<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Principais antissépticos em uma instituição hospitalar

Antissepsia  É o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele ou em outros tecidos vivos. É realizada atravé...


Antissepsia 

É o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele ou em outros tecidos vivos. É realizada através de antissépticos que são formulações hipoalergênicas e de baixa causticidade. Os antissépticos podem ser classificados como agentes bactericidas, devido à sua capacidade de destruir as bactérias nas formas vegetativas ou como agentes bacteriostáticos, quando apenas inibem o crescimento destes microrganismos.  

O Food and Drug Administration (FDA) propõem o uso do termo “antisséptico” para  identificar os produtos classificados como:

  • Preparo pré-operatório da pele do paciente;
  • Degermação das mãos e antebraços;
  • Produto para lavagem das mãos dos profissionais da saúde.


Nenhuma solução antisséptica é ideal para uso em todas as situações. Segundo “New and Non Official Drugs” (NND) a seleção de um antisséptico deve considerar  algumas propriedades e requisitos:

  • Amplo espectro de ação – com ação germicida sobre os microrganismos da
    microbiota residente e transitória; 
  • Ação rápida – com efeito germicida no menor tempo possível, dentro de 15 segundos ou em uma única lavagem das mãos;Efeito residual – que propicie ação do antisséptico por várias horas após a aplicação do produto; 
  • Efeito acumulativo – que produza aumento da atividade germicida depois de sucessivas aplicações. Esta característica é especialmente desejável para antissépticos utilizados na lavagem das mãos;
  • Baixa toxicidade – que o produto não cause irritação nem sensibilização da pele pelo uso repetido e não-absorção sistêmica;
  • Baixa inativação por matéria orgânica – que a ação germicida não seja afetada pela presença de sangue, secreção purulenta ou sujidade;
  • Ser estável e não corrosivo; 
  • Odor agradável e boa aceitação pelo usuário;
  • Custo acessível e disponibilidade no mercado local;
  • Veiculação funcional em dispensadores ou embalagens de pronto uso.
  •  As formulações dos antissépticos podem ser degermante, quando associada ao  sabão (veículo detergente); tópica, quando em veículo aquoso e tintura, quando em  veículo alcoólico.


Álcool 70%

Na concentração a 70% é efetivo, resseca menos a pele e causa menos dermatites. Possui boa atividade contra o bacilo da tuberculose, atuando ainda contra muitos fungos e vírus incluindo vírus sincicial respiratório, hepatite B e HIV.
 

Vantagem: Ação bactericida contra formas vegetativas de microrganismos Gram positivos e Gram negativos.

Desvantagem: É inativo contra esporos.

Uso: Higienização de mãos, na higienização do coto umbilical, na antissepsia da pele para punção venosa e para coleta de sangue arterial ou venoso.

Principio Ativo: álcool etílico, álcool feniletílico, trietilenoglicol e propilenoglicol

Apresentação: Frasco 100 ml e frasco de 1000 ml.

Locais de uso: Todas as dependências do hospital;

Descrição para compra: Incolor, pronto para uso, uso hospitalar, para fins de antissepsia da pele e desinfecção de superfícies fixas, em embalagem em frasco opaco ou transparente de 100 ml ou em galão de 5000 ml, com tampa rosqueável, com lacre inviolável; com dados de identificação e procedência.

Embalagem que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no ministério da saúde, ficha técnica e ficha de segurança.

Indicações do álcool 70%

Higienização do coto umbilical, na antissepsia da pele para punção venosa e para coleta de sangue arterial ou venoso.

Gluconato de Clorexidina

Essa substância está disponível sob a forma de solução degermante, alcoólica e aquosa.

Vantagem: Possui efeito bactericida para cocos Gram positivo e bacilos Gram negativos, efeito viruscida contra vírus lipofílicos (Influenza, Citomegalovírus, herpes, HIV) e ação fungicida, mesmo na presença de sangue e demais fluidos corpororais; efeito residual de aproximadamente 6-8 horas por ação cumulativa.

Principio Ativo: Gluconato de Clorexidina

Solução alcoólica de clorexidina (0,5%)

Uso: utilizada na antissepsia complementar da pele no campo operatório, curativo de acesso venoso central e procedimentos invasivos (passagem de cateteres venosos centrais, drenagem de tórax, toracocentese, biópsias, paracenteses, punção lombar, etc).

Apresentação: Frasco 100 ml

Local de uso: Todas as Unidades de Internação, Bloco Cirúrgico, Ambulatórios e Serviço de Imagem.

Descrição para compra: Antisséptico dermatológico, para uso hospitalar. Almotolia plástica descartável lacrada de 100 ml, com sistema de abertura que não necessite de material cortante e permita após a abertura encaixe perfeito da tampa adicional que deverá conter na embalagem, se for em sistema twist-off, que seja de fácil deslacre, e se for em sistema de tampa com furador, que a membrana seja de fácil penetração, com ausência de corantes, conservantes e odores. Embalagem que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no Ministério da Saúde para antissépticos (RDC nº. 199, 26/10/06) e ficha técnica.

Indicações da solução alcoólica de clorexidina 0,5%

Antissepsia complementar da pele no campo operatório, curativo de acesso venoso central e
procedimentos invasivos (passagem de cateteres venosos centrais, drenagem de tórax,
toracocentese, biópsias, paracenteses, punção lombar, etc).

Solução aquosa de clorexidina (0,2%)

Uso: antissepsia para cateterismo vesical, utilizado também para complementar os procedimentos invasivos em RN prematuros extremos onde existe o risco de queimadura química com o uso de soluções alcoólicas.

Apresentação: Frasco 100 ml

Local de uso: Todas as Unidades de Internação, Bloco Cirúrgico, Ambulatórios e Serviço de Imagem.

Descrição para compra: Antisséptico dermatológico, para uso hospitalar. Almotolia plástica descartável lacrada de 100 ml, com sistema de abertura que não necessite de material cortante e permita após a abertura encaixe perfeito da tampa adicional que deverá conter na embalagem, se for em sistema twist-off, que seja de fácil deslacre, e se for em sistema de tampa com furador, que a membrana seja de fácil penetração, com ausência de corantes, conservantes e odores. Embalagem que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no Ministério da Saúde para antissépticos (RDC nº. 199, 26/10/06) e ficha técnica.

Indicações do gluconato de clorexidina 2%

Higienização das mãos em áreas de internação; antes de procedimentos invasivos; degermação da pele nos procedimentos cirúrgicos; banho de recém-nascido infectado, pacientes em préoperatório de cirurgia cardíaca e implantes de próteses ortopédicas e pacientes queimados.

Gluconato de clorexidina degermante (2%)

Uso: higiene de mãos em áreas de internação; antes de procedimentos invasivos;
degermação da pele nos procedimentos cirúrgicos; banho de recém-nascido infectado, especialmente em situações de surtos de infecção por cocos Gram positivos, como o Staphylococcus aureus.


Apresentação: Frasco 1000 ml.

Local de uso: Todas as Unidades de Internação, Bloco Cirúrgico, CME, Ambulatórios, Laboratório, Patologia Cirúrgica, Farmácia e Serviço de Imagenologia.

Descrição para compra: Para degermação de mãos e braços, antissepsia da pele
(campo operatório), banhos pré- cirúrgicos de pacientes e recém-nascidos, em frascos opacos de 1000 ml, com tampa rosqueável; Embalagem que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no Ministério da Saúde para antissépticos (RDC nº. 199, 26/10/06) e ficha técnica.

Indicações da Solução aquosa de clorexidina (0,2%)

Mesma indicação do PVPI Tópico, exceto em cirurgias da oftalmologia e da otorrinolaringologia.  

Iodóforos

Solução aquosa de povidine 10% com 1% de iodo livre (polivinilpirolidona- iodo / PVPI Tópico).

Uso: para antissepsia de cirurgias da oftalmológia e da otorrinolaringologia.

Apresentação: Frasco 100ml

Local de uso: Pronto Socorro e Ambulatórios (Oftalmologia e Otorrinonaringologia)
e Bloco Cirúrgico.

Descrição para compra: Indicado para antissepsia complementar da pele, feridas cirúrgicas, em frasco opaco de 100 ml, cuja tampa tenha haste presa no corpo da almotolia, evitando com isso a perda da tampa e consequente contaminação do antisséptico. Embalagem que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no Ministério da Saúde para antissépticos (RDC nº. 199, 26/10/06) e ficha técnica.

Indicações da Solução aquosa de povidine 10% com 1% de iodo livre (PVPI Tópico)

Antissepsia para cateterismo vesical, utilizado também para complementar os procedimentos
invasivos em RN prematuros extremos onde existe o risco de queimadura química com o uso de soluções alcoólicas.

Álcool gel

Tem por finalidade reduzir a carga microbiana das mãos quando estas não estiverem visivelmente sujas, podendo substituir a higienização com água e sabão.

Vantagem: Ação bactericida contra formas vegetativas de microrganismos Gram positivos e Gram negativos.

Desvantagem: É inativo na presença de matéria orgânica 

Uso: Higienização de mãos.

Principio Ativo: álcool etílico, álcool feniletílico, trietilenoglicol e propilenoglicol.

Apresentação: Sache 800 ml.

Local de uso: Todas as Unidades de Internação, Bloco Cirúrgico, Ambulatórios, Serviço de Nutrição e Dietética, Farmácia, Laboratório e Serviço de Imagenologia.

Descrição para compra: Álcool etílico hidratado à base de gel, transparente, inodoro, isento de material em suspensão que não deixe resíduos aderentes nas mãos, com intervalo de 68% à 72% pp. Embalagem tipo sache de 800 ml, que contenha dados de identificação, procedência, lote e validade, conforme RDC 184 de 22/10/2001. Documentos necessários: Registro no Ministério da Saúde para antissépticos (RDC nº. 199, 26/10/06) e ficha técnica.

Indicações do Álcool gel

Higienização das mãos quando as mesmas não estiverem visivelmente sujas.


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Principais antissépticos em uma instituição hospitalar
Principais antissépticos em uma instituição hospitalar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyKJNdAX7kLmx2EMI34MbKY9fh9TIgN8j0ap0e2hfMZRqvllIRjZjuoVq9YMRVTmW6n3Ar2k-wWvDkf4mkZF5RsljKRV8rcDpJCiPcmpDJzNKb4E0uBJSG0atv_-b3y66HSSotfKsDY9B1/w640-h330/antissepsia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyKJNdAX7kLmx2EMI34MbKY9fh9TIgN8j0ap0e2hfMZRqvllIRjZjuoVq9YMRVTmW6n3Ar2k-wWvDkf4mkZF5RsljKRV8rcDpJCiPcmpDJzNKb4E0uBJSG0atv_-b3y66HSSotfKsDY9B1/s72-w640-c-h330/antissepsia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/09/principais-antissepticos-em-um-hospital.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/09/principais-antissepticos-em-um-hospital.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar