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Admissão, transferência e alta do cliente

Via de regra, a hospitalização é um processo recheado de sentimentos desagradáveis tais como angústias, ansiedade, medo, apreensão e in...


Via de regra, a hospitalização é um processo recheado de sentimentos desagradáveis tais como angústias, ansiedade, medo, apreensão e incertezas relativas aos motivos geradores da internação. Desta forma, a equipe de enfermagem deve estar atenta durante todo período que o cliente permanecer internado na instituição hospitalar. Normalmente, as rotinas e procedimentos administrativos referem-se à: admissão, transferência e alta do paciente, que seguem uma sequência preestabelecida no prontuário. 

 Admissão

Trata-se do momento de entrada do paciente no serviço de saúde, com ocupação de leito com  a finalidade de submeter-se a um tratamento clínico, cirúrgico ou realização de procedimentos específicos. No momento da recepção da pessoa que irá se internar, a equipe de Enfermagem deverá incluir cuidados relacionados aos fatores biofísicos, psicossociais, ambientais, educacionais, de autocuidado e também de planejamento de alta, dos quais precisam ser supervisionados ou executados pela equipe de enfermagem. 
A acolhida neste momento é de extrema importância, desde a recepção à equipe multiprofissional envolvida, especificamente pela equipe de enfermagem que cuida do cliente durante as 24 horas do dia. 
Nos serviços hospitalares há o setor de recepção e geralmente, é neste local que ocorrem os procedimentos burocráticos relativos à internação. É neste momento que são coletados os dados padronizados de identificação pessoal do internado e do responsável. A admissão ocorre, prioritariamente, por indicação médica, podendo ocorrer, também compulsoriamente, por meio de um processo legal, em casos de doença mental ou infectocontagiosa. Caso exista vontade própria ou familiar, ainda assim, existe a necessidade de uma avaliação e posterior indicação médica. 



Processo de Admissão 

  • Apresentar-se e receber o paciente, identificando-o pelo nome e tratá-lo com atenção, cortesia, respeito e empatia; 
  • Apresentar as dependências físicas da unidade, como banheiro e local para guardar os seus objetos pessoais, e objetos que facilitem a sua comunicação com a equipe que o atenderá como a campainha; 
  • Providenciar roupa e banho conforme rotina do hospital; 
  • Acomodar confortavelmente o cliente no leito ou poltrona, respeitando a sua vontade, integrando-o ao novo ambiente; 
  • Verificar seus sinais vitais; 
  • Realizar a entrevista conforme roteiro de admissão; 
  • Explicar as rotinas do hospital (horário das refeições, visita médica e de familiares, local de recreação e apoio religioso, caso a instituição disponha); 
  • Atender as rotinas administrativas, como preenchimento de impressos; 
  • Registrar a admissão no Relatório de Enfermagem e guardar possíveis exames que o cliente tenha trazido.
  • É importante referir o que foi observado pelo profissional que conduziu o processo da admissão, e não foi referido pelo cliente, como, por exemplo, alterações de pele, estado de higiene, expressões faciais que remetam a estados dolorosos, entre outros.


Transferência

Trata-se do procedimento de deslocamento do cliente dentro do mesmo setor, entre setores do mesmo hospital e também de um hospital a outro, de acordo com a necessidade do próprio serviço ou com as condições impostas pelo tratamento. 


Processo de transferência

  • Comunicar e preparar o cliente, bem como informar aos seus familiares sobre o procedimento, realizando as devidas orientações e esclarecimentos; 
  • Certificar-se de que a unidade que receberá o cliente está pronta e a equipe preparada;
  • Providenciar para que os pertences sejam protocolados e encaminhados à nova unidade;
  • Comunicar ao serviço de nutrição e dietética (SND) a transferência; 
  • Providenciar o meio adequado para o deslocamento do cliente (maca, cadeira de rodas ou outros de acordo com a necessidade) do local em que se encontra, até o meio de transporte que o conduzirá ao novo local de internação, de forma adequada; 
  • Encaminhar relatório sumário com informações relevantes a respeito do cliente para a nova equipe de Enfermagem (dieta, medicamentos e outros); 
  • Registrar hora, condições de saída do cliente, motivo da transferência, nome ou número do setor para onde foi transferido; 
  • Encaminhar prontuário, caso a transferência seja dentro do mesmo hospital; ou encaminhar a documentação destinada à outra instituição: resumo de internação, exames e outros; 
  • Comunicar a equipe de higienização acerca da desocupação do leito, para a realização de limpeza terminal e preparo da unidade para uma nova internação.


Alta Hospitalar

A saída do cliente da instituição de saúde refere-se a alta hospitalar. A alta é definida em consenso pela equipe multiprofissional ou, individualmente, pelo profissional médico, e assinada somente por este.  A alta acontece mediante a melhora, cura ou inalteração do quadro que originou a internação. Também pode ocorrer por solicitação do enfermo ou responsável para transferi-lo a outro hospital (neste caso, deve ser assinado o termo de responsabilidade, embora não exista respaldo jurídico), por indisciplina ou por evasão e óbito.

Via de regra, o planejamento da alta já deve iniciar no momento da admissão, quando são colhidos e documentadas informações sobre o estado de saúde, sendo imprescindível a troca de informações entre pacientes, cuidadores e pessoas responsáveis pelo atendimento. Esta coordenação de cuidados deve ser responsabilidade do enfermeiro.
A equipe de Enfermagem deve fazer da alta um momento agradável e dar apoio durante a saída da pessoa. As necessidades físicas e psicológicas da pessoa podem ser superadas com o apoio da família e da equipe de saúde. 



Processo de Alta hospitalar

  • Verificar se a alta está assinada pelo médico e comunicar à enfermeira; 
  • Informar ao cliente, à sua família ou responsável; 
  • Executar as rotinas e protocolos administrativos relacionados ao encaminhamento da alta; Auxiliar o cliente, quando necessário, na troca de roupa e cuidados pessoais; 
  • Devolver seus pertences; 
  • Esclarecer dúvidas e orientar acerca da continuidade do tratamento, retorno ao médico, uso de medicamentos e cuidados necessários, como realização de curativos, cuidados com drenos e sondas (quando existirem) em domicílio; 
  • Acompanhá-lo até a saída, auxiliando-o na deambulação ou providenciando a cadeira de rodas ou maca; deverá estar acompanhado de familiares/responsável ou um colaborador;
  • Anotar no Relatório de Enfermagem hora, condições gerais, orientações prestadas, como e com quem saiu; 
  • Providenciar a limpeza terminal e organizar a unidade.

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Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
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Enfermagem: Admissão, transferência e alta do cliente
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