<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Assistência de enfermagem em obstetrícia, neonatologia, pediatria e hebiatria, adulto, mulher e idoso

Um dos grandes privilégios em trabalhar na área da saúde é a possibilidade de estar em contato, constantemente, com as pessoas. Com iss...


Um dos grandes privilégios em trabalhar na área da saúde é a possibilidade de estar em contato, constantemente, com as pessoas. Com isso, torna-se possível conhecer diferentes histórias, culturas, e obviamente, auxiliar o próximo.

A grande vantagem da enfermagem é a possibilidade de estar em contato com as diversas faixas etárias e grupos de pessoas, ao mesmo tempo, em um único emprego – principalmente quando se decide trabalhar em ambientes hospitalares ou mesmo na atenção primária.

Mas, ainda, o enfermeiro pode optar por fazer residência, e assim, voltar suas atividades para um único público, as quais geralmente irão ocorrer em ambientes terciários e/ou especializados.

Afinal, em quais áreas o enfermeiro pode atuar? Qual o seu papel em cada uma destas? Conheça a seguir!

Obstetrícia

A obstetrícia é a grande área que aborda tanto a gestação quanto o momento do nascimento. Nesse sentido, o profissional da enfermagem atua nos cuidados das gestantes e puérperas, bem como fornece assistência indireta ao feto/recém-nascido.

O enfermeiro poderá auxiliar no momento do parto e acompanhar a evolução das pacientes, bem como será o responsável por todos os cuidados e atenção aos sinais vitais do período. 

Neonatologia

Diferentemente do que muitos pensam, a neonatologia compreende a área de cuidados do recém-nascido, tanto ao que apresenta alguma patologia e/ou condição que exige maiores cuidados, como também ao bebê “saudável”.

Por esse motivo, o profissional da enfermagem precisa estar amplamente capacitado para desempenhar tal tarefa, atuando nos cuidados do bebê tanto no parto, como também após.

Conforme ocorrer o nascimento e após a avaliação médica, o bebê poderá ficar juntamente com a mãe ou necessitar de maiores intervenções na UTI – e o enfermeiro irá atuar nestes dois cenários!

Pediatria

Após os primeiros 28 dias de vida, a neonatologia deixa de ser a área de atendimento do bebê, passando aos cuidados do pediatra.

Este profissional será o responsável pelos cuidados da criança até que ela atinja a adolescência.

O enfermeiro pediatra poderá atuar em hospitais pediátricos, unidades básicas de saúde, casas assistenciais, e muito mais.

Hebiatria

A hebiatria é a área da saúde responsável pelos cuidados do adolescente. Portanto, o profissional que optar por esta atuação, deverá conhecer todas as fases da puberdade e adolescência, bem como mudanças que ocorrem neste período.

Além das questões biológicas, deve-se ter em mente que se trata de um período de mudanças psicológicas e comportamentais, das quais o profissional também precisa ter conhecimento e grande domínio.

Adulto

O enfermeiro que optar cuidar de adultos terá diversas opções de atuação, visto que esta é uma área mais “ampla”.

Poderá trabalhar em grandes hospitais, inclusive terciários (isto é, especializados), clínicas, e muito mais.

Inclusive, existem diversas opções de residência para o atendimento deste público.

Mulher

Além da obstetrícia, a mulher também merece cuidados especiais em outras fases da vida, e o enfermeiro também pode optar por auxiliar este grupo.

Cabe ao profissional cuidados como a saúde sexual, aconselhamento familiar, tratamento de comorbidades e prevenção de neoplasias. Atualmente, destaca-se também a importância do enfermeiro no sentido de reconhecer, abordar e intervir em situações de violência feminina.

Idoso

A geriatria é uma área da medicina que tem como objetivo proporcionar saúde e bem-estar aos idosos. Atualmente, nota-se uma crescente procura por este serviço, visto que a população idosa tem aumentado drasticamente.

Ao profissional que optar por esta área, será necessário amplo conhecimento em intervenções, doenças crônicas e principalmente, na prevenção de iatrogenias e eventos secundários.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Assistência de enfermagem em obstetrícia, neonatologia, pediatria e hebiatria, adulto, mulher e idoso
Assistência de enfermagem em obstetrícia, neonatologia, pediatria e hebiatria, adulto, mulher e idoso
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1YHmGCagP8c0PYUwlKVx30j6aVgKhuTfiq6reWzIctAFqeaQ3cntH5MUHX2zP2qrzQIpWdxkcI_VyhcdijqFXTRWO6L_vYoqBb-W33j7p2bg6nnPMDOxbm438kZCYqAyGsrIuLUcjO5Dz/s640/idoso-e-bebe.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1YHmGCagP8c0PYUwlKVx30j6aVgKhuTfiq6reWzIctAFqeaQ3cntH5MUHX2zP2qrzQIpWdxkcI_VyhcdijqFXTRWO6L_vYoqBb-W33j7p2bg6nnPMDOxbm438kZCYqAyGsrIuLUcjO5Dz/s72-c/idoso-e-bebe.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/10/assistencia-de-enfermagem-em.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/10/assistencia-de-enfermagem-em.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar