<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

5 Fundamentos de Enfermagem que você precisa conhecer

A enfermagem é uma profissão essencial no cuidado à saúde, tendo como principal foco o bem estar do ser humano.  Embora qualquer i...


A enfermagem é uma profissão essencial no cuidado à saúde, tendo como principal foco o bem estar do ser humano. 

Embora qualquer indivíduo que, após ingressar em uma instituição de ensino superior, possa realizar a graduação em enfermagem, é preciso ter consciência sobre a importância do exercício ético e correto da profissão.

A seguir, conheça 5 fundamentos de Enfermagem, e entenda a sua importância!

Avaliação de dados essenciais a vida

O manejo e a classificação iniciais de um paciente dependem dos seus dados vitais. E, após estes são reconhecidos pela enfermagem, são utilizados para definir a conduta médica. Conheça-os:

1) Pressão arterial: corresponde a “força” com que o sangue está circulando nas artérias, e por isso, reflete a distribuição de oxigênio e nutrientes – a qual pode estar comprometida em doenças graves.

2) Temperatura corporal: ela pode ser aferida na boca, axila e canal retal do paciente. O aumento da temperatura pode ser indicativo de infecções e outras comorbidades.

3) Respiração: é um processo fisiológico (normal), que leva oxigênio aos pulmões, para que seja distribuído ao corpo. Quando há comprometimento do sistema, pode-se ter hiperventilação ou hipóxia, condições que acarretam em prejuízos ao paciente.

4) Pulso: a avaliação de pulsos periféricos (sendo o radial mais utilizado) auxilia na avaliação da distribuição de sangue pelo corpo.

Acompanhamento da evolução do paciente

Os cuidados da enfermagem permitem o acompanhamento do paciente, seja em curto, médio ou longo prazo.

Um paciente internado, por exemplo, dependerá do enfermeiro para:

•    Avaliação dos sinais vitais ao longo do dia;
•    Realização de procedimentos, como a passagem de sondas ou coleta de amostras de sangue;
•    Administração de medicamentos;

Dentre outras medidas.
Já quando se pensa em um acompanhamento na Unidade de Saúde, o enfermeiro também tem a oportunidade de vê-lo de tempos em tempos, estando envolvido em seus atendimentos, administração de vacinas, e muito mais.

Prevenção em saúde

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o enfermeiro e os demais profissionais de saúde não apenas tratam as doenças, como também tentam preveni-las.

Partindo deste princípio, a equipe de enfermagem atua na prevenção de determinadas doenças, através de medidas como:

•    Grupos para hipertensos, grávidas e diabéticos, com o intuito de promover a educação em saúde;
•    Envolvimento em campanhas de vacinação;
•    Orientação a pacientes quanto a cuidados de saúde.

Atendimento centrado no indivíduo

Um dos fundamentos do exercício da enfermagem é o atendimento com foco no indivíduo – e não apenas na doença, como muitos profissionais têm feito.

Aproveitando o gancho do tópico anterior (que abordou prevenção em saúde), deve-se reconhecer a importância de avaliar todos os aspectos que permeiam a realidade daquele paciente.

Por exemplo, uma queixa de cefaleia em mulher jovem pode estar atrelada ao estresse, excesso de trabalho ou mesmo problemas psicossociais. Neste sentido, cabe uma ampla investigação para que o contexto da jovem possa ser entendido.

Trabalho multidisciplinar

Um dos pilares da profissão de enfermeiro é o trabalho conjunto com os demais profissionais da saúde. Portanto, deve-se ter articulação da equipe, que geralmente é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, e outros.

O diálogo e a comunicação permitem amplo conhecimento acerca da realidade dos pacientes, o que sem dúvidas, afeta positivamente na qualidade dos atendimentos prestados. 


COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. Muito bom mesmo
    Gostei
    Parabéns

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,22,Dicas de Saúde,11,Doenças,41,Medicamentos,27,Publieditorial,4,Relacionados à Enfermagem,123,Relacionados à Saúde,125,Técnicas de Enfermagem,38,
ltr
item
Enfermagem: 5 Fundamentos de Enfermagem que você precisa conhecer
5 Fundamentos de Enfermagem que você precisa conhecer
https://1.bp.blogspot.com/-DjPBrGTSt6I/XbIhavsmZbI/AAAAAAAAH00/2ptFyIbpylQxCO5PzKbPthmywO2bB9UsQCLcBGAsYHQ/s1600/enfermageme.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-DjPBrGTSt6I/XbIhavsmZbI/AAAAAAAAH00/2ptFyIbpylQxCO5PzKbPthmywO2bB9UsQCLcBGAsYHQ/s72-c/enfermageme.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/10/5-fundamentos-de-enfermagem-que-voce.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/10/5-fundamentos-de-enfermagem-que-voce.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar