<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Promoção de saúde e prevenção de agravos: qual o papel dos programas de saúde e da vigilância sanitária?

Atualmente, nota-se um predomínio das doenças crônicas dentre a população, o que está fortemente atrelado à melhoria das condições de ...


Atualmente, nota-se um predomínio das doenças crônicas dentre a população, o que está fortemente atrelado à melhoria das condições de saúde, envelhecimento da população e mudança nos hábitos de vida.

No século passado, notava-se que a maioria da população brasileira falecia por doenças infecciosas, as quais foram combatidas através de diversos programas de promoção e prevenção.

Embora a expectativa de vida tenha aumentado, as doenças que prevalecem geram altos custos para o SUS, devido a sua complexidade. Pensando nisso, torna-se viável investir na promoção e prevenção – afinal, esta possui um valor muito menor que o tratamento das comorbidades.

A seguir, entenda o que acontece em cada uma dessas “vertentes”, e de que maneira elas podem se aplicar no cotidiano da enfermagem.

Promoção de saúde

A promoção de saúde, como o próprio nome sugere, visa garantir que os processos causadores de doença serão evitados. Neste sentido, há a ação principalmente, da vigilância sanitária.

Um exemplo clássico de promoção de saúde é a disponibilização de alimentos adequados para o consumo. Quando estes forem, garantidamente, livres de qualquer malefício ao indivíduo, poderão ser evitadas comorbidades – como intoxicações, doenças parasitárias, e muito mais.

Portanto, a promoção pode ser entendida como a intervenção em saúde enquanto ainda existe o estado de bem-estar, com o intuito de impedir que este se converta a um desequilíbrio e/ou patologia.


Prevenção de agravos

Como já lhe dissemos, houve uma mudança do perfil de doenças que acometem a população. A maioria dos óbitos, nos dias de hoje, ocorre por doenças cardiovasculares, cânceres e outras comorbidades crônicas.

Aplicando à prática: o que custaria mais para o SUS? O tratamento de uma parasitose (que era causa de morte no século passado) ou uma quimioterapia para o câncer? Obviamente, a segunda opção.

Neste sentido, o principal intuito do Sistema Único de Saúde é impedir que estas doenças se instalem, e quando isso for inevitável, deve-se agir na redução de suas complicações.
Utilizando o exemplo da hipertensão arterial - uma doença que pode ser acompanhada na atenção primária. Sabe-se que ela aumenta os riscos de infarto agudo do miocárdio, porém, quando houver o tratamento adequado, esta chance irá reduzir – e é neste ponto que os programas de saúde devem agir.

Qual o papel do enfermeiro?

Como é de se esperar, a enfermagem possui papel fundamental na promoção de saúde e prevenção dos agravos, visto que pode atuar desde a atenção primária de saúde.

Quando se fala em promoção, cabe a este profissional:
• Incentivar e orientar a prática de atividades físicas;
• Estimular a alimentação saudável;
• Explicar sobre a importância da vacinação;
• Realizar exames de rastreio, como Papanicoloau;
E muito mais.
Já pensando na prevenção dos agravos, o enfermeiro também pode atuar:
• Conscientizando o paciente sobre a importância de tomar os medicamentos adequadamente;
• Aferindo a pressão arterial e realizando o controle glicêmico – quando houver indicação médica;
• Agir em programas de saúde e incentivar a criação destes nas unidades de saúde;
• Criar e/ou participar de grupos, como de prevenção ao tabagismo, grupo de hipertensos, e outros.


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,22,Dicas de Saúde,13,Doenças,36,Medicamentos,26,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,115,Relacionados à Saúde,121,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Promoção de saúde e prevenção de agravos: qual o papel dos programas de saúde e da vigilância sanitária?
Promoção de saúde e prevenção de agravos: qual o papel dos programas de saúde e da vigilância sanitária?
https://1.bp.blogspot.com/-o475hCu-0WM/Xfv7oPNAmfI/AAAAAAAAIDI/90eE5mJLZgYm6Xos7PMy9Yf_Ms5ek52GQCLcBGAsYHQ/s640/agravos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-o475hCu-0WM/Xfv7oPNAmfI/AAAAAAAAIDI/90eE5mJLZgYm6Xos7PMy9Yf_Ms5ek52GQCLcBGAsYHQ/s72-c/agravos.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/12/promocao-de-saude-e-prevencao-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/12/promocao-de-saude-e-prevencao-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar