinadas doenças, que até a algum tempo, eram responsáveis pela mortalidade da população.

A partir da importância das vacinas na prevenção de doenças, deve-se ter em mente que é essencial garantir que todos os indivíduos sejam vacinados, tanto para manter tais patologias “exterminadas”, como também reduzir a incidência de outras – a exemplo do HPV, que teve sua vacina implantada recentemente.

A seguir, conheça informações essenciais sobre esse Programa, e alguns detalhes que fazem parte do dia a dia de trabalho de todos os enfermeiros!

Existe a Responsabilidade Técnica

Embora na maioria dos casos os técnicos de enfermagem sejam os principais responsáveis pela aplicação das vacinas, você sabia que é necessário um enfermeiro para assumir tal “controle”?

Sendo assim, cada Unidade terá um enfermeiro encarregado da Responsabilidade Técnica da sala de vacinas. O que infelizmente ocorre na maioria dos casos, é que tal profissional não tem disponibilidade em tempo integral para executar tal função, o que pode acarretar em falhas e problemas atrelados a falta de supervisão.

Nestas situações, a autoridade local/sanitária deverá ser questionada e cobrada quanto a necessidade de manter um Responsável Técnico em tempo integral no serviço – afinal, caso isso não ocorra, ele poderá ser culpado por falhas que ocorreram durante a sua ausência! 

Principais tarefas desempenhadas

O enfermeiro atuante da sala de vacinas, além de receber a responsabilidade do serviço, é encarregado de algumas tarefas. Conheça-as a seguir:

1) Controle do estoque: é preciso manter em registros todas as vacinações que forem realizadas, bem como o estoque disponível. 

2) Atenção aos prazos de validade: cada fabricante e/ou vacina possui um prazo de validade próprio, e cabe ao responsável técnico esta tarefa de “checagem”.

3) Manutenção das vacinas: todo o material é refrigerado, e por esse motivo, deve-se assegurar que as tomadas estão checadas e a temperatura está regulada para o esperado.

4) Conscientização populacional: cabe também ao enfermeiro checar os cartões de vacina da população, e enviar comunicados (através das agentes de saúde) sobre a necessidade de atualizar a carteirinha – principalmente quando se trata de crianças e idosos. 

5) Qualificação profissional: como nem sempre o Responsável Técnico será o responsável pela aplicação das vacinas, é preciso que este desempenhe o papel educativo, orientando os profissionais acerca do tema vacinação.

6) Aperfeiçoamento: novamente, cabe ao enfermeiro a responsabilidade de buscar conhecimento e participar de cursos e atualizações sobre o assunto. Muitas vezes, são feitos treinamentos sobre o armazenamento e manuseio das vacinas, onde o técnico deverá estar presente.

Atualizações constantes

Você provavelmente, em algum momento da sua carreira, já se deparou com mudanças vacinais, que até então não tinha conhecimento. Isso é muito frequente, visto que o calendário está em constante mudança e replanejamento.
Pensando nisso, uma forma de o enfermeiro manter-se constantemente atualizado, é verificando as informações no site da SBIM – Sociedade Brasileira de Imunizações.
Para isso, acesse o seguinte link: https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao. Neste endereço você encontrará o calendário vacinal para todas as faixas etárias, bem como as recomendações para cada situação.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Programa Nacional de Imunizações: tudo que o enfermeiro precisa saber!
Programa Nacional de Imunizações: tudo que o enfermeiro precisa saber!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJEh2x8LZ2eHo9OSDlNtBj52J8zOMZDaL_aT8qE7jZvtM6MVmfEB3ppxqFmjbADvCrVdgmxQ6XA1RTZ6_OHl3jYv60i303JNx0mCgSE0pRnAZoGDM5FwtDUPFib1T1gIa4_dWYa539jeoi/s640/vamos-falar-de-imunizacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJEh2x8LZ2eHo9OSDlNtBj52J8zOMZDaL_aT8qE7jZvtM6MVmfEB3ppxqFmjbADvCrVdgmxQ6XA1RTZ6_OHl3jYv60i303JNx0mCgSE0pRnAZoGDM5FwtDUPFib1T1gIa4_dWYa539jeoi/s72-c/vamos-falar-de-imunizacao.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/programa-nacional-de-imunizacoes-tudo-que-o-enfermeiro-precisa-saber.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/programa-nacional-de-imunizacoes-tudo-que-o-enfermeiro-precisa-saber.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar