<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Como funciona a Assistência de Enfermagem na administração de medicamentos?

Os medicamentos são a opção de tratamento para muitos pacientes, seja em nível ambulatorial ou hospitalar. Devem sempre ser prescritos ...


Os medicamentos são a opção de tratamento para muitos pacientes, seja em nível ambulatorial ou hospitalar. Devem sempre ser prescritos com imenso cuidado, no intuito de evitar interações com outros fármacos, erros de doses, e também para minimizar os efeitos adversos.

Além do papel do médico em realizar a prescrição correta, devemos destacar a fundamental importância que o enfermeiro apresenta: a de administrar estes medicamentos e dar as devidas orientações aos pacientes.

Neste processo, diversos pontos devem ser avaliados, variando desde o preparo da medicação, a até mesmo sua aplicação.

A seguir, saiba qual o papel da enfermagem nesta tarefa, e como se pode desempenhá-la com excelência!


Cuidados a serem tomados

Para evitar que erros e trocas de medicamentos e/ou pacientes ocorram, a equipe de enfermagem deve se atentar para muitos pontos – o que é uma tarefa de extrema responsabilidade.

A administração correta dos medicamentos irá garantir a qualidade do tratamento, e consequentemente, o desaparecimento dos sintomas. Se algo for feito de maneira inadequada, a vida do seu paciente poderá estar em risco.


Portanto, devem ser destacados alguns pontos importantes neste processo:

1) Conferir o nome do paciente: além de questionar o mesmo sobre o seu nome, alguma outra informação pode ser questionada, como a data de aniversário ou nome da mãe – o que varia conforme o protocolo de cada instituição.

2) Conferir o número do prontuário: cada paciente carrega consigo um “código”, e este deve ser conferido tanto no momento da separação e preparo das medicações, como também na administração.

3) Data da prescrição: pacientes que estejam internados por um longo período devem ser avaliados com um cuidado a mais – a data das prescrições. Muitas vezes, as receitas acabam não sendo renovadas pelos médicos, e medicações “antigas” podem ser administradas erroneamente. Portanto, é preciso ter cuidado!

4) Dose e posologia: respeite sempre a prescrição, seguindo a dose e a posologia. Com isso, o enfermeiro consegue justificar-se em casos de erros médicos, e também, minimiza as possibilidades de complicações ao paciente.

5) Via de administração: pacientes admitidos em instituições hospitalares, na maioria dos casos, possuem um acesso venoso (ou mais) disponível. Mas, é preciso atentar-se, pois nem todas as medicações podem ser feitas através dele!

6) Sintomatologia: algumas prescrições são deixadas apenas em caso de sintomas específicos ou febre, e portanto, não precisam ser feitas em intervalos regulares. Cabe ao enfermeiro saber manejar estas situações, e assim, deixar os fármacos para quando houver real necessidade.

Excelência profissional 

Muito além do desempenho da tarefa adequada e administração dos fármacos da forma correta, o enfermeiro precisa ter algumas habilidades a mais.

Cada vez mais, a empatia e a medicina centrada na pessoa estão sendo valorizadas em nosso meio. Em se tratando de pacientes internados e em situação frágil, tais ideais devem estar presentes de maneira ainda mais forte.

Como o profissional da enfermagem, muitas vezes, será o que mais terá contato com o paciente ao longo do internamento, alguns pontos precisam ser valorizados, como:

  • Respeito às queixas e particularidades de cada paciente;
  • Administração dos medicamentos com delicadeza e sempre tentando minimizar dores e desconfortos;
  • Valorização do indivíduo e de seu quadro clínico;
  • E claro, a prática da empatia deve sempre estar presente, em todos os momentos da profissão do enfermeiro!


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,22,Dicas de Saúde,11,Doenças,41,Medicamentos,27,Publieditorial,4,Relacionados à Enfermagem,123,Relacionados à Saúde,125,Técnicas de Enfermagem,38,
ltr
item
Enfermagem: Como funciona a Assistência de Enfermagem na administração de medicamentos?
Como funciona a Assistência de Enfermagem na administração de medicamentos?
https://1.bp.blogspot.com/-ObootU76duQ/Xc_-TSFkNXI/AAAAAAAAH7o/x0fO5E_EQd4daLsfJCWbN6Q3zzpAFFG9wCLcBGAsYHQ/s640/Medicamentos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ObootU76duQ/Xc_-TSFkNXI/AAAAAAAAH7o/x0fO5E_EQd4daLsfJCWbN6Q3zzpAFFG9wCLcBGAsYHQ/s72-c/Medicamentos.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/como-funciona-assistencia-de-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/11/como-funciona-assistencia-de-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar