<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Biossegurança, prevenção e controle de infecção relacionada à assistência a saúde: como o enfermeiro deve agir?

As infecções são um problema de saúde pública. Quando se fala em agentes presentes no ambiente hospitalar, a situação é ainda mais preo...


As infecções são um problema de saúde pública. Quando se fala em agentes presentes no ambiente hospitalar, a situação é ainda mais preocupante.

Atualmente, nota-se uma resistência aos antibióticos disponíveis no mercado, o que torna os tratamentos ineficazes, criando bactérias cada vez mais resistentes – e consequentemente, doenças incuráveis.

Diante deste cenário, a melhor estratégia, sem dúvidas, é apostar na prevenção e controle de tais doenças, com o intuito de prevenir sua disseminação e complicações associadas.
Mas, como o enfermeiro deve atuar neste sentido? A seguir, conheça as principais tarefas deste profissional, principalmente quando se fala em estratégias e biossegurança de controle de infecções!


1) Higiene e biossegurança

As práticas básicas de higiene devem ser realizadas em todos os cenários e ambientes de atendimento a saúde, e por mais que pareçam simples, são essenciais na prevenção de disseminação de microorganismos.

Para isso, deve-se treinar a equipe para a lavagem adequada de mãos, antissepsia, e inclusive, uso de equipamento de proteção individual (EPI) de forma adequada.

Vale lembrar que cada tarefa desempenhada exige um tipo diferente de equipamento, e esse deve ser colocado da maneira correta, para que haja efeito. Tal medida deve ser adotada desde médicos a até profissionais da limpeza e manutenção.

Inclusive, muitas vezes, a função de supervisão deste quesito é atribuída a enfermeiros dentro dos hospitais – geralmente em órgãos de segurança do trabalho.

2) Controle e isolamento

Determinados pacientes, ao serem admitidos na instituição, apresentam risco de contaminação dos demais internados. Para isso, recomenda-se que seja feito o isolamento.
O isolamento consiste em uma medida profilática que restringe o acesso de pessoas ao doente, com o objetivo de minimizar a chance de contaminação. Ele pode ser:

Respiratório: recomendada a pacientes que podem transmitir o microorganismo por via inalatória. Para isso, os demais doentes precisam manter certa distância nas enfermarias.

De contato: adotada em situações que há necessidade de afastamento físico, e no caso de profissionais da saúde, o contato precisa ser feito com o uso de equipamentos adequados.

Sendo assim, cabe ao enfermeiro conhecer os diversos usos de máscaras, aventais e até mesmo as indicações para cada um dos tipos de isolamento. 

3) Notificação compulsória

Uma notificação é necessária para alertar o órgão de saúde sobre a presença de uma determinada patologia. Quando se fala em doenças altamente contagiosas, torna-se necessária a notificação compulsória.
O preenchimento desta, muitas vezes, pode ser tarefa da enfermagem, e, portanto é necessário ter conhecimento sobre tal documento.

4) Elaboração de medidas preventivas

A equipe de enfermagem, na maioria dos casos, é quem percebe as falhas existentes na higiene e uso de técnicas de antissepsia dos demais profissionais.
Com isso, percebe-se a necessidade de elaborar medidas preventivas, além de incentivar o trabalho focado no paciente.

Para tanto, os enfermeiros podem atuar:

Na educação, através de cursos e palestras para os profissionais, a tratar da importância de biossegurança e controle de infecções;
Abordagem da população, conscientizando sobre as principais doenças transmissíveis;
Estímulo ao trabalho multidisciplinar no controle e combate das infecções;
E muito mais!

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Biossegurança, prevenção e controle de infecção relacionada à assistência a saúde: como o enfermeiro deve agir?
Biossegurança, prevenção e controle de infecção relacionada à assistência a saúde: como o enfermeiro deve agir?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN3l5poXKEDFYJWAxiQ63xEsSXhIl9b6xiPqu_FTkGAehs6XT5e2kxCGwQsH4oMsMBJK1Bbf9-RXSHYPGaH3o3_GprzOpSf_G1-xdbaK-LGRvRbGXTyh_OCtLYIoFqQ6sghIsWCagO3voY/s640/higiene.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN3l5poXKEDFYJWAxiQ63xEsSXhIl9b6xiPqu_FTkGAehs6XT5e2kxCGwQsH4oMsMBJK1Bbf9-RXSHYPGaH3o3_GprzOpSf_G1-xdbaK-LGRvRbGXTyh_OCtLYIoFqQ6sghIsWCagO3voY/s72-c/higiene.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/09/biosseguranca-prevencao-e-controle-de-infeccao.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/09/biosseguranca-prevencao-e-controle-de-infeccao.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar