<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Central de material de esterilização (CME)

CME nada mais é do que a sigla para Central de Material e Esterilização , ou mesmo, um local conhecido como Central de Materiais Estér...


CME nada mais é do que a sigla para Central de Material e Esterilização, ou mesmo, um local conhecido como Central de Materiais Estéreis ou Centro de Material Esterilizado.

O nome não importa, o importante mesmo é saber que esse setor é o grande responsável pela limpeza, acondicionamento, esterilização e também distribuição de todos os artigos médicos hospitalares.

Também é muito importante entender melhor sobre esse setor, porque a infecção hospitalar ainda mata muito no Brasil.

Em todos os hospitais de grande e médio porte existe o CME e em nosso artigo de hoje você vai entender melhor sobre o assunto.

Afinal, o que é CME?


Quando falamos sobre CME estamos falando sobre um processo de limpeza, esterilização e infecção. 

O setor não é responsável somente pela remoção de sujeiras, mas é responsável também pela eliminação de todos os micro organismo presentes no item que está sendo processado.

É uma prática milenar, que foi se aproximando com o passar dos anos, conforme novas doenças infecciosas iam surgindo.

No Brasil, o registro da primeira CME é na década de 40, no Hospital das Clínicas de São Paulo.


Por que é um setor tão importante?


Esse setor é tão importante que carrega o nome de ‘’coração do hospital’’, tudo porque, a partir dele que todos os outros setores conseguem dar continuidade a assistência dos pacientes.

Como sabemos, dentro de um hospital há diversas variáveis que trazem risco para a saúde humana, há diversos relatos científicos que mostram que a infecção hospitalar pode ser mais ameaçadora do que infecções como AIDS e tuberculose juntas, por exemplo.

Tudo porque, é um local onde muitas pessoas já se encontram vulneráveis e as próprias bactérias adquirem resistência. Por isso, ações que visam prevenir qualquer tipo de contaminação é algo tão importante.

Como mencionado, essas ações visam diminuir o número de óbitos.

Papel da enfermagem 


A enfermagem tem um papel de protagonismo dentro da gestão de equipamentos médicos e em locais como CME.

O profissional deve adotar medidas para prevenir e controlar possíveis infecções, acredita – se que o enfermeiro é altamente qualificado para isso e a atuação em conjunto com outros setores vai permitir que ações de planejamento e de execução sejam feitas.

Funcionamento do CME


A Central de Material e Esterilização pode ser descentralizada, porém, a forma de funcionamento centralizada é vista como a mais eficiente e que também a que gera maior economia.

Quem estabelece as diretrizes do setor é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma das regras é que a equipe conte com enfermeiros e também com auxiliares de enfermagem.

O responsável pelo setor deve ser, de forma preferencial mas não obrigatória, um enfermeiro.

Setores do CME


Há uma sequência para que a esterilização dos materiais hospitalares aconteça. Sendo:

Expurgo: Onde vai o material sujo do setor e limpo antes do processo de esterilização;
Preparo de materiais: Onde cada material é inspecionado, identificado, separado, embalado e afins;
Esterilização: Onde o material por meios físicos ou químicos é esterilizado;
Distribuição: O último processo é o armazenamento desses materiais esterilizados para os devolver ao setor de origem.

Se você gostou das informações de hoje, continue em nosso site e confira mais.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Central de material de esterilização (CME)
Central de material de esterilização (CME)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrtiKMou94CfT_JeLseRFR90t39QsOOe_HE8FdMmAz3xewbYt1ZZFFdqMkNfklqg0AIkkoUrZKbxPIt3N_cw4rmb_VPOkHgzfxF9lIkOTW60lHIOKkkf5QpADGjCKLxfOLOVDwloND9uOS/s640/central_de_material_de_esterilizacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrtiKMou94CfT_JeLseRFR90t39QsOOe_HE8FdMmAz3xewbYt1ZZFFdqMkNfklqg0AIkkoUrZKbxPIt3N_cw4rmb_VPOkHgzfxF9lIkOTW60lHIOKkkf5QpADGjCKLxfOLOVDwloND9uOS/s72-c/central_de_material_de_esterilizacao.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/central-de-material-de-esterilizacao-cme.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/central-de-material-de-esterilizacao-cme.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar