<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Como o enfermeiro pode trabalhar com a saúde mental de seus pacientes?

O enfermeiro, muitas vezes, é o profissional de saúde que mantém contato por maior tempo com o seu paciente, e isso imediatamente propi...


O enfermeiro, muitas vezes, é o profissional de saúde que mantém contato por maior tempo com o seu paciente, e isso imediatamente propicia a criação de um vínculo.

Além disso, a enfermagem costuma ser o primeiro “acesso” da população, principalmente quando se pensa em Unidade Básica de Saúde.

Estes dois fatores propiciam maior diálogo e contato entre profissional e paciente, o que torna possível a percepção de distúrbios e sintomas relacionados à saúde mental.

Mas, como o enfermeiro pode perceber e/ou interferir diante destas situações? Conheça alguns tópicos importantes acerca do assunto!

Percepção dos sintomas

Embora os pacientes possam se apresentar nervosos e/ou ansiosos por conta de suas queixas físicas, é muito comum que os enfermeiros se deparem com sintomas alarmantes para a saúde mental.

Dentre eles, pode-se falar na ideação suicida, sentimentos que remetam a ansiedade e depressão, abuso de substâncias, e outros.

Além disso, é muito frequente que o enfermeiro realize uma abordagem psicossocial, a qual poderá apontar para problemas familiares, financeiros e/ou relacionados ao ambiente de trabalho – os quais também podem ser desencadeantes para as doenças da mente.

Abordagem holística

A medicina centrada na pessoa, bem como a valorização do atendimento humanizado, devem valorizar os sentimentos e todo o entorno do indivíduo.
Neste sentido, a saúde mental pode dar indícios de que haja algo de errado nas demais esferas da vida, como trabalho, família, relacionamentos afetivos, finanças, e muito mais.

Por exemplo, uma mulher pode buscar ajuda em um serviço de saúde por queixa de dor de cabeça. Quando abordada de forma isolada, esta poderá ser tratada com paracetamol. Se melhor investigada, o profissional poderá descobrir que o sintoma decorre de uma agressão verbal que esta tem sofrido em seu lar. 
Esta é apenas uma forma de ilustrar a importância de compreender o paciente como um todo!

Estímulo ao autocuidado

O profissional da enfermagem deve estimular o paciente em seu autocuidado e busca por ajuda. A valorização dos sentimentos do indivíduo também é um ponto que deve ser reforçado, afinal, só assim será possível que ele se reconheça em sua doença.

Além disso, o enfermeiro pode estimular a prevenção de doenças mentais, como:
  • Orientando a prática de atividades físicas;
  • Desestimulando o consumo (e principalmente abuso) de drogas;
  • Estimulando a autoestima e seu desenvolvimento;
  • Informando sobre a importância de uma alimentação saudável;
  • Explicando os prejuízos que o estresse emocional poderá ter sobre a mente;

E muito mais!

Percepção de risco

Embora a ideação suicida já tenha sido abordada, vale lembrar que esta não é a única situação de risco quando se fala em doença mental. De uma forma geral, todos os pacientes estão fragilizados, embora isso ocorra em variados graus.

Portanto, cabe ao enfermeiro não apenas estar alerta para os sintomas, como também reconhecer quando a vida do paciente ou de terceiros estiver em risco. 

Contato com a equipe

Quando perceber situações que lhe tragam preocupação, o enfermeiro deverá entrar em contato com a equipe, e através deste diálogo entre profissionais, as melhores estratégias deverão ser tomadas.

Geralmente, deve-se buscar por um psicólogo ou mesmo médico, sendo que ambos poderão direcionar este paciente para seu tratamento específico.
E claro, deve-se lembrar de registrar todo o atendimento em prontuário – mesmo que este seja a triagem do serviço. 

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Como o enfermeiro pode trabalhar com a saúde mental de seus pacientes?
Como o enfermeiro pode trabalhar com a saúde mental de seus pacientes?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT7Uytzc9Wcnl0P3bO08CCP5scbSQAoVkwt8p4pidQIxkhEMxHa9O5w5_pNIdlVuKdHKxLzTLRdMLnKSANTq0KuxhLCZL8swhh3yIXzWgtElyYjxunvOnqYW-c98TyfoRs02266N6EGZ7H/s640/enfermagem-mental-psiquiatrica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT7Uytzc9Wcnl0P3bO08CCP5scbSQAoVkwt8p4pidQIxkhEMxHa9O5w5_pNIdlVuKdHKxLzTLRdMLnKSANTq0KuxhLCZL8swhh3yIXzWgtElyYjxunvOnqYW-c98TyfoRs02266N6EGZ7H/s72-c/enfermagem-mental-psiquiatrica.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/02/como-o-enfermeiro-pode-trabalhar-com.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/02/como-o-enfermeiro-pode-trabalhar-com.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar