<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Noções básicas sobre Políticas de Saúde no Brasil

A saúde é um direito de todos os Brasileiros, e está garantida por Lei. Para que esta regra possa ser colocada em prática, algumas pol...


A saúde é um direito de todos os Brasileiros, e está garantida por Lei. Para que esta regra possa ser colocada em prática, algumas políticas devem ser criadas, no sentido de organizar e sistematizar o serviço oferecido à população.

O SUS (Sistema Único de Saúde) pode ser interpretado como a maior Política de Saúde do Brasil. Ele foi instituído juntamente com a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de Outubro de 1988. 

Desde então, todos os indivíduos tem livre acesso à saúde, e podem ser tratados gratuitamente. Para que este funcione de forma coerente, foram instituídos alguns princípios.

A seguir, conheça os 3 Princípios do SUS, e quais são as suas aplicabilidades no dia a dia do profissional da saúde. 


1) Universalização

Como já lhe dissemos, o SUS é um direito de todos os brasileiros, e isso é garantido através do princípio da universalização.

Qualquer indivíduo que buscar um serviço de saúde deverá ser atendido, independente de sua raça, sexo, cor, religião, cultura, ou qualquer outro acesso.

Inclusive, é a partir desta ideia que algumas políticas de inclusão foram criadas, como exemplo, atendimentos voltados a indígenas e moradores de rua.

2) Equidade

Para entender este princípio, é preciso diferenciar o conceito de equidade e igualdade. A igualdade, basicamente, seria a divisão igualitária de recursos, independente das condições de cada indivíduo.

Enquanto isso, a equidade leva em conta as particularidades de cada ser humano, atendendo de forma plena e integral todas as suas demandas.

Um exemplo prático: imagine um paciente internado no serviço de cardiologia por conta de uma arritmia. Neste caso, ele necessitará de um atendimento especializado, com cardiologista, e posteriormente, necessitará de medicamentos voltados a sua condição clínica.

Este atendimento é diferente de uma gestante, por exemplo, que chega a UBS em busca de um acompanhamento pré-natal.

Sendo assim, o SUS particulariza cada brasileiro, e busca atender as suas necessidades de forma individual. Afinal, se a distribuição de recursos fosse igualitária, aqueles que não precisam “desperdiçariam” boa parte do dinheiro público, enquanto os necessitados teriam um déficit de atendimento e tratamento. 

3) Integralidade

Embora esse conceito já tenha sido abordado anteriormente de forma indireta, é preciso ter em mente que o indivíduo atendido pelo SUS deve ser visto em todas as suas dimensões biopsicossociais.

Para isso, o Sistema de Saúde tem investido em diversas políticas, que vão desde a prevenção de doenças, a até mesmo disponibilização de tratamento mais complexos. Mais que isso, cada vez mais, os profissionais estão habilitados a compreender o individuo como um todo, valorizando inclusive os seus aspectos psicossociais.

Para que o trabalho seja possível e viável, existe a necessidade do trabalho multidisciplinar, onde vários profissionais traçaram estratégias sobre um mesmo paciente.

Utilizando-se do exemplo da enfermagem, esta atuará não apenas na administração de medicamentos e realização de procedimentos, como também na busca por achados clínicos/físicos e queixas que possam levar a suspeitas e diagnósticos diferenciais. 


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Noções básicas sobre Políticas de Saúde no Brasil
Noções básicas sobre Políticas de Saúde no Brasil
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6rUy120tCWKiPKFsCXKtWUGfNnHk8tJopWg8LId0zER43zN9MeaSlhlu-kKkTnAS4dGdVrxXliVQ0eIzgMGkP9vwEZ6INU8oVaVkyNA48oqGasqlOn2c6xPtr7MWe_T2Gpgw3FYBeao0t/s640/politicas-de-saude.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6rUy120tCWKiPKFsCXKtWUGfNnHk8tJopWg8LId0zER43zN9MeaSlhlu-kKkTnAS4dGdVrxXliVQ0eIzgMGkP9vwEZ6INU8oVaVkyNA48oqGasqlOn2c6xPtr7MWe_T2Gpgw3FYBeao0t/s72-c/politicas-de-saude.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/12/nocoes-basicas-sobre-politicas-de-saude.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/12/nocoes-basicas-sobre-politicas-de-saude.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar