O sistema imunológico é responsável pelo bom funcionamento e proteção do nosso organismo. É ele quem realiza nossas defesas diárias, afastan...
O sistema imunológico é responsável pelo bom funcionamento e proteção do nosso organismo. É ele quem realiza nossas defesas diárias, afastando infecções e nos protegendo contra doenças.
Sabemos que nossa imunidade está baixa quando facilmente pegamos um resfriado, ou adoecemos com mais frequência.
Sendo assim, agora, e em qualquer outra época é de suma importância manter a imunidade alta, e para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui 10 alimentos que vão te ajudar a dar um “up” na sua imunidade.
Outra dica bem importante para aumentar a imunidade (além dos alimentos) é fortalecer seu estado de espírito, isso é, manter boas energias e pensamentos bons!
Então vamos lá...
1. Frutas cítricas
Frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi, morango, entre outras, tem altas doses de vitamina C. Esse tipo de vitamina é um potente antioxidante, regenera tecidos e protege contra doenças, especialmente as virais!
2. Azeite de oliva
O azeite de oliva extravirgem, é rico em vitamina E, que previne o envelhecimento celular e retarda os danos dos radicais livres. É muito importante frisar que o azeite deve ser consumido in natura, ou seja, não se deve aquecê-lo em demasia, senão, perde as propriedades.
3. Gengibre
O gengibre possui ação anti-inflamatória, combate a dor, acelera o metabolismo e tem a ação estimulante e ativa para resposta imune.
4. Mel
O mel contém substâncias que agem como antibióticos naturais, é bactericida e tem função antisséptica. Além disso é um grande aliado no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Uma dica para consumi-lo é usá-lo no lugar do açúcar, você não vai se arrepender!
5. Alho
O alho é um anti-inflamatório natural, que desempenha maravilhas pelo nosso organismo. A recomendação é consuma em abundância. Isso porque possui um composto sulfurado chamada alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos e ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino.
6. Ovo
Rico em vitamina D, o ovo é um alimento muito completo, versátil e nutritivo. É uma ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais e além da vitamina D, possui também boas quantidades de vitaminas A, E e do complexo B. Tornando-o um bom antioxidante, evitando o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, combatendo a anemia, e auxiliando na absorção de cálcio.
7. Salmão, atum ou sardinha
Os três tipos de peixe citados são ótimas fontes de Ômega 3, que é antioxidante, anti-inflamatório, vasodilatador, e excelente para combater o colesterol. Além disso ajuda a melhorar a concentração, memória e performance cerebral.
8. Própolis
Estudos comprovam que o própolis ajuda a proteger o pulmão, acelera a cicatrização, protege o organismo contra bactérias, vírus e fungos, bem como é anti-inflamatório. A forma mais usada, é através do extrato de própolis, que pode ser diluído em água, suco ou chá.
9. Pimenta
A pimenta é uma especiaria rica em vitamina A, protege o coração, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é antialérgica e antifúngica, e pode ajudar a combater e evitar gripes, resfriados e dores de cabeça. Ao contrário do que muitos pensam, a pimenta ajuda a criar uma proteção no estômago para impedir a formação de úlceras.
10. Castanhas
As castanhas são fontes de zinco, um mineral fundamental para o organismo, mas que não é produzido pelo corpo humano. Entre suas funções estão, garantir o bom funcionamento do sistema nervoso deixando o corpo mais forte para resistir a infecções provocadas por vírus, fungos ou bactérias.


COMENTÁRIOS